19 de dezembro de 2024

Com voto de Zenaide, Senado aprova proibição de celular em sala de aula

Com voto favorável e defesa em plenário da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o Senado aprovou, em sessão nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que determina a proibição o uso nas salas de aulas e durante o intervalo. O texto libera o uso em atividades escolares e segue para sanção do presidente Lula (PT).

Conforme a parlamentar, é necessidade urgente do país regulamentar o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, por estudantes em escolas de educação básica, como prega a proposta.

“O Parlamento brasileiro fez sua lição de casa neste ano ao seguir o que a experiência e a ciência já provam: celular e sala de aula não combinam. E ponto final. São evidentes, crescentes e alarmantes os prejuízos cognitivos e de criatividade decorrentes do uso excessivo do celular pelos alunos. Como militante da educação, converso com pais e professores e sei que esse é um desafio diário sobre estabelecer limites que protejam a saúde mental de crianças e adolescentes. A tecnologia tem que ser usava a favor da aprendizagem, e não contra”, frisou a senadora.

Nesse sentido, com o objetivo de proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, o projeto proíbe o uso de celulares durante as aulas, o recreio e os intervalos, com exceções para fins pedagógicos ou em casos de emergência. A utilização desses dispositivos também será permitida para garantir a acessibilidade, inclusão e atender às condrições de saúde dos estudantes.

Saúde mental

Além de restringir o uso dos dispositivos eletrônicos, o projeto de lei também obriga as escolas a desenvolverem estratégias para prevenir e tratar o sofrimento psíquico e a saúde mental dos alunos, com foco nos riscos do uso excessivo de telas e do acesso a conteúdos impróprios.

Com voto de Zenaide, Senado aprova proibição de celular em sala de aula Read More »

Márcio Rêgo e Carla Karini formarão a chapa da oposição para eleição da Unimed Natal

Uma chapa bastante representativa deverá ser anunciada pela oposição para a eleição da Unimed Natal, que será realizada em março de 2025. Como presidente, o Ortopedista e coordenador do Conselho Fiscal da Cooperativa, Márcio Rêgo. Como vice, a cardiologista e ex-conselheira de administração e fiscal, Carla Karini.

A oposição vai se voltar para propostas de valorização dos médicos cooperados, transparência na gestão, profissionalismo e governança, além da defesa da isonomia, a dupla reforça a necessidade de um novo olhar para a cooperativa, com foco no diálogo, equilíbrio financeiro e modernização administrativa, garantindo uma gestão transparente, eficiente e focada em resultados para TODOS.

Com tabelas de especialidades e procedimentos dos cooperados desatualizadas, algumas desde 2008, de fato a oposição está ganhando força entre aqueles que desejam uma gestão mais participativa.

Preparados!

Competência e preparo não faltam na chapa da oposição. Márcio Rêgo tem MBA em Gestão de Saúde pela FGV e traz no currículo passagens importantes, como a presidência da SBOT (2014-2016), conselheiro fiscal em 2016, de administração em 2017-2021 e coordenador do Conselho Fiscal entre 2022 e 2024.

Já Carla Karini, com MBA em Gestão Estratégica na área da Saúde pela Universidade Gama Filho, possui sólida experiência na gestão de saúde, é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia RN, foi gestora da Hemodinâmica do Hospital São Lucas (2000-2010) e atuou nos Conselhos Administração e Fiscal da Unimed por nove anos.

Márcio Rêgo e Carla Karini formarão a chapa da oposição para eleição da Unimed Natal Read More »