Fest Bossa e Jazz de Gostoso começa nesta quinta-feira com apoio do Governo Cidadão

Evento promove o desenvolvimento sustentável local integrando turismo, cultura, ações sociais e inclusão produtiva

Após uma pausa de dois anos devido à pandemia, o Fest Bossa e Jazz volta a ser realizado em São Miguel do Gostoso teve início nesta quinta-feira (14), com 12 shows gratuitos de jazz, blues, bossa e música instrumental programados até domingo (16). Pela terceira vez, o Governo do RN está apoiando o evento no município, com o montante de R$ 120 mil, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR). Os recursos estaduais foram viabilizados junto ao Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

O evento traz em sua programação desde artistas locais até grandes nomes internacionais, apresentando-se em um palco na Praia da Xêpa e em três polos espalhados por este vilarejo que vem se tornando, nos últimos anos, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

Mas além de ser um festival musical que possibilita o encontro de cantores consagrados com novos talentos, fomentando este nicho cultural, o Fest Bossa & Jazz também assume responsabilidade social ao promover palestras e oficinas socioambientais para estudantes da rede pública. A iniciativa também integra o calendário de eventos que ajuda a movimentar a cadeia turística local, gerando emprego e renda para a população.

É nessa esteira, do desenvolvimento regional sustentável, que o montante de cerca de R$ 38 milhões vem sendo investido no município ao longo dos últimos oito anos, por meio do Governo Cidadão, em oito iniciativas nas áreas de educação, abastecimento de água e esgotamento sanitário e em Subprojetos de Empreendimentos Econômicos e Solidários da Agricultura Familiar.

“Quando investimos em Gostoso, um município de alto potencial turístico, nosso objetivo é incluir neste mercado efervescente de trabalho as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, seja em um emprego formal em estabelecimentos que prestam serviços de alojamento e de alimentação, por exemplo, ou dando ferramentas para que elas possam criar um negócio próprio”, explica o secretário de Estado de Infraestrutura (SIN), Gustavo Coêlho, coordenador do Governo Cidadão.

Evolução do evento

Com o apoio do Governo Cidadão, o evento cresceu, ao longo de quatro edições – realizadas nos anos de 2015, 2016, 2019 e 2022. Da primeira para a atual edição, o público participante dobrou de 6 mil para as 12 mil pessoas esperadas nos próximos dias. “Acredito que o Festival se consolidou em Gostoso. Percebemos hoteleiros, restaurantes e comerciantes locais ansiosos e contando com as edições anuais do festival”, revela Juçara Figueiredo, realizadora do evento.

Para ela, “o financiamento do Projeto Governo Cidadão e do Banco Mundial foi fundamental para deslancharmos e anunciarmos a realização do festival este ano; é um grande parceiro e responsável por ter contribuído para que o Fest Bossa & Jazz tenha se tornado uma referência de evento no Brasil, compondo o calendário de eventos do Rio Grande do Norte”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *