17 de março de 2023

Governo e municípios definem ações conjuntas de segurança

Em reunião com prefeitos, Governadora Fátima Bezerra discute ações em defesa da população

O Governo do RN reuniu no final da manhã desta sexta-feira, 17, prefeitos de todas as regiões do Estado representados pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para tratar de ações conjuntas e reforço policial no combate aos atos criminosos que vêm ocorrendo.

“Estamos muito atentos e é meu dever zelar pelo Estado. Reafirmo que tudo o que for necessário para garantir a paz e proteger a população, vamos fazer. Enfrentamos um problema que não é do Rio Grande do Norte, mas um problema nacional, porque as ordens para a violência partem de vários Estados. Então precisamos contar com a união de todos, já temos total apoio do Governo Federal e precisamos que os municípios atuem em conjunto para vencermos a crise”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, ao lado do vice-governador, Walter Alves.

“Fiquem certos: não hesitaremos em tomar todas as medidas necessárias para defender a população e o patrimônio público e privado”, reforçou a Governadora aos prefeitos, secretários municipais, integrantes do sistema de segurança pública estadual, federal e municipal.

Os prefeitos concordaram em somar esforços. Álvaro Dias, prefeito de Natal, disse que toda a guarda municipal com reforço de pessoal da secretaria de mobilidade urbana vai se aliar à Polícia Militar na proteção aos transportes urbanos e à coleta de lixo, que, segundo ele, foi retomada no município.

Ficou acordado com os prefeitos que a Força Nacional de Segurança também irá atuar no interior do estado. A Governadora informou que os Estados vizinhos do Ceará e Paraíba estão enviando policiais, veículos e helicópteros para as áreas de fronteira. O secretário de segurança da Paraíba chegou no início desta tarde a Natal para tratar com a Secretaria de Segurança do RN detalhes das operações. Mais 30 viaturas com policiais da Força Nacional chegarão a Natal e se somarão às operações.

A delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, também ressaltou a crise como de Estado, não apenas do âmbito do RN, mas da federação. E pediu para a população contribuir com informações e denúncias pelos telefones 181 e 190. “Precisamos da união da sociedade contra o crime. O cidadão pode contribuir para mantermos o estado de direito e a segurança pública”.

Participaram da reunião os prefeitos: José de Figueiredo Varela (São José do Mipibu), Pedro Henrique Silva (Pedra Grande), Álvaro Dias (Natal), Reno Marinho (São Rafael), Marina Dias (Jandaíra), Luciano Santos (Lagoa Nova), Rivelino Câmara (Patu), Emídio Jr. (Macaíba), Ivanildo Albuquerque Filho (Timbaúba dos Batistas), Jussara Sales (Extremoz), Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas), Eraldo Paiva (São Gonçalo do Amarante).

Participaram os parlamentares: Natália Bonavides (deputada federal), Fernando Mineiro (deputado federal), Divaneide Basílio (deputada estadual). Também estiveram presentes Cel. Francisco Araújo (SESED), Carlos Eduardo Xavier (SET), Cel. Luiz Monteiro (CBM-RN), Ana Cláudia Saraiva (Polícia Civil), Allembert Ferreira Nunes, Sheila Freitas e Carlos Paiva (Secretaria de Segurança de Natal), Daliana Bandeira (STTU), Péricles Venâncio dos Santos (PRF) e José Torres (CMT Parnamirim).

Fotos: Raiane Miranda

Governo e municípios definem ações conjuntas de segurança Read More »

Presidente do STM reconhece politização das Forças Armadas sob Bolsonaro

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Joseli Parente Camelo, reconheceu que houve uma grande politização das Forças Armadas e um exagero de militares no Executivo durante o governo Jair Bolsonaro.

A declaração foi dada pelo tenente-brigadeiro do ar em entrevista exclusiva à coluna nesta sexta-feira (17/3), um dia após ele assumir o comando da Corte para o biênio 2023-2025.

Ao ser questionado se houve uma politização muito grande das Forças Armadas durante a gestão Bolsonaro, Camelo concordou. Entretanto, fez ressalvas.

“Houve. Mas isso, se você for ver a história, quando Deodoro foi presidente e tivemos a Constituinte, os militares foram arrastados para a política. Na década de 20, tivemos o movimento tenentista. Muitos aderiram ao Bolsonaro. Tem os radicais e tem os bolsonaristas naturais. Estamos em uma democracia, vota-se no Bolsonaro ou no Lula, vota-se em quem quiser. O que não pode é pregar o golpe”, disse.

O presidente do STM ainda afirmou ser completamente favorável à PEC articulada pelo ministro da Defesa, José Múcio, para obrigar militares a irem para a reserva, caso assumam cargos públicos.

“Apoio completamente. Acho que as Forças Armadas têm que estar dentro dos quartéis, se preparando, para a defesa da pátria, das fronteiras. O que estão propondo é, se o elemento for candidato, ele passa imediatamente para