17 de outubro de 2022

Conselho de Medicina defende no STF critérios de qualidade para expansão do ensino médico no Brasil

Durante audiência pública, nesta segunda-feira (17), em Brasília, o médico potiguar e 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Jeancarlo Cavalcante, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um dado temível: a quantidade de faculdades de medicina no Brasil mais que dobrou desde 2010, passando de 181 para 376, o que significa dizer que foram criadas mais escolas médicas em 12 anos (191) do que em todo o século passado. A audiência aconteceu para discutir a exigência de chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos de Medicina.
“Temos a responsabilidade de entregar à sociedade médicos bem formados e não conseguiremos isso com essa proliferação indiscriminada de escolas médicas”, Jeancarlo Cavalcante. Em seu pronunciamento, ele destacou que, entre os efeitos do boom de escolas na última década, está a queda na qualidade da formação médica e o aumento da disparidade da densidade médica entre as Regiões e as cidades.
De acordo com o vice-presidente do CFM, mais de 200 escolas recém-criadas estão localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. “Mais de 80% dessas escolas não atenderiam os requisitos mínimos estabelecidos no artigo 3º da Lei 12.871/13 (Mais Médicos)”, destacou. Mais de cem pedidos liminares pedem a abertura de novas escolas médicas a margem dos preceitos legais.

Conselho de Medicina defende no STF critérios de qualidade para expansão do ensino médico no Brasil Read More »

Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos no segundo turno; Bolsonaro tem 46%

Pesquisa Ipec realizada com entrevistas pessoais, contratada pela TV Globo e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente no segundo turno eleitoral, com 54% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.

Em comparação ao levantamento anterior, houve oscilação —Lula perdeu um ponto, e Bolsonaro ganhou um ponto—, mas dentro da margem de erro que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em votos totais, Lula tem 50% e Bolsonaro, 43%, no cenário estimulado —quando os eleitores recebem uma lista dos candidatos. Na semana passada, o petista tinha 51% e o presidente, 42%.

Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% (57.259.504) dos votos e Bolsonaro teve 43,20% (51.072.345) dos votos válidos. O segundo turno eleitoral acontecerá no dia 30 deste mês.

A pesquisa realizou 3.008 entrevistas face a face em 184 municípios entre os dias 15 e 17 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02707/2022 e custou R$ 356.901,84.

Votos válidos

Lula (PT): 54%
Jair Bolsonaro (PL): 46%

Votos totais (estimulado)

Lula (PT): 50%
Jair Bolsonaro (PL): 43%
Branco/nulo: 5%
Não sabe: 2%

Espontânea
Na versão espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos, Lula tem 48% das intenções de voto e Bolsonaro, 42%. Lula oscilaram para baixo (mas dentro da margem de erro), enquanto Bolsonaro se manteve estável. Na semana passada o petista tinha 49% e o presidente aparecia com 42%.

Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 42%
Branco/nulo: 6%
Não sabe: 4%
Rejeição
A pesquisa também testou a rejeição dos candidatos ao Planalto. Na última semana, ambos oscilaram dentro da margem de erro: Bolsonaro foi de rejeitado por 48% para 46%, enquanto Lula foi de 42% para 41% nesse intervalo.

Jair Bolsonaro (PL): 46%
Lula (PT): 41%

Sobre o instituto
O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

Fonte: UOL
Foto: Marcelo Chello

Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos no segundo turno; Bolsonaro tem 46% Read More »

Rio Grande do Norte é o único destino do Brasil a ter capacitação no UNAV Awards

Em São Paulo, o evento conseguiu reunir cerca de 200 agentes de viagens

Continuando as ações de promoção, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), realizou no último sábado (17) uma capacitação para aproximadamente 200 agentes de viagens, operadores de turismo e seguradoras. A ação decorreu na premiação da União Nacional das Agências de Viagens (UNAV), em parceria com a Operadora Orinter, na cidade de São Paulo/SP.

O evento da UNAV Awards reuniu e premiou as principais agências de viagens de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a promoção e o aumento do fluxo de turistas no RN. O Estado foi o único destino a capacitar agentes de viagens presentes, em conjunto com empresários do trade local. Participaram do evento o trade potiguar e o receptivo Wheltour.

“O Rio Grande do Norte é um dos destinos nacionais que mais crescem em vendas dentro da Operadora, que possui 17 escritórios em todo o Brasil, e ter o privilégio de poder participar desse primeiro UNAV Awards e em parceria com a Secretaria de Turismo e Empresa de Promoção Turística e ter sido o único destino presente nos deixa muito satisfeitos e seguros de que nosso envio de passageiros ao destino irá crescer ainda mais. Vale lembrar que a UNAV é uma das maiores e mais importantes associações de agentes de viagem do Brasil”, contou Jorge Souza, gerente de novos negócios e marketing da Operadora Orinter Tour & Travel.

Para o responsável pela promoção do RN, Bruno Reis, o momento é de conectar com os principais mercados emissores. “Estamos melhorando e ampliando a nossa malha aérea para que o Rio Grande do Norte siga sendo esse expoente turístico. Participar de um evento que reúne tantos agentes nos coloca num patamar competitivo diferente dos demais”, explicou Reis, presidente da EMPROTUR.

