Investimento foi destinado a um estande próprio do Governo do RN na FIT, em Buenos Aires
As ações de promoção e divulgação dos destinos turísticos potiguares realizadas pelo Governo do RN entre os dias 1º e 4 de outubro na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, contaram com o financiamento do Projeto Governo Cidadão, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O valor de R$ 200 mil foi destinado à produção de um estande próprio para que a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) divulgasse atrativos como os passeios de buggy em Genipabu e os mergulhos em Maracajaú no mercado argentino.
“Este é um mercado ativado em ações contínuas, com diferentes ferramentas de promoção e parcerias; estar na feira fortalece a imagem do Rio Grande do Norte como destino turístico, gera oportunidades de ampliação de negócios junto ao trade potiguar e apresenta novos produtos. É um evento estratégico no mercado da América do Sul”, ressalta Bruno Reis, diretor-presidente da Emprotur.
Em 2020, de acordo com o Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), 65% do mercado turístico de origem internacional foi representado pela Argentina. Nesta edição, a feira recebeu 115.594 visitantes, entre público geral e profissionais do turismo, sendo uma vitrine importante para intensificar a divulgação e promoção do RN no mercado sul-americano.
Missão Rio Grande do Norte na Argentina
Para potencializar as ações na Argentina, aproveitando a presença do trade e dos principais agentes de viagem da América Latina na FIT, o Rio Grande do Norte, em parceria com a Gol Linhas Aéreas e o trade potiguar, também está realizando o evento “Missão Rio Grande do Norte” nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Rosário e Mendoza, com rodadas de negócios, apresentação do destino e lançamento do voo direto, durante os dias 4 a 7 de outubro, em formato de roadshow. A expectativa é de promoção do destino para mais de 400 agentes de viagens. Para isso, o Governo Cidadão destinou R$ 350 mil, por meio da Setur, para a locação de espaços, montagem e organização dos eventos nas quatro cidades.
O Secretário de Estado de Infraestrutura (SIN) e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coêlho, lembra que “fomentar a cadeia turística é fomentar o desenvolvimento regional sustentável promovendo a inclusão produtiva, o trabalho de toda uma rede de pequenos comerciantes e prestadores de serviços estado afora, uma ação alinhada ao escopo do Governo Cidadão”.