O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste — Prodeter lança amanhã, 27, os Planos de Ação Territorial — PATs do Litoral Sul, destinados à capital potiguar, e Mato Grande Norte, que contemplam os municípios de Ceará-Mirim, Pureza, Maxaranguape, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso. A ação ocorre durante o 14º Fórum de Turismo do RN, promovido pela Argus Assessoria a Eventos de Turismo no hotel Serhs Natal, na Via Costeira.
A iniciativa busca elevar a competitividade produtiva e reduzir as desigualdades em regiões que possuem similaridades geográficas e econômicas. Após priorizar a atividade turística nos dois territórios e selecionar os municípios, foram formados os comitês gestores, numa articulação que envolve universidades, secretarias municipais de turismo, sindicatos, Secretaria de Turismo do Estado – Setur, Sebrae RN, além dos escritórios locais da Abav, ABIH e Abrasel.
O lançamento dos planos de ação consolida a governança territorial dos dois comitês, que seguem trabalhando para organizar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo. Incorporação de hábitos produtivos inovadores aos processos, articulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do território e o financiamento aos agentes econômicos também estão inseridos nos objetivos do programa.
O gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Agnelo Peixoto Neto, destaca a importância e os impactos esperados a partir do lançamento dos planos. “Dar ampla divulgação à sociedade das ações do Prodeter voltadas ao turismo é essencial ao fortalecimento da cadeia, principalmente no tocante à ampliação dos investimentos, geração de emprego e renda, inclusão produtiva, redução das desigualdades regionais e promoção da sustentabilidade socioambiental”, enumera.
Além do Fórum de Turismo, o Banco do Nordeste deve reforçar a atuação no setor durante a 9ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN — Femptur, a ser realizada nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Convenções de Natal.
O turismo é uma das atividades incorporadas ao Prodeter, que ainda atua na estruturação de cadeias produtivas da cajucultura, bovinocultura de leite, mandiocultura, saúde, fruticultura, ovinocaprinocultura, avicultura e carcinicultura. O programa tem, ao todo, 14 territórios no Rio Grande do Norte.
Serviço: Lançamento de Planos do Prodeter no 14º Fórum de Turismo do RN
Territórios: Litoral Sul e Mato Grande Norte
Onde: Serhs Natal Grand Hotej & Resort
Data: 27 de abril
Horário: 15h30
Foto: Internet