Foi a principal competição do ano no ciclismo do Brasil. O campeonato entrou para a história com recorde de inscritos: 160 atletas do país inteiro, entre eles os maiores nomes da modalidade atualmente, distribuídos nas categorias ciclismo convencional, handbike, triciclo e tandem. O RN foi representado na categoria handbike, com 3 atletas da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN).
O destaque potiguar na competição foi Paulo Eduardo, que subiu duas vezes no pódio da cidade de Leme, interior de São Paulo. No primeiro dia de disputas, eles faturou o bronze no contrarrelógio, estilo de prova famosa no ciclismo onde vence o competidor que fizer o percurso estipulado no menor tempo. No segundo dia, levou a prata na prova de resistência.
E nesse pódio, ele teve a companhia de outro potiguar. Jackson Alexandre ficou com o bronze, completou os 60km de prova em 2h03. “Foram resultados expressivos, considerando que os melhores atletas do paraciclismo estavam nesse Brasileiro de Estrada. Agora é focar para as etapas restantes da Copa Brasil, marcadas para setembro e outubro”, diz Jackson.
Fábio Henz, atleta da Sadef, completou a equipe. Ele ficou em 11° na prova de resistência e 13° no Contrarrelógio. O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e parceria com a Prefeitura Municipal de Leme, Free Force, Governo Federal e a Federação Paulista de Ciclismo (FPC).