16 de agosto de 2023

Zenaide assume protagonismo na agenda ambiental do Senado com relatoria de projeto que combate a poluição plástica

Senadora é a relatora do marco legal da Economia Circular do Plástico e participou do lançamento da Campanha “Pare o tsunami de plástico”, nesta terça (15)

A senadora Zenaide Maia (PSD – RN), relatora do projeto de lei que cria o marco regulatório da economia circular do plástico (PL 2.524/2022), participou do lançamento da campanha “Pare o Tsunami de Plástico”, promovida pela organização não governamental Oceana e mais 60 entidades ligadas ao meio ambiente, com o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares e da sociedade civil para a importância da aprovação da proposta no Congresso. “O PL 2.524 é questão de meio ambiente e de saúde! Como médica, eu me preocupo porque os microplásticos estão contaminando nossas águas, nossos peixes e já foram detectados até no leite materno! Então, esse projeto define uma economia circular na produção de plástico – vamos deixar para trás a cultura do descartável, do plástico de uso único; e investir em: reciclagem, substituição por outros materiais e pagamento dos catadores por serviços ambientais que são essenciais para o futuro do planeta!”, explicou a senadora, na saída do evento, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça (15).

Ao encampar a defesa do PL 2.524, Zenaide assume protagonismo na agenda ambiental do Senado e se alinha com debates internacionais atuais, como o proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Tratado Global Contra a Poluição por Plásticos, acordo que exigirá medidas concretas dos países signatários. O projeto de lei, que foi apresentado no ano passado pelo então senador Jean-Paul Prates (atual presidente da Petrobras), será votado na Comissão de Assuntos Sociais e, depois, na Comissão de Meio Ambiente do Senado, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Campanha conta com apoiadores de peso

A campanha “Pare o Tsunami de Plástico” chama a atenção para dados alarmantes, como o que diz que dois caminhões de lixo plástico são despejados no oceano a cada minuto no mundo; e o que mostra que o Brasil é responsável pelo despejo anual de cerca de 325 milhões de quilos desses resíduos. A imagem do tsunami remete à ideia da enormidade de um problema que está se voltando contra nós. “O que está em jogo aqui, é a vida! E não só a vida humana, mas dos animais e do planeta como um todo!”, resumiu a senadora Zenaide Maia.
O lançamento da campanha contou com as presenças da atriz e ativista socioambiental, Laila Zaid; da surfista recordista de ondas gigantes, Embaixadora da Unesco para o Oceano e Membro do Conselho Diretor da Oceana, Maya Gabeira; do diretor-geral da Oceana, Ademilson Zamboni; da liderança do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Aline Sousa; da Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni; do pescador artesanal, Daniel da Veiga Oliveira; e do representante no Brasil do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Pnuma), Gustau Mañez.

Zenaide assume protagonismo na agenda ambiental do Senado com relatoria de projeto que combate a poluição plástica Read More »

Jandaíra espera mais de 15 mil pessoas na 2ª Agropec no fim de semana

Mais de 15 mil pessoas, o dobro de participantes da estreia, no ano passado. Essa é a expectativa dos organizadores para a segunda edição da Feira Agropecuária (2ª Agropec), que acontece neste sábado e domingo (18 e 19 de agosto) no município de Jandaíra, no Mato grande do Rio Grande do Norte. O evento, realizado pela prefeitura municipal, com parcerias institucionais e governamentais, acontecerá no Parque Severino Ramos.

A expectativa de crescimento ocorre devido à ampliação de investimentos, com criação de mais atrativos e shows. “No ano passado, quando iniciamos essa ousada iniciativa, já fomos surpreendidos com um público superior a 8 mil visitantes. E, neste ano, com mais espaços, estruturação, investimento em grandes atrativos e forte divulgação, esperamos mais que duplicar o número de participantes”, ressalta a prefeita Marina Dias Marinho.

A 2ª Agropec conta com uma variedade de atividades. Em destaque, a exposição de material genético, palestras e atividades voltadas para o aperfeiçoamento da gestão e manejo das atividades agropecuárias. O evento tem o propósito evidenciar as riquezas produtivas, econômicas e culturais de Jandaíra, conhecida como a ‘terra do mel’, atraindo tecnologias e gerando visibilidade para fortalecer cadeias produtivas.

A iniciativa contribui para o abastecimento regional, por meio da agricultura familiar, mas também para a geração de empregos nos mais variados setores. O secretário municipal de Agricultura, Francisco Melo, enfatiza: “Queremos consolidar esse evento no calendário agropecuário do nosso estado. Temos empreendido todos os esforços para mais esse marco para história da nossa cidade e região, com ajuda de grandes apoiadores”.

Além da feira agropecuária, a 2ª Agropec também proporcionará dois dias de festividades com a presença de atrações culturais de renome regional e nacional. Na sexta-feira (18), o público poderá curtir o melhor do forró com os shows de Mastruz com Leite e Henry Freitas. Já no sábado (19), será a vez da cantora Taty Girl e de Zé Cantor iluminarem a noite.

