27 de agosto de 2025

IMG 20250827 WA0261

Prefeito Felipe Menezes realiza sonho antigo dos lajenses com entrega da UPA

   Após quase 15 anos de abandono, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Edivan Secundo Lopes finalmente será inaugurada em Lajes. A obra, paralisada desde 2010 por inconsistências na prestação de contas com a Caixa Econômica Federal, recebeu novo impulso com a gestão do prefeito Felipe Menezes (MDB).

   A inauguração está marcada para esta sexta-feira (29) e contará com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT), do secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, da secretária municipal de Saúde, Leyllane Menezes, além de outras autoridades locais.

Resgate de uma obra esquecida

   “Tivemos que destravar o antigo contrato junto à Caixa e investir cerca de R$ 1 milhão de recursos próprios, além do apoio de recursos federais. Foi uma luta árdua, mas conseguimos colocar a obra de volta nos trilhos”, explicou Leyllane Menezes, secretária municipal de Saúde.

Estrutura moderna e atendimento ampliado

   A UPA inicia os atendimentos à população no dia 1º de setembro. Classificada como UPA tipo I, a unidade terá capacidade inicial para 150 atendimentos diários, oferecendo suporte laboratorial, raio-X, eletrocardiograma e equipe especializada. A estrutura também conta com uma base fixa do SAMU, reforçando a rede de urgência e emergência.

   O prefeito Felipe Menezes celebrou a realização do sonho antigo da população:

> “É um momento de muita alegria. Concretizamos um desejo antigo dos lajenses. Agora, nosso objetivo é ampliar a UPA para tipo II, aumentando a escala de serviços e beneficiando ainda mais a população de Lajes e região.”


Um marco para a saúde em Lajes

   Com a nova UPA, Lajes se consolida como polo regional de saúde, oferecendo atendimento moderno, humanizado e eficiente. A entrega reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade, a sustentabilidade e a ampliação do acesso à saúde pública para a população local e das cidades vizinhas.

Prefeito Felipe Menezes realiza sonho antigo dos lajenses com entrega da UPA Read More »

lula2347 0

Lula assina decreto da TV 3.0; novo sistema deve começar em 2026

Modelo vai mudar a forma como o brasileiro assiste TV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto de implementação da TV 3.0, considerada a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. O evento contou com a presença e o apoio de representantes das principais emissoras de televisão aberta do país.

Em breve discurso, o presidente disse que esta é uma demanda importante de sua equipe de comunicação. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou que a TV 3.0 é também uma questão de soberania nacional – o Brasil será o primeiro país das Américas a implantar a nova tecnologia.

Os representantes de associações e entidades que representam o setor, destacaram em seus discursos que o atual modelo em vigor, o da TV Digital, também foi implantado pelo presidente Lula, no seu segundo governo. O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum, participou da cerimônia, representando a TV Brasil e o campo público neste novo modelo.

Televisão do futuro
Considerada “a televisão do futuro”, a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet (broadband) à habitual transmissão de sons e imagens (broadcast), possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor, abrindo novas possibilidades de geração de receitas às emissoras.

Os novos aparelhos da TV 3.0 deverão vir de fábrica com a primeira tela apresentando um catálogo de canais de televisão abertos, o que não vem ocorrendo na interface atual das SmartTVs. Esse modelos que se conectam com a internet dão prioridade aos aplicativos de serviços de mídia sob demanda (OTT, na sigla em inglês). Com isso, os canais abertos acabam sem visibilidade, como destacou o ministro.

Uma das principais inovações da TV 3.0 é justamente sua interface baseada em aplicativos, em que as emissoras terão condições técnicas de passar a oferecer, além do sinal aberto já transmitido em tempo real, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outras possibilidades.

A migração deverá ser gradativa, começando pelas grandes cidades, como foi com a TV digital.

Padrão técnico
No ano passado, os membros do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), entidade responsável pela nova geração, recomendaram ao governo federal a adoção do sistema ATSC 3.0 (do inglês, Comitê de Sistema Avançado de Televisão) como padrão técnico para a evolução tecnológica da TV digital.

Foto: Lula Marques
Fonte: Agência Brasil

Lula assina decreto da TV 3.0; novo sistema deve começar em 2026 Read More »

IMG 20250827 WA0211

Casa da Ribeira lança oficialmente a Sala de Exibição e realiza o “+Festival Originalidades” nesta sexta e sábado

Programação gratuita – Festival conta com a exibição de 24 filmes, sendo 20 curtas e quatro longas-metragens

Natal volta a ter uma sala de exibição de rua. Depois de mais de duas décadas, a cidade celebra, nesta sexta-feira (29), o lançamento oficial da Sala de Exibição Casa da Ribeira, um espaço que promete posicionar a instituição como um polo de difusão do audiovisual no Rio Grande do Norte. Para marcar ainda mais este momento, a Casa realiza o +Festival Originalidades, programação gratuita que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, com a exibição de 24 filmes: 20 curtas e quatro longas-metragens (nacionais e internacionais).

O Festival é um convite à reflexão sobre a potência do cinema enquanto ferramenta de resistência, memória e expressão. Dividida em quatro eixos temáticos: indígena, negro, mulheres e LGBTQIAPN+, a mostra reúne produções que dão visibilidade a narrativas historicamente silenciadas e reafirmam o cinema como território de pluralidade e transformação.

As sessões, nos dois dias, acontecem em dois horários, 14h às 18h e 19h às 22h e são compostas por bate-papo, exibição de curtas e de longas. Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão.

SEXTA-FEIRA (29/08)

Bate-papo +Cinema Indígena: “A Atual Produção Indígena no Audiovisual” com Geyson Fernandes e Priscilla Vilela.

14h às 18h – Mostra +Cinema Indígena: curtas Javyju – bom dia, Corraveara, Ixé Iandé (eu, nós), Goela Abaixo, Minha câmera é minha flecha.

Exibição do longa – Sekhdese (PE, 2023), de Alice Gouveia e Graciela Guarani – Mostra +Cinema Indígena;


Bate-papo +Cinema Negro “Cinema Negro Feito por Gente Negra” com Gabriel Soares e Gaby Adaayo.

19h às 22h – Mostra +Cinema Negro: curtas Jóias de Orixá, Mar de Dentro, Sankofa, O Céu Não Sabe o Meu Nome, A Menina que Queria Voar.

Exibição do longa – As Dores do Mundo: Hyldon (RJ, 2025), de Emilio Domingos e Felipe David Rodrigues – Mostra +Cinema Negro;

SÁBADO(30/08)

Bate-papo +Mulheres no Cinema “A Ascensão do Cinema Feito por Mulheres” com Dênia Cruz e Múcia Teixeira.

14h às 18h – Mostra +Mulheres no Cinema: curtas Ocorrência, Deságua, À Borda da Vida, Lagrimar, Canto de Acauã.

Exibição do longa – Manas (Brasil, 2024), de Marianna Brennand – Mostra +Mulheres no Cinema;


Bate-papo +Cinema LGBTQIAPN+ “A Potência das Narrativas de Gênero no Cinema” com Luá Alves Belli e Marcone Soares.

19h às 22h – Mostra +Cinema LGBTQIAPN+: curtas Eu não sei se vou ter que falar tudo de novo, Mãe, Marcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência, Melatonina, Como Nasce um Rio.

Exibição do longa – Orlando, Minha Biografia Política (França, 2023), de Paul B. Preciado – Mostra +Cinema LGBTQIAPN+.

Com uma curadoria sensível às questões socioculturais, o +Festival Originalidades convida o público a mergulhar em narrativas que atravessam afetos, territórios, ancestralidades e vozes dissidentes. Realizado com apoio do Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo n.º 01/2023, da Secult/RN, o festival reafirma a arte como força de transformação social e cultural. Mais do que uma mostra de cinema, é uma experiência de escuta, reconhecimento e encantamento.

Nova Sala de Exibição Casa da Ribeira

O lançamento da Sala de Exibição simboliza um marco para a cena cultural potiguar. Com apoio da Seleção Pública Nº 024/2023 – Lei Paulo Gustavo da Prefeitura do Natal, a Casa investiu em um processo de modernização e adquiriu equipamentos de ponta: projetor 4K de altíssima definição e sistema de som imersivo surround, que colocam o espaço em nível comparável às melhores salas de cinema do país.

Além da qualidade técnica, o público poderá desfrutar do conforto já reconhecido da Casa da Ribeira: poltronas acolhedoras, climatização adequada e acústica elogiada por especialistas. Instalado em um prédio histórico tombado, no coração de Natal, o espaço une tradição e inovação, oferecendo uma experiência audiovisual completa.

Desde 2003, Natal não contava com uma sala de exibição de rua. O retorno, agora marcado pelo +Festival Originalidades, reafirma a vocação da Casa da Ribeira em dialogar com a diversidade cultural, ampliar o acesso à arte e consolidar-se como espaço de experimentação, encontro e difusão do audiovisual no Nordeste.

Para mais informações, detalhes e programação completa, acesse @casadaribeira

Casa da Ribeira lança oficialmente a Sala de Exibição e realiza o “+Festival Originalidades” nesta sexta e sábado Read More »

IMG 20250827 WA0203

Liquida Natal começa nesta quinta-feira com grandes descontos e prêmios

A 24ª edição do Liquida Natal, maior campanha de promoção do comércio da capital e Região Metropolitana, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) foi lançada hoje, e tem início oficial amanhã,28/08 com descontos e prêmios para consumidores, vendedores e lojistas.

Serão 11 dias de promoção no comércio de rua e shopping de Natal e região metropolitana. Até o dia 07 de setembro, a cada R$ 50 em compras, o consumidor ganha um cupom para concorrer aos prêmios, 02 caminhões de prêmios e 02 carros elétricos BYD.

Presente no calendário comercial da cidade, a Liquida Natal é uma ação consolidada que fortalece o comércio local, estimula as vendas em um período de entressafra e contribui diretamente para a geração de empregos. “A Liquida Natal acontece no período de entressafra das vendas, quando o comércio precisa de estímulo para atrair consumidores. Sabemos que descontos e prêmios tem um apelo forte junto ao consumidor, tanto que este ano decidimos investir mais na premiação, e vamos sortear dois carros e dois caminhões de prêmios. Acreditamos que além dos descontos os prêmios vão animar os consumidores a fazer compras neste período”, afirmou o presidente da CDL Natal José Lucena.

Durante o lançamento da edição 2025, o prefeito Paulinho Freire destacou a relevância do evento e o apoio da gestão municipal. “A Prefeitura entrou apoiando, inclusive com recursos, porque reconhece o impacto do Liquida Natal para a nossa cidade neste período de entressafra. Sabemos que é um evento que mobiliza a cidade, movimenta a economia e contribui para a geração de empregos, já que o consumo tende a aumentar. Não tenho dúvidas de que esta edição será um grande sucesso.”

Uma novidade desta edição é que a CDL Natal doou ao Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Natal kits da Liquida para serem entregues a lojistas que não conseguem adquirir o kit, e assim oportunizar mais empresas a participar da campanha. “Nesta edição estamos ampliando a participação dos lojistas de diferentes perfis e portes, desde o pequeno comerciante, como o seu Zé da mercearia, até a dona Maria que vende salgados, todos estão incluídos. Isso gera impacto positivo na economia local, amplia o alcance da campanha e torna o Liquida cada vez mais democrático e acessível.” enfatizou Lucena.

Liquida Natal começa nesta quinta-feira com grandes descontos e prêmios Read More »

IMG 20241230 WA0156

Câmara Municipal aprova campanha de conscientização sobre doença venosa crônica em Natal

A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei que institui a Campanha de Conscientização sobre a Doença Venosa Crônica, de autoria do vereador Chagas Catarino (UB). A iniciativa busca ampliar o acesso à informação, estimular a prevenção e garantir maior atenção no tratamento das varizes, enfermidade que atinge de forma significativa as mulheres.

De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, entre 2013 e 2022 mais de 529 mil mulheres foram internadas para tratamento de varizes no Brasil. O estudo aponta que a cada hora, em média, seis brasileiras precisam de cirurgia na rede pública em decorrência da doença.

Os números revelam ainda que 76% dos 695 mil casos registrados no período ocorreram em pessoas do sexo feminino. Embora muitas vezes tratadas como uma questão meramente estética, as varizes representam um problema de saúde pública: causam dor, desconforto, sensação de peso nas pernas e podem evoluir para complicações mais graves, como flebite, trombose, úlceras e até mesmo risco de invalidez.

A pandemia da Covid-19 agravou o cenário, ao represar atendimentos e atrasar diagnósticos e tratamentos. Milhares de mulheres seguem sofrendo com a doença sem acompanhamento médico adequado, o que torna a campanha um instrumento de relevância social e de saúde.

Para o autor da proposta, a aprovação é um marco importante para a capital potiguar:

“Estamos falando de saúde pública, de qualidade de vida e de dignidade. As varizes não são apenas uma questão estética: são uma doença venosa crônica que precisa ser tratada com seriedade. Com a aprovação deste projeto, Natal dá um passo à frente para conscientizar, prevenir e cuidar das mulheres que mais sofrem com esse problema. Esse é o papel da nossa missão pública: cuidar das pessoas que mais precisam”, destacou o vereador Chagas Catarino.

Um passo a mais pela saúde da mulher

A campanha, quando transformada em lei, terá como objetivo central promover ações de informação e orientação à população, além de estimular a prevenção e a busca por tratamento precoce.

Com a medida, Natal passa a integrar o grupo de cidades brasileiras que têm como prioridade enfrentar doenças venosas crônicas de forma estruturada e contínua, assegurando mais cuidado e atenção à saúde feminina.

Câmara Municipal aprova campanha de conscientização sobre doença venosa crônica em Natal Read More »