8 de dezembro de 2022

Sadef e Sesi renovam convênio de apoio ao paradesporto

As instalações do Sesi Clube continuarão sendo “a casa” da Sadef. O convênio que cede alguns espaços esportivos à associação foi renovado por mais um ano. A assinatura aconteceu na presença de Dário Gomes, presidente da Sadef, e Sônia Caicó, representante do Sesi.

Os treinos de natação, bocha e tênis de quadra são realizados no Sesi, clube que conta com uma das melhores infraestruturas do Estado. “A gente só tem a agradecer pela parceria de mais de uma década entre Sadef e Sesi. Ter toda essa estrutura à disposição fortalece não apenas a nossa associação, mas o paradesporto potiguar como um todo”, afirma Dário, presidente da Sadef.

Sadef e Sesi renovam convênio de apoio ao paradesporto Read More »

Brasil teve recorde de feminicídios no primeiro semestre de 2022, diz estudo

Com uma média de 4 feminicídios por dia, Brasil bate recorde no 1° semestre de 2022

Quantidade de feminicídios é a maior já registrada em um semestre e ocorre no momento em que o país teve o menor valor destinado às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou, somente no primeiro semestre de 2022, 699 feminicídios no país, uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. As informações são do portal G1.

A quantidade de feminicídios é a maior já registrada em um semestre e ocorre no momento em que o país teve o menor valor destinado às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

Segundo o Fórum, o crescimento foi de 10,8%, em relação ao mesmo período de 2019, “apontando para a necessária e urgente priorização de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero”, segundo a entidade. O aumento foi de 3,2% em relação ao primeiro semestre de 2021, quando 677 mulheres foram assassinadas.

A legislação prevê, desde 9 de março de 2015, penalidades mais graves para homicídios que se encaixam na definição de feminicídio, que envolvam “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. Os casos mais comuns desses assassinatos ocorrem por motivos como a separação.

A diretora-executiva do Fórum, Samira Bueno, diz que os dados mais consistentes começaram a ser obtidos em 2019.

“O primeiro ano completo que nós temos de estatísticas no Brasil é 2016. Mas em 2016 e em 2017, ainda temos um movimento nos estados de adaptação a essa nova legislação. Dados mensais nós dispomos a partir de janeiro de 2019 para todo o mês”, disse a diretora-executiva ao G1.

Ainda de acordo com Samira, caso continue nessa crescente, é possível que 2022 feche o ano batendo um novo recorde de feminicídio.

“Mas o que os números indicam? Olhando os dados de janeiro a junho de 2022, se mantida essa tendência, nós teremos um novo recorde de feminicídios, inclusive quando fechar o ano de 2022. Infelizmente, tudo aponta para um crescimento da violência letal contra meninas e mulheres em decorrência do seu sexo, da sua condição de gênero”, destacou.

A Região Norte, dentre as regiões, foi a que apresentou maior crescimento no primeiro semestre dos últimos quatro anos, com aumento de 75%. A região Centro-Oeste também teve crescimento significativo, com 29,9% de alta entre 2019 e 2022.

Rondônia, na região norte, foi o estado que teve o maior aumento, 225%, seguido por Tocantins, 233,3% e Amapá, 200%.

Apesar do número alto de feminicídios, o número de homicídios no país teve queda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o Monitor da Violência, foram 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses deste ano, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Yahoo

Foto: André Borges

Brasil teve recorde de feminicídios no primeiro semestre de 2022, diz estudo Read More »

Prefeito de Parelhas, Dr. Tiago é eleito novo presidente da AMSO-TR

Prefeitos das cidades do Seridó Oriental e Trairi se reuniram na tarde desta quarta-feira (7), para a realização das eleições para a nova presidência da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR). Após votação de consenso, o escolhido para presidir o órgão foi o Dr. Tiago de Medeiros Almeida, prefeito de Parelhas.

A nova diretoria é composta pelo chefe do executivo parelhense, com Joaquim de Medeirinho (prefeito de Cruzeta) como 1º vice-presidente, e Ivanildinho (prefeito de Santa Cruz) como 2º vice-presidente.

“É com muita honra que aceitei esse desafio e estarei no comando dessa associação que tanto contribui com os municípios do Seridó e Trairi. Defender os interesses de cidades tão relevantes para o nosso estado é uma missão que abracei com todas as forças. Vamos para um mandato participativo e propositivo para todos”, afirmou Dr. Tiago.

Após dois mandatos a frente da entidade o prefeito de Acari, Fernando Bezerra, deixa a presidência da AMSO-TR aplaudido pelos colegas prefeitos. “Gratidão a todos pelos dois mandatos que tive como presidente da associação. Deixamos a AMSO-TR mais forte, pois agora contamos com a região do Trairi. Obrigado e sigo parceiro da luta municipalista”, contou.

O mandato de dr. Tiago é de um ano e começa a partir de janeiro de 2023.

Confira a chapa vencedora do trâmite:

DIRETORIA:
Presidente: Tiago de Medeiros Almeida
1º Vice-presidente: Joaquim José de Medeiros
2º Vice-presidente: Ivanildo Ferreira Lima Filho

CONSELHO FISCAL
TITULARES:
1º Membro: Jane Maria Soares de Medeiros
2º Membro: Francisco Macedo da Silva
3º Membro: Raimundo Marcelino Borges

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
1º Membro: Marcelo Porto Mário Filho
2º Membro: Simone Fernandes da Silva
3º Membro: Saint Clay Alcântara Silva de Medeiros

Prefeito de Parelhas, Dr. Tiago é eleito novo presidente da AMSO-TR Read More »

Delegada-geral da Polícia Civil recebe homenagem por atuação na promoção da igualdade racial no RN

A delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) recebeu, nesta quarta-feira (07), a honraria da Comenda Jatobá, entregue pelo Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Rio Grande do Norte. A homenagem foi prestada à representante da Instituição devido à sua atuação na Promoção da Igualdade Racial no Estado do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no Hotel Praia Mar, no bairro de Ponta Negra, na zona sul da capital potiguar. A Comenda foi intitulada em alusão à comunidade quilombola Jatobá, localizada na cidade de Patu, região do Oeste potiguar. A ação tem como objetivo dar destaque à comunidade, além de trazer reconhecimento à população negra.

Sobre a homenageada
Ana Cláudia Saraiva Gomes é graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Ceará, e exerceu a advocacia naquele estado. É especialista em Polícia Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialista em Processo Civil pela Universidade Potiguar (UnP). Tem formação pedagógica, foi professora de Direito Penal da Faculdade de Natal (Fal) e professora orientadora da Universidade Potiguar (UnP). Também foi professora do Curso Formação da Polícia.

Em 26 de dezembro de 1996 concluiu o Curso de Formação de Delegado de Polícia Civil pela Academia de Polícia Civil do Estado. Ocupou o cargo de Delegada de Atendimento à Mulher na cidade de Mossoró. Administrou as Delegacias Regionais de Mossoró; em seguida acumulou diversas delegacias nas regiões do Seridó e Mato Grande. Também ocupou o cargo de Diretora de Polícia da Capital e Grande Natal, exerceu a presidência da 1ª Comissão de Disciplina da Corregedoria da Polícia Civil. Ana Claudia Saraiva atuou no Conselho Superior da Polícia Civil e exerceu dois mandatos como presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil. Antes de atuar como delegada-geral, estava lotada na Corregedoria Geral de Polícia.

Foto: Assecom PC/RN

Delegada-geral da Polícia Civil recebe homenagem por atuação na promoção da igualdade racial no RN Read More »