DETALHES
O evento conta as parcerias do Governo do Estado, através da Sape, Idiarn, Emparn, Emater, Igarn, Caern, BNB, Conab, além do Sebrae, Ancoc, Fetarn, Senar, Joca, MDA e secretarias municipais. E promete ser um marco no calendário do agronegócio da região, reunindo entusiastas da agropecuária, profissionais do setor e a comunidade local, oferecendo excelente oportunidade para celebrar e promover o setor agrícola, compartilhar conhecimentos e impulsionar a economia regional.

O Mercado Mato Grande contará com 30 expositores; tenda cultural; exposição de animais e caprinos; 60 baias torneio, julgamento e premiação; currais de animais bovinos (exposição e vendas); fazendinha sustentável; meliponicultura; piscicultura; horticultura; biodigestor; espaço da agricultura familiar; economia solidária; praça da alimentação (culinária local e regional); espaço infantil; pavilhão Moda Mato Grande; pavilhão de palestras; tenda de distribuição de palma; tenda da saúde; exposição de máquinas; exposições institucionais.

Jandaíra espera mais de 15 mil pessoas na 2ª Agropec no fim de semana Read More »

Fest Bossa & Jazz chega a São Miguel do Gostoso neste fim de semana

O Fest Bossa & Jazz chega à cidade de São Miguel do Gostoso (RN), entre os dias 18 e 20 de agosto, com a participação do Governo do Estado, com recursos do Projeto Governo Cidadão via Banco Mundial, uma ação que conta com o apoio Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). O evento traz consigo uma fusão de ritmos, cultura e música de qualidade, gerando fluxo turístico para a região.

Para a diretora-presidente da Emprotur, Roberta Duarte, eventos como o Fest Bossa & Jazz movimentam a economia local, gerando emprego e renda, além de fomentar fluxo sazonal de turistas no estado. “Além disso, o festival já é conhecido por sua capacidade de criar um ambiente acolhedor e festivo, onde pessoas de todas as idades podem se unir para apreciar a boa música, a cultura e a gastronomia”, destaca.

Dentre as atrações turísticas estão Paulinho Moska (RJ) com a turnê Beleza e Medo, a cantora potiguar, Krystal com o tributo a Djavan, Adriano Grineberg (SP) no tributo a Ray Charles e o cantor, compositor, músico e produtor carioca, Moyseis Marques.

Fest Bossa & Jazz chega a São Miguel do Gostoso neste fim de semana Read More »

Programa Praças da Juventude chega a Caicó no dia 18 de agosto

O Praças é desenvolvido pela Semjidh, através da Subsecretaria da Juventude (Sejuv), com a parceria de diversos órgãos

No próximo dia 18 de agosto, o Praças da Juventude chega à cidade de Caicó. A programação ocorrerá na Ilha de Santana, das 8h às 20h. O Praças é desenvolvido pela Semjidh, por meio da Subsecretaria da Juventude (Sejuv), em parceria com diversos órgãos dispostos a levar seus serviços para atender a população jovem dos municípios do estado.

Com o objetivo de promover um espaço de integração entre o Governo do Estado e o município, com fomento de atividades lúdicas e sociais, a intenção é garantir uma interação populacional com políticas de cidadania e conscientização. O Praças reunirá diversos serviços, como emissão de carteira de estudante e carteira de trabalho, cadastro no mercado de trabalho, ID Jovem, atendimento do Procon e feirinha de artesanato.

Em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, Secretaria Municipal de Caicó, Secretaria Estadual de Educação e a 10ª DIREC, o Praças da Juventude realizará uma gincana junto com a Feira de Profissões e o ELO-UERN, com a participação das escolas municipais e estaduais da cidade de Caicó, inserindo os estudantes em atividades lúdicas e de crescimento interpessoal.

Sobre o Praças da Juventude

Com o objetivo de realizar atividades integradas de promoção de políticas públicas de juventude em praças públicas do estado, nas zonas urbana e rural, o Praças da Juventude consiste na ocupação dos espaços de convivência, com a realização de ações de conscientização e promoção da saúde, da realização de cadastros e incentivo ao acesso de programas de assistência social e da agricultura familiar, da realização de atividades culturais e esportivas, da divulgação de ações e programas diversos do Governo do RN, de debates com a juventude e da comunidade atendida pelo projeto, além de sessões abertas do Conselho Estadual de Juventude.

O projeto se destina às praças e aos espaços públicos urbanos e rurais considerados na diversidade dos territórios do Rio Grande do Norte, com atenção prioritária àqueles em regiões de maior vulnerabilidade, de acordo com os indicadores disponíveis e índices relevantes de homicídios de jovens. O público-alvo são jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores de periferias urbanas e áreas rurais, e potenciais assistidos pelos serviços e programas do Governo do Estado.

Dessa forma, o projeto acredita contribuir para a ocupação dos espaços públicos do estado, afirmando-os como espaço de sociabilização e integração comunitária, ao passo que oferece políticas públicas para a juventude desassistida e em situação de vulnerabilidade social, buscando integrá-la na rede de políticas voltadas, especialmente, à educação, à geração de renda, à promoção da saúde e ao incentivo à cultura.

Programa Praças da Juventude chega a Caicó no dia 18 de agosto Read More »