Desvio de função: como isso afeta os profissionais das técnicas radiológicas no Rio Grande do Norte e Paraíba?

O desvio de função é um tema recorrente nas ações trabalhistas movidas no país e, em alguns casos, está relacionado ao acúmulo de função pelos profissionais. No Rio Grande do Norte e na Paraíba o problema também existe e é alvo de diversos pedidos para investigação pelos profissionais da Radiologia que atuam em hospitais, clínicas e instituições médicas nos estados.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do RN e PB (CRTR16), Fontaine Araújo, a autarquia federal recebe esses pedidos dos profissionais e encaminha a sua equipe de campo para averiguar o problema nos locais. “ Quando um profissional da Radiologia é contratado, suas responsabilidades são previamente acordadas em contrato. No entanto, em alguns casos, ele acaba desempenhando funções que exigem responsabilidades adicionais e que podem atrapalhar o seu dia a dia profissional”, explicou Fontaine.

Essa mudança, sem a devida compensação financeira, caracteriza o desvio de função. Embora não exista uma lei específica que regulamente essa questão, a Justiça do Trabalho possui jurisprudência consolidada garantindo ao profissional o direito de receber a diferença salarial entre o cargo para o qual foi contratado e o que efetivamente exerceu.

Burnout

O CRTR16 já denunciou diversas empresas que impõem aos profissionais das técnicas radiológicas tarefas administrativas, como o cadastro de pacientes e a organização de documentos, além de outras funções que extrapolam suas atribuições originais. “Essas práticas sobrecarregam os profissionais e podem trazer graves consequências para sua saúde. Entre os principais impactos está a síndrome de Burnout, um quadro de exaustão física e mental extrema que já afeta cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho”, finalizou Fontaine Araújo, presidente do CRTR16.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *