Rede elétrica de oito cidades do Seridó é modernizada e ampliada em 66 quilômetros

Obras beneficiam 25 mil consumidores, aumentaram oferta de energia e dotam municípios com novas opções de fornecimento

O fornecimento de energia elétrica da região do Seridó obteve um reforço significativo com a construção de 66 novos quilômetros de redes elétricas de média tensão nos últimos meses. As obras, que integram o pacote de R$ 1,6 bilhão que a Neoenergia Cosern vai investir no sistema elétrico potiguar até 2027, beneficiam 25 mil consumidores em Caicó, Currais Novos, Ipueira, Lagoa Nova, Santana do Matos, São João do Sabugi, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

Se colocados em linha reta, os 66 quilômetros de cabos instalados nos 884 novos postes nos oito municípios seridoenses teriam uma distância equivalente, por exemplo, ao trajeto existente entre as cidades de Santa Cruz e de Currais Novos pela BR-226. A economia da região tem registrado uma retomada da ampliação da produção nos setores de mineração, energia eólica, vestuário, fabricação de bonés, plantação experimental de algodão, eventos religiosos, esportivos e de turismo, principalmente com a consolidação do Geoparque Seridó.

“De maneira geral, passamos a oferecer uma segunda alternativa de fornecimento nos municípios beneficiados em casos de eventuais ocorrências, deslocando redes antigas de locais de difícil acesso para outros que agilizam a manutenção, além de aumentar a oferta de energia para novas residências e ampliação de empresas existentes ou que estão se instalando no local”, explica Talles Medeiros, supervisor da Neoenergia Cosern no Seridó.

Novas redes elétricas com acesso para manutenção

Entre as obras, destaque para a nova rede elétrica de média tensão construída entre as cidades de Caicó e de Serra Negra do Norte, com 46 quilômetros de extensão e 700 postes, margeando a BR-427. A nova estrutura vai ser fundamental para ampliação da capacidade de produção das fábricas de bonés em Serra Negra do Norte, além de beneficiar os moradores de Ipueira, São João do Sabugi e de Timbaúba dos Batistas – essa última uma referência nacional na fabricação de bordados.

Em Currais Novos, município que está passando por um renascimento da indústria mineral, a Neoenergia Cosern deslocou uma rede de média tensão antiga de um trecho de difícil acesso entre serras para as margens de uma estrada próxima ao Instituto Federal de Educação (IFRN). Ao longo de nove quilômetros com 78 postes, a nova estrutura passou a levar energia elétrica com mais segurança para comunidades rurais importantes na produção de laticínios tais como o Totoró, Namorados, Trangola e Malhada da Areia.

Em Lagoa Nova, município serrano de forte tradição turística no inverno, o trabalho consistiu no deslocamento de uma rede de acesso complexo pelas encostas da Serra de Santana, e construção de 11 novos quilômetros de uma rede nova de média tensão até o município de Tenente Laurentino Cruz, cidade localizada a 730 metros acima do nível do mar, famosa pelos mirantes turísticos e pelo clima frio. A nova estrutura, com 106 postes, beneficia diretamente os povoados de Baixa Grande, Macambira, Sítio de Dentro e Manoel Domingos, em Lagoa Nova; Acauã e Curicaca, em Santana do Matos; e Cinco Cantos, em Tenente Laurentino Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *