A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), participou nesta quarta-feira (14), da apresentação do Mapeamento dos Negócios do Turismo de Natal. O encontro aconteceu no Sebrae/RN e contou com a presença de diversos representantes ligados ao segmento.
O estudo foi realizado pelo Sebrae e a empresa Smart – Pesquisa de Opinião, com o objetivo de obter dados concretos sobre o turismo da capital potiguar. Como explica o Consultor de Turismo do Sebrae/RN, Yves Guerra.
“Foram mapeados seis segmentos prioritários: meios de hospedagens, alimentação fora do lar, bugueiros, lojas de artesanato, equipamentos de entretenimento e lazer e agências de turismo. Os dados nos trazem informações importantes, como o número de empregos diretos gerados, foram aproximadamente 19 mil. O levantamento também pode auxiliar no processo de desenvolvimento de ações para fomentar ainda mais o setor”, comentou o consultor.
O presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, destaca o levantamento como fundamental para o crescimento do turismo. “Precisamos ter os números da hotelaria, bares, restaurantes e outros serviços para que possamos fazer um trabalho planejado e saber como está se comportando o turista que visita o Rio Grande do Norte. Parabéns ao Sebrae, a Secretaria de Turismo de Natal por este trabalho. Esperamos que esse estudo esteja sempre em atualização para que o turismo de Natal possa, economicamente, crescer cada vez mais, gerando assim mais emprego, renda e arrecadação para o município”.
“Com o levantamento, iremos identificar as dificuldades que os setores enfrentam, assim vamos aperfeiçoar o turismo de Natal, desde a parte da hotelaria, restaurantes, infraestrutura, englobando todo o segmento. Vale salientar que em 54 anos da Secretária de Turismo, esta é a primeira vez que é realizado o mapeamento, feito pela gestão do prefeito Álvaro Dias. Vamos fomentar e desenvolver o turismo da nossa cidade”, frisou a Secretária de Turismo do Município, Ohana Fernandes.