Atual vice-campeão brasileiro, o potiguar Jackson Alexandre garantiu duas medalhas de bronze na última competição de 2024, a Copa Brasil de Paraciclismo, que aconteceu em Ribeirão Preto/SP. Provando que tem versatilidade e muita determinação, o atleta da Sadef subiu no pódio nas provas contrarrelógio individual e resistência. “São provas sempre muito desafiadoras, que nos testam física e mentalmente. Também por isso, avalio os resultados como excelentes, pra fechar a temporada”, diz o atleta, que agora aguarda a divulgação do ranking brasileiro.
Outro potiguar que disputou a última etapa da Copa Brasil foi John Lobo, que ficou em décimo lugar na sua categoria. Antes de Ribeirão Preto, a Copa passou pela cidade de Leme, interior de São Paulo; e Natal, capital potiguar, no mês de abril. “Pra gente foi muito importante essa disputa em casa. Uma competição desse porte na nossa cidade fortalece o esporte. Tivemos mais de 100 atletas aqui”, relembra Jackson.
O handbike, categoria de Jackson e John, é uma das modalidades do ciclismo adaptado para atletas com deficiência. Os competidores utilizam bicicletas impulsionadas exclusivamente pelos braços, exigindo força, resistência e técnica apurada.