18 de março de 2023

Redução no número de ataques criminosos no RN chega a 74,5%

Reforço de agentes de segurança pública e ações constantes nas ruas do Rio Grande do Norte resultam em redução no quantitativo de atos criminosos no Estado. Desde a terça-feira (14), data do registro da primeira ocorrência, a diminuição de atos criminosos chegou a 74,5% ao final desta sexta-feira (17). Nos próximos dias, a expectativa é da chegada de mais reforço para somar ao efetivo das forças estaduais de segurança pública.

Com base em dados do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste e da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), a terça-feira (14), dia em que foi registrada a primeira ocorrência no Estado, foram enumerados 103 atos criminosos em todo o Rio Grande do Norte. Para a quarta-feira (15), este número caiu para 67 ocorrências, redução em 35%. No dia seguinte, quinta-feira (16), foram 56 ataques, queda de 16% em relação ao dia anterior.

A diminuição seguiu na sexta-feira (17), o quarto dia de ocorrências, quando a COINE aponta 26 atos criminosos. Quando comparado o primeiro dia de ocorrências, aquele que houve maior volume de registros, e o último dia completo analisado, a estatística aponta redução em 74,5%.

Entretanto, apesar da redução nas estatísticas criminais neste período, o efetivo de apoio continua chegando ao Rio Grande do Norte. Até o início deste sábado (18), são 455 agentes de segurança pública cedidos por para dar apoio ao trabalho das forças estaduais.

Para o enfrentamento aos atos criminosos, o Estado teve suporte em efetivo enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal, e dos estados do Ceará e da Paraíba. Novos militares deverão chegar nos próximos dias.

PRISÕES

Até o momento, as forças de segurança pública do Rio Grande do Norte contabilizam 106 prisões, incluindo 18 presos na Operação Normandia, deflagrada pela Polícia Civil e pela Polícia Federal na sexta-feira (17). São 31 armas apreendidas, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, além de veículos, dinheiro, drogas e munições apreendidas.

Redução no número de ataques criminosos no RN chega a 74,5% Read More »

Brasil fechará pelo menos 20 acordos em viagem de Lula à China

Presidente visita Pequim e Xangai de 26 a 31 de março

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, nesta sexta-feira (17), que pelo menos 20 acordos comerciais serão assinados durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China no final deste mês. Será a primeira viagem de Lula a um país asiático após assumir seu terceiro mandato.

Segundo o Itamaraty, a viagem de Lula e da comitiva brasileira, formada por ministros e parlamentares, será realizada entre os dias 26 e 31 deste mês. Lula visitará Pequim e Xangai, e se reunirá com o presidente chinês Xi Jinping. A agenda do presidente ainda está sendo fechada pelo Palácio do Planalto.

De acordo com o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, embaixador Eduardo Paes Saboia, o número de acordos bilaterais ainda pode aumentar. Entre os acordos, está a utilização de um satélite capaz de monitorar as florestas mesmo com grande presença de nuvens.

“Muitos acordos estão sendo negociados, temos 20 fechados, mas esse número pode aumentar ao longo dos próximos dias. Nós temos protocolos sanitários, uma série de produtos agrícolas, acordos na área de educação, cultura, finanças, indústria, ciência e tecnologia”, informou.

O Itamaraty confirmou que a delegação brasileira também vai participar um seminário com a presença de aproximadamente 200 empresários brasileiros de vários setores. Somente do setor do agronegócio, 90 empresários estão confirmados.

A viagem à China é a terceira internacional de Lula após a posse no cargo. O presidente já foi à Argentina e aos Estados Unidos.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Rodrigues Pozzebom

Brasil fechará pelo menos 20 acordos em viagem de Lula à China Read More »