O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) se encontra participando de ações integradas com foco em atividades educativas direcionadas a ampliação da segurança viária. Diariamente estão ocorrendo intervenções de conscientização para o trânsito nos municípios que compreendem a região metropolitana de Natal. Nesta quarta-feira (14), o Comando Integrado Educativo visita a cidade de Nísia Floresta, onde acontece uma nova blitz com orientações sobre segurança de pedestres, motoristas e motociclistas.
A missão do Detran é atuar reforçando medidas educativas que possam prevenir e reduzir acidentes no tráfego das cidades que compõem a região metropolitana. A meta é diminuir o número de pessoas feridas, mortas ou sequeladas que chegam ao sistema de saúde pública do RN, já que dados divulgados pela Direção do Hospital Walfredo Gurgel apontam para uma ampliação de quase 17% no atendimento a motociclistas vítimas, durante o mês de agosto deste ano em relação a média anual.
Durante as blitzen são realizadas abordagens onde os técnicos passam informações importantes sobre direção defensiva, respeito aos limites de velocidade e a sinalização viária, alertam para a relação álcool e direção como fator causador de acidentes, distribuem material educativo com explicações de conduta segura no trânsito, entre outras.
Um dos pontos apresentados nas intervenções educativas é a simulação de acidente de trânsito, onde é utilizado um boneco que figura como motociclistas. A ação é conduzida por técnicos da Cruz Vermelha e tem o objetivo de chamar a atenção dos motoristas, principalmente motociclista que são as maiores vítimas no trânsito. A simulação foi realizada ontem (12) no trânsito de São Gonçalo do Amarante, onde foi deflagrada a terceira atividade preventiva de acidentes neste mês.
De acordo com o subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Flávio Câmara, além de ação de quarta-feira em Nísia Floresta, serão realizadas outras quatro contemplando os municípios de Ceará-Mirim, Macaíba, Parnamirim e Extremoz. “A primeira ação aconteceu nas proximidades do Hospital Walfredo Gurgel, também já estivemos na Zona Norte e São Gonçalo do Amarante. Estamos unindo forças com as instituições que fazem parte do Projeto Vida no Trânsito objetivando um bem maior, que é a redução de acidentes e a preservação da vida”, comentou.
Além do Detran/RN, estão unidos as atividades educativas de conscientização a Secretaria Estadual de Saúde do RN (Sesap), Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Cruz Vermelha, e as secretarias de Trânsito de Natal (STTU), de São Gonçalo do Amarante (Demutran), de Parnamirim (Sesdem), Extremoz (SMTTU), de Macaíba, Nísia Floresta e Ceará-Mirim.