Foto: Emprotur

Rio Grande do Norte é o único destino do Brasil a ter capacitação no UNAV Awards Read More »

Centenas de pessoas são atendidas pelo Check-up Vascular em Natal

O sábado foi pra cuidar da saúde, pelo menos para aqueles que antes mesmo das 7h da manhã estavam na fila para a 8ª edição do Check-up Vascular, promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia, no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal.
O serviço gratuito à população, por meio do atendimento individual, com informações a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento, atendeu mais de 630 pessoas. Centenas delas receberam orientação e encaminhamento para exames, para combater doenças vasculares. A procura foi grande e o atendimento ultrapassou às 15h.
Para Dona Aparecida Soares, 65 anos, que mora na Zona Norte da capital, o Check-up Vascular foi muito bom para orientá-la sobre dores que sente nas pernas. Atendida pelo Dr. Márcio Villar, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular no RN, ela ficou sabendo que seu problema de circulação pode ser melhorado através de exames e medicamentos, e o melhor, não era nada grave.
O Check-up Vascular ofereceu uma estrutura montada no Ginásio Nélio Dias, com atendimentos, onde os médicos da SBACV-RN, estudantes da Liga Norte-rio-grandense de Angiologia e Cirurgia Vascular fizeram uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas, além de orientarem o público através de palestras quanto aos sinais e sintomas dessas doenças, na intenção de que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas.
O evento contou com a contribuição da Marinha do Brasil, que realizou exames para medição da glicose e pressão arterial, apoio da Prefeitura de Natal e patrocínio da Venosan – Meias elásticas.
Para o Dr. Gutenberg Gurgel, cirurgião vascular, ex-presidente da SBACV-RN e idealizador do evento, o Check-up Vascular permite ao público mais carente uma oportunidade única de avaliação e orientação sobre as doenças vasculares e os cuidados necessários, além de permitir aos futuros angiologistas uma experiência única em sua formação.

Centenas de pessoas são atendidas pelo Check-up Vascular em Natal Read More »

Rio Grande do Norte vai contar com 360 novos policiais civis

Foram nomeados 276 Agentes de Polícia (APCs), 39 escrivães (EPCs) e 45 delegados (DPCs)

Em ato já publicado no “Diário Oficial do Estado” do sábado (15), a governadora do Estado, Fátima Bezerra, assinou a convocação de 360 concursados para ingressos na Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Ao todo, o Governo do Estado convocou 276 concursados para o cargo de Agentes de Polícia (APCs), 39 escrivães (EPCs) e 45 para o cargo de Delegados (DPCs).

No ato de convocação dos concursados, a governadora do Estado considerou o número reduzido de cargos de provimento efetivo de delegados, agentes e escrivães de Polícia Civil atualmente ocupado, vez que o último concurso público para preenchimento desses cargos ocorreu no ano de 2008.

O Governo do Estado também havia firmado um acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) em face da Lei de Responsabilidade fiscal (LRF), datada de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que prescreve a impossibilidade de provimento de cargos públicos na hipótese de alcançado o limite prudencial, ressalvadas as situações pertinentes à reposição dos Quadros de Pessoal dos servidores públicos das áreas de segurança, saúde e educação.

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN) reitera que, conforme definido em Termo de Acordo assinado pelo Governo do Estado, pela Delegacia-Geral, pelo Secretário de Segurança e da Defesa Social, pela Procuradoria Geral do Estado e pelo Ministério Público a nomeação da primeira turma de aprovados no Concurso da PCRN deverá ocorrer no dia 15 de outubro, e a posse nos cargos, no dia 15 de novembro de 2022 podendo, a partir de então, o governo do Estado, por decisão da Chefe do Executivo, convocar novas turmas para o curso de formação, a depender da disponibilidade orçamentária e financeira.

Todos os concursados passaram por Curso Formação Profissional na Academia da Polícia Civil, cuja solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Civil, ocorreu e 05 de setembro, no Centro de Convenções de Natal. O CFP, realizado Acadepol foi iniciado no dia 6 de julho deste ano.

“Os policiais nomeados ingressam em uma nova Polícia Civil, num momento em que o Governo tem uma Política e um Plano Estadual de Segurança Pública e um sistema integrado. O trabalho integrado entre as forças de segurança pública do Rio Grande do Norte resultou em um recorde alcançado na redução dos índices criminais”, disse a governadora Fátima Bezerra, ressaltando a redução das mortes violentas no estado, que atingiu a marca de 2.500 vidas salvas.

Desde 2019 a atual gestão atua em três frentes principais que foram fundamentais para a queda na violência no Rio Grande do Norte, como a convocação de policiais, que torna o Rio Grande do Norte com o maior número de policiais militares por habitantes no Nordeste; a valorização dos servidores da segurança e investimento em estrutura, equipamentos, tecnologia e inteligência.

Nesse período o Governo do Estado já nomeou mais de 1.300 policiais militares. O Corpo de Bombeiros conta com novos 234 bombeiros e o quadro do ITEP foi recomposto com mais 276 profissionais. Em junho a Secretaria de Estado da Administração Penitenciaria (SEAP) convocou 219 policiais penais.

Rio Grande do Norte vai contar com 360 novos policiais civis Read More »