Estrutura integra o Ramal do Apodi, que vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades potiguares, paraibanas e cearenses
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) iniciou mais uma etapa das obras do Túnel Major Sales, localizado na cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte. A estrutura faz parte do Ramal do Apodi, estrutura associada à transposição do Rio São Francisco que vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos potiguares, paraibanas e cearenses.
A etapa atual é para a construção de uma janela de acesso. Trata-se de uma abertura planejada na estrutura do túnel, utilizada quando há necessidade de criar um acesso intermediário durante o processo de escavação. Essa janela é geralmente criada por meio de uma perfuração lateral na rocha ou no solo ao longo do caminho do túnel e têm múltiplas finalidades, como ventilação, acesso de emergência, remoção de detritos e acesso a áreas adjacentes.
“É importante ressaltar que a criação de janelas durante a construção de um túnel deve ser cuidadosamente planejada e executada, levando em consideração os aspectos de segurança, estabilidade estrutural e integridade do túnel”, destacou o coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Projeto de Integração do São Francisco em Pernambuco, Tiago Portela.
Localizado entre os municípios de Uiraúna (PB) e Luís Gomes (RN), o Túnel Major Sales terá 6,3 quilômetros de extensão e tem previsão de conclusão para 2025. A estrutura vai permitir a passagem das águas do Velho Chico pelo Ramal do Apodi. O investimento federal em todo o ramal é estimado em R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.
“O Ramal do Apodi é bastante significativo, pois será uma importante ferramenta de gestão e garantia da segurança hídrica na região. Além disso, a estrutura irá estimular desenvolvimento socioeconômico. O ministro Waldez Góes e presidente Lula têm sido incansáveis em ressaltar a importância de diminuir as desigualdades regionais e essa infraestrutura é um grande passo nesse sentido”, enfatizou o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Oscálmi Porto.
Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.