Os vereadores da Câmara Municipal de Natal, aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira, o Projeto de Lei n.º 397/2022 que institui a Semana Municipal da Gastronomia nas Comunidades. O Projeto de Lei vai para sansão e tem como objetivo reforçar a vocação gastronômica nas Comunidades. O Projeto de Lei é de autoria do Vereador Chagas Catarino.
A Lei visa, objetivamente, estimular as atividades gastronômicas nas Comunidades, sendo essencial o incentivo destas atividades tradicionais e étnicas, através da divulgação e comercialização.
“Que a gente possa celebrar, fomentar, dar ênfase e visibilidade às delícias que nós temos nas nossas comunidades” enfatizou o Vereador Chagas Catarino.
Ao instituir uma Semana Municipal da Gastronomia, abre-se importante espaço para que as empresas do setor ganhem visibilidade, gerando benefícios como o incremento da economia e a atração de turistas. A realização de tal evento justifica-se porque, além de colocar a cultura gastronômica na vitrine, serve como uma importante ferramenta para impulsionar negócios. O turismo local e regional ficará em evidência por meio da possibilidade de divulgar festejos tradicionais, rotas turísticas, espaços culturais dedicados às tradições culinárias e outras atrações.
Entre os objetivos da proposta está o reconhecimento do trabalho realizado pelos empreendedores da área da gastronomia, responsáveis por manter viva uma das características locais mais marcantes: a qualidade e a fartura da mesa local.
O Projeto de Lei servirá também como forma de manter viva a tradição da culinária familiar, pois muitas receitas acabam-se perdendo com o tempo pela falta de incentivo de serem passadas a outras gerações, muitas vezes por falta de incentivo.