3 de abril de 2025

“Esses encontros trazem todas as temáticas importantes para a comunicação pública”, destaca Daniel Cabral, secretário de Comunicação do RN

Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação discute os desafios e as possibilidades da atuação digital

O secretário de Comunicação do Rio Grande do Norte, Daniel Cabral, participou da abertura do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom), nesta quinta-feira (3), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Nesta edição do encontro, os desafios e as possibilidades da atuação digital dominam a pauta. O evento segue até esta sexta-feira (4).

Durante coletiva de imprensa, Daniel Cabral, que é também secretário-geral do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom), destacou a importância da troca de experiências entre os estados em busca da resolução dos desafios enfrentados em todo o país. “Esses encontros feitos pelos secretários, há quase dois anos, trazem todas as temáticas comuns e importantes para a comunicação pública. Sem dúvidas, o tema que tem se tornado mais frequente é sobre a comunicação digital e seus desafios. Estaremos debatendo aqui não só isso, como também outros assuntos de interesse para a nossa área e de forma geral”.

Foto: Helena Santos

“Esses encontros trazem todas as temáticas importantes para a comunicação pública”, destaca Daniel Cabral, secretário de Comunicação do RN Read More »

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Aprovação ocorre após Trump anunciar taxação para produtos brasileiros

Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (2), o Projeto de Lei 2.088/2023, que cria a Lei da Reciprocidade Comercial, autorizando o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil no mercado global. Agora, o texto segue para sanção presidencial.

O texto do PL já havia sido aprovado nesta terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado, por unanimidade.

tema se tornou prioridade no Congresso após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais. O anúncio do novo tarifaço, realizado mais cedo pelo líder norte-americano, incluiu uma nova sobretaxa de 10% sobre produtos brasileiros.

Durante toda a tarde, enquanto a matéria estava sendo debatida, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou requerimentos de obstrução das votações para pressionar pelo Projeto de Lei da Anistia.

Porém, um acordo entre todas as bancadas, do governo à oposição, resultou na retirada de todos os destaques para atrasar a matéria, que acabou sendo aprovada por unanimidade, em votação simbólica. Em troca, a ordem do dia da Câmara foi suspensa, e projetos que estavam na pauta de votação do plenário serão analisados nas próximas sessões.

Reciprocidade

O Artigo 1º do Projeto de Lei da Reciprocidade comercial estabelece critérios para respostas a ações, políticas ou práticas unilaterais de país ou bloco econômico que “impactem negativamente a competitividade internacional brasileira”.

A lei valerá para países ou blocos que “interfiram nas escolhas legítimas e soberanas do Brasil”.

No Artigo 3º, fica autorizado o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligado ao Executivo, a “adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços”, prevendo ainda medidas de negociação entre as partes antes de qualquer decisão.

O prazo para que seja sancionada pelo presidente da República e entre definitivamente em vigor são 15 dias úteis após a aprovação.

Foto: Lula Marques

Fonte: Agência Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção Read More »

CER comemora abertura do ‘Abril Azul’, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

O Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim (CER) realizou um evento nesta quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, para comemorar a chegada do Abril Azul, período voltado ao combate à discriminação de pessoas com TEA, de promoção da inclusão, sensibilização da sociedade quanto à importância da empatia e entendimento das reais necessidades de pacientes neurodivergentes.

O local foi especialmente decorado com balões temáticos, brinquedos voltados às crianças como pula pula, parquinho, pipoca, algodão doce, e contou com a presença de pais e familiares, todos participando ativamente do tratamento dos filhos que são atendidos pelo CER. Na abertura da Semana Municipal de Conscientização do Autismo (Lei nº 1926/2018), a prefeita Nilda Cruz esteve presente e interagiu com os pacientes atendidos e seus familiares.

Para o diretor geral do CER, César Camilo, o Dia Mundial da Conscientização quanto ao Transtorno do Espectro Autista é uma data muito importante para o município, que conta com diversos pacientes em atendimento. “Estamos muito felizes com essa data marcante [referindo-se ao dia 2 de abril], por isso preparamos um evento especialmente pensado para as famílias. Nossos pacientes possuem direitos, sentimentos e emoções como qualquer pessoa. O CER é um dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento e aprimoramento das habilidades das pessoas em tratamento”, disse.

CER comemora abertura do ‘Abril Azul’, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista Read More »

Novo serviço de ortopedia em Macaíba ultrapassa 1000 atendimentos e 100 cirurgias

O serviço de ortopedia em Macaíba foi viabilizado pelo Governo do Estado junto ao Ministério da Saúde

O novo serviço de ortopedia de baixa e média complexidade instalado pelo Governo do Estado em Macaíba ultrapassou os mil atendimentos e cem cirurgias realizadas em menos de dois meses de funcionamento.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, vem recebendo pacientes de seis municípios da Região Metropolitana que antes eram encaminhados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Como resultado desse trabalho, na tarde desta quarta-feira (2), os corredores do pronto-socorro do Walfredo Gurgel voltaram a serem esvaziados, qualificando o atendimento no maior hospital da rede estadual.

O serviço de ortopedia em Macaíba foi viabilizado pelo Governo do Estado junto ao Ministério da Saúde, que disponibilizou o financiamento de R$ 10,8 milhões para estruturação e custeio.

Novo serviço de ortopedia em Macaíba ultrapassa 1000 atendimentos e 100 cirurgias Read More »