14 de outubro de 2022

PF prende irmãos suspeitos de desviar verbas do orçamento secreto

A Polícia Federal prendeu duas pessoas, nesta sexta-feira (14/10), no âmbito da Operação Quebra Ossos, que investiga suposto esquema para desvio de verbas do orçamento secreto. De acordo com a corporação, os irmãos Roberto e Renato Rodrigues de Lima teriam inserido dados falsos no Sistema Unificado de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, para receber repasses federais decorrentes de emendas parlamentares.

Além dos dois mandados de prisão, são cumpridos 16 de busca e apreensão em Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Caxias e Timon, no Maranhão, e Parnaíba e Teresina, no Piauí. Ao todo, oito pessoas, incluindo os dois irmãos, e quatro empresas, estão sendo investigadas.

A justiça determinou o bloqueio de R$ 57 milhões em bens dos investigados. Os nomes dos demais suspeitos não foram informados.

Essas foram as primeiras prisões relacionadas ao orçamento secreto – modelo em que o governo repassa verbas públicas para atender a deputados e senadores sem que eles sejam identificados.

Sobre os irmãos presos
Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), Roberto Lima foi responsável pelo cadastro de solicitações no Sistema de Indicação Orçamentária (Sindorc) da Câmara dos Deputados, tratadas como potenciais destinações de emendas parlamentares, na ordem de R$ 69 milhões.

Ele não tem vínculo formal com o município de Igarapé Grande, mas tinha o aval da Secretaria de Saúde para acessar o referido sistema. Os municípios não precisam informar quem está pedindo a verba. O solicitante é identificado apenas como “usuário externo”.

Com isso, a dupla teria inserido dados falsos no Sistema Unificado de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, para receber repasses federais decorrentes de emendas parlamentares.

Investigações
As investigações apontam que o município de Igarapé Grande teria informado, em 2020, a realização de mais de 12,7 mil radiografias de dedo, quando a sua população total não supera os 11,5 mil habitantes. Esse fato culminou na elevação do teto para o repasse de recursos que financiam ações e serviços de saúde no ano seguinte.

Fonte: Metrópoles

PF prende irmãos suspeitos de desviar verbas do orçamento secreto Read More »

Vereador Chagas Catarino anuncia início de obras e serviços na Zona Norte e Oeste de Natal

O vereador Chagas Catarino anunciou nesta quinta-feira, dia 13 em pronunciamento na Câmara Municipal de Natal, que esteve reunido com o Secretário da Semsur Irapoã Nóbrega na manhã desta quinta-feira onde o mesmo informou que as Emendas do Vereador seriam atendidas ainda este ano. O Vereador Chagas Catarino que apresentou Emendas para Zona Norte, sendo a Nova iluminação do Campo de Futebol no Nova Natal na Rua do Xaxado e a Alameda da Avenida da Ciranda, já na Zona Oeste será retirado o Curral de animais na Comunidade do Salgado.

O vereador Chagas Catarino salientou que após a retirada do Curral existe uma Emenda Parlamentar que viabiliza junto a SEL uma quadra de Esportes.

Segundo o Vereador Chagas Catarino, faltam poucos detalhes para que a obra tenha início. “Esse é um momento importante para as duas Comunidades da Zona Norte e Oeste, vamos trabalhar nos últimos detalhes para que as obras e serviços tenham início”.

Catarino também elogiou o prefeito Álvaro Dias que já deu início a operação Tapa Buraco no Conjunto Nova Natal e a recuperação de vias que dar acesso a importantes comunidades do Bairro Lagoa Azul.

Vereador Chagas Catarino anuncia início de obras e serviços na Zona Norte e Oeste de Natal Read More »

UFRN é classificada entre as melhores universidades do mundo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está entre as melhores universidades do mundo, conforme o Times Higher Education World University Rankings 2023. A instituição está inserida entre as 1.201-1.500 na classificação geral e ocupa a 21ª posição entre todas as instituições brasileiras, o que corresponde a 20 posições à frente da colocação atingida no ranking anterior. Entre as universidades federais do Brasil, a UFRN saltou de 27ª em 2022 para a 13ª posição em 2023, o melhor resultado conquistado nos últimos cinco anos.

O ranking britânico inclui universidades em 104 países e regiões, com a classificação realizada a partir da análise de 13 indicadores de desempenho nas áreas de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Cada universidade recebe um perfil detalhado, a fim de ajudar alunos, professores e gestores na tomada de decisões. Na avaliação de 2023, a UFRN teve como destaques os pilares de pesquisa e citações internacionais de trabalhos realizados na instituição.

De acordo com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, as melhorias nos resultados alcançados nos últimos anos estão associadas ao compromisso pela oferta de educação com qualidade na instituição, onde existe uma política de qualidade acadêmica dos cursos. “É importante ressaltar que esses resultados somente foram possíveis por meio do compromisso de toda a comunidade universitária, envolvendo estudantes, docentes e técnicos”, destaca.

Fonte: Tribunal do Norte
Foto: Magnus Nascimento

UFRN é classificada entre as melhores universidades do mundo Read More »