IMG 20260122 WA0077

Investimentos históricos em segurança pública reduzem a criminalidade no RN

Volume recorde de recursos aplicados nos últimos anos fortaleceu sistema de segurança e contribuiu para redução da criminalidade

O Rio Grande do Norte investiu mais de R$ 500 milhões em segurança pública entre 2019 e 2025, que resultaram em redução expressiva na criminalidade. Em 2025, por exemplo, o RN alcançou a segunda maior redução de mortes violentas intencionais (CVLI) dos últimos 15 anos, consolidando uma trajetória histórica de queda na criminalidade no estado.

Segundo dados consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e fornecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram registradas ao longo de 2025 853 mortes violentas em todo o território potiguar.

De acordo com a série histórica iniciada em 2011, o RN saiu de um pico de violência em 2017 — considerado o ano mais violento da história recente, com 2.272 crimes. Na comparação com esse período, a diferença representa uma redução de 1.419 mortes, o equivalente a uma queda de aproximadamente 62,6% em relação ao pior momento da série.

Estes dados foram apresentados nesta quarta-feira (21) à governadora Fátima Bezerra na reunião quadrimestral do Plano Estadual de Segurança Pública. “Esta é a maior aplicação da história de recursos no sistema de segurança pública do Estado e inclui investimentos em equipamentos, veículos, instalações físicas e capacitação”, afirmou o secretário da Sesed, Francisco Araújo, acrescentando que neste montante não está contabilizado o pagamento de salários e diárias.

Foto: Joana Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *