A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) realiza em outubro diversas ações de prevenção à Sífilis. Trata-se da Campanha Outubro Verde, que objetiva orientar e alertar à população aos cuidados com a Sífilis e Sífilis Congênita. Até dia 31 de outubro as unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários da cidade intensificam as ações de orientação e rodas de conversa sobre o tema. Neste sábado (15), quatro unidades de saúde abrem das 08h às 12h com testagem rápida e outros serviços de saúde.
O teste rápido de Sífilis poderá ser realizado por qualquer usuário, neste sábado (15), na USF África, USF Redinha, UBS Felipe Camarão III e UBS São João. A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por bactéria e tem cura, que se manifesta exclusivamente nos humanos, e pode ser adquirida ou transmitida de mãe para filho (congênita). O tratamento da doença acontece nas próprias unidades de saúde do município.
“Neste mês todas as unidades intensificam as ações no combate à sífilis com testagem rápida, orientação educativa, palestras, exposição de cartazes e debates nas salas de espera dos atendimentos médicos. O sábado (15) é um chamamento de combate e erradicação da doença na capital, com unidades de saúde funcionando em horário especial para atender a população”, indica Tayane Souza, Chefe do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Natal.