3 de agosto de 2023

Jandaíra promove 2ª Agropec nos dias 18 e 19 de agosto

O município de Jandaíra, no Mato grande do Rio Grande do Norte, será palco, nos dias 18 e 19 de agosto, da segunda edição da Feira Agropecuária (2ª Agropec), que movimenta esse setor econômico potiguar, e especialmente toda a região. O evento, realizado pela prefeitura municipal, com diversas parcerias, acontecerá no Parque Severino Ramos e contará com uma variedade de atividades e atrações.

Dentre elas, destacam-se a exposição de material genético, além de palestras e atividades voltadas para o aperfeiçoamento da gestão e manejo das atividades agropecuárias. A Agropec chega a sua segunda edição com o propósito evidenciar as riquezas produtivas, econômicas e culturais de Jandaíra, atraindo tecnologias e gerando visibilidade para fortalecer as cadeias produtivas. Essa iniciativa contribui não apenas para o abastecimento regional, por meio da agricultura familiar, mas também para a geração de empregos nos mais variados setores.

O evento conta as parcerias do Governo do Estado, através da Sape, Idiarn, Emparn, Emater, Igarn, Caern, BNB, Conab, além do Sebrae, Ancoc, Fetarn, Senar, Joca, MDA e secretarias municipais. E promete ser um marco no calendário do agronegócio da região, reunindo entusiastas da agropecuária, profissionais do setor e a comunidade local. O evento oferece uma excelente oportunidade para celebrar e promover o setor agrícola, compartilhar conhecimentos e impulsionar a economia regional.

Além da feira agropecuária, a 2ª Agropec também proporcionará dois dias de festividades com a presença de diversas atrações culturais de renome nacional. Na sexta-feira (18), o público poderá curtir o melhor do forró com os shows de Mastruz com Leite e Henry Freitas. Já no sábado (19), será a vez da cantora Taty Girl e de Zé Cantor iluminarem a noite.

O Mercado Mato Grande contará com 30 expositores; tenda cultural; exposição de animais e caprinos; 60 baias torneio, julgamento e premiação; currais de animais bovinos (exposição e vendas); fazendinha sustentável; meliponicultura; piscicultura; horticultura; biodigestor; espaço da agricultura familiar; economia solidária; praça da alimentação (culinária local e regional); espaço infantil; pavilhão Moda Mato Grande; pavilhão de palestras; tenda de distribuição de palma; tenda da saúde; exposição de máquinas; exposições institucionais.

Jandaíra promove 2ª Agropec nos dias 18 e 19 de agosto Read More »

Cristiano Zanin é empossado no cargo de ministro do STF

Na próxima quarta-feira, ele fará estreia no plenário do Supremo

O advogado Cristiano Zanin foi empossado no cargo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, Zanin poderá ficar no cargo até completar 75 anos, idade limite para aposentaria compulsória. Ele tem 47 anos.

A cerimônia de posse durou dez minutos e foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas, o presidente Lula, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de outras autoridades.

Brasília (DF), 03/08/2023, Sessão solene de posse do novo ministro da Corte, Cristiano Zanin, no Supremo Tribunal Federal (STF). Na foto a ministra Rosa Weber, o presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Como é de praxe nas cerimônias de posse de ministros da Corte, o novo ministro não discursou. Zanin jurou cumprir a Constituição e assinou o termo de posse.

Vaga

Zanin entra na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos.  

O novo ministro herdará cerca de 500 processos que estavam no gabinete de Lewandowski, entre eles, ações contra a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e questionamentos sobre a Lei das Estatais.

Com a posse, Cristiano Zanin poderá participar dos primeiros julgamentos na Corte. Amanhã (4), o plenário virtual da Corte vai analisar se o ministro André Mendonça poderá julgar o caso sobre o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

Na quarta-feira (9), Zanin fará estreia no plenário do Supremo. Está previsto o julgamento sobre a constitucionalidade do juiz de garantias.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Valter Campanário

Cristiano Zanin é empossado no cargo de ministro do STF Read More »

Grupo espanhol demonstra interesse de ampliar investimentos no RN

Além da indústria de cimento em Mossoró, empresa estuda instalação de fábrica de adubo e tem planos de operar no Porto-Indústria Verde

Em visita de cortesia nesta quinta-feira (03), o representante no Brasil da ABG Mineração, Jairo Abud, comunicou à governadora Fátima Bezerra que o grupo tem interesse de operar no Porto-Indústria Verde que o governo do RN planeja construir no Litoral Norte para dar suporte à produção de energia eólica no mar e de hidrogênio verde.

Com incentivos do Proedi – Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN – a ABG Mineração vai instalar uma planta para exploração de minérios e indústria de fabricação de cimento em Mossoró, um investimento de R$ 1,5 bilhão. A empresa tem como sócio principal o grupo espanhol Cementos La Unión (Grupo Bertolín), com atuação no Egito, Chile, República Dominicana e Espanha. Em companhia da diretora de operações, Elena Bertolín, e do diretor financeiro Lorenzo Tamarit, Abud disse ainda que vai sugerir à direção do grupo espanhol a implantação de uma planta para produzir adubo no complexo de Mossoró.

A governadora Fátima Bezerra lembrou que o Brasil vive um novo momento, favorável ao desenvolvimento sustentável, de fortalecimento da economia. “Nesse contexto, o Rio Grande do Norte está muito atento e se movimentando para aproveitar as oportunidades que estão surgindo. Reafirmar nosso compromisso com projetos sustentáveis que geram empregos, renda e prosperidade para o nosso povo.” Fátima citou a liderança do Rio Grande do Norte na geração de energias renováveis e o potencial que o Estado tem para atrair novos investimentos.

“Para se ter ideia, dos 932 parques eólicos no Brasil, 827 estão no Nordeste, dos quais 247 no Rio Grande do Norte. Temos uma carteira bastante promissora de projetos contratados para os próximos três anos nessa área. Temos ainda o projeto do Porto-Indústria Verde e fico feliz de saber que a empresa (Grupo Bertolín) está interessada em participar desse empreendimento”, destacou a governadora.

Além do Proedi, dois outros atrativos fizeram a ABM Mineração optar por investir no Rio Grande do Norte: o preço da energia elétrica e a abundância e qualidade do calcário e argila, com baixo teor de impurezas, na região de Mossoró. As obras de construção da fábrica vão começar em 2024. Nessa fase serão gerados de 800 a 1.000 postos de trabalho. Quando estiver em operação, no final de 2025, serão 350 empregos diretos e 1.200 indiretos. “Toda a mão de obra será da região”, garantiu Jairo Abud. Sobre o Porto-Indústria Verde, ele disse que o plano inicial é a construção de galpões para exportar a produção do empreendimento que será instalado em Mossoró.

Foto: Sandro Menezes

Grupo espanhol demonstra interesse de ampliar investimentos no RN Read More »