Ação acontece na tarde desta sexta, na Zona Norte, dentro da campanha Setembro Verde
A Avenida Itapetinga vai ser palco de uma importante mobilização na tarde desta sexta-feira, dia 5. Quem passar pelo local vai encontrar uma grande estrutura e muita gente disposta a conversar sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Representantes de associações e ONGs que militam em prol das pessoas com autismo, síndrome de down, deficiência visual, e doenças raras, entre outras, estarão presentes no “Pit Stop da Inclusão”. “A ideia do pitstop é dar visibilidade à luta da pessoa com deficiência e às associações que lutam diariamente pela nossa inclusão. A sociedade precisa conhecer, valorizar e apoiar o trabalho delas, que na maioria das vezes é realizado com muitas dificuldades”, diz o vereador Tércio Tinoco, organizador do Setembro Verde em Natal.
Segundo o IBGE, 21,2% dos domicílios potiguares têm pelo menos uma pessoa com deficiência. É mais que as médias brasileira (16,8%) e nordestina (20,4%). “Quando não tem oportunidades de estudar, trabalhar e levar uma vida minimamente normal, essas pessoas acabam virando um ‘peso’ para as famílias. É isso que o trabalho de muitas dessas associações e ONGs evita”, explica o vereador. Uma dessas associações é a Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), que este ano completa três décadas de atuação na inclusão das PCDs por meio do esporte.
“Nós somos referência no paradesporto nacional e temos atletas reconhecidos até internacionalmente. E um evento como esse é importante para que mais pessoas com deficiência conheçam nosso trabalho e saibam que o esporte pode ser uma ferramenta transformadora na vida delas. Já vi muita gente sair da depressão e ganhar o mundo com o esporte”, diz Dário Gomes, presidente da Sadef. O Pit Stop da Inclusão acontece a partir das 15h, na frente da farmácia Farmaciaria.
Serviço
Pit Stop da Inclusão
Sexta, 05/09 – 15h
Avenida Itapetinga, Potengi (em frente a Farmaciaria)