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Natal entra no mapa dos grandes investimentos em mobilidade urbana do país

Um novo estudo elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades coloca a Região Metropolitana de Natal entre as principais beneficiadas por um ambicioso plano nacional de mobilidade urbana. O levantamento aponta 187 projetos de transporte coletivo em 21 regiões metropolitanas brasileiras, com investimentos previstos de cerca de R$ 430 bilhões para os próximos anos.

O estudo, chamado Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), prioriza a modernização de sistemas de média e alta capacidade, com foco em sustentabilidade, redução de custos e melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. A distribuição estimada dos recursos inclui:

  • R$ 230 bilhões para expansão de metrôs
  • R$ 105 bilhões para VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)
  • R$ 80 bilhões para corredores de ônibus tipo BRT
  • R$ 31 bilhões para trens
  • R$ 3,4 bilhões para faixas exclusivas de ônibus

Impacto direto nas cidades

De acordo com o estudo, a implantação dos projetos pode reduzir em 10% o custo da mobilidade urbana, além de gerar ganhos expressivos de produtividade com menor tempo de deslocamento e ampliação do acesso a empregos e serviços públicos. A expectativa é também reduzir 8 mil mortes no trânsito até 2054 e evitar 3,1 milhões de toneladas de CO₂ por ano, o que equivale à preservação de uma área de floresta amazônica cinco vezes maior que o município do Rio de Janeiro.

Sustentabilidade e parcerias

Os investimentos devem ocorrer por meio de modelos de parceria público-privada (PPP) e outras formas de cooperação federativa. Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o estudo abre caminho para um novo ciclo de desenvolvimento urbano.

“Queremos cidades mais conectadas, com transporte eficiente, seguro e menos poluente”, destacou.

O ministro das Cidades, Jader Filho, reforçou que o foco está nas pessoas:

“Investir em transporte coletivo limpo é investir em qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.”

Além de Natal, o ENMU contempla capitais e regiões metropolitanas como Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Belém, entre outras. O plano deve orientar políticas e projetos públicos de mobilidade nas próximas décadas, consolidando uma nova agenda de transporte urbano para o Brasil.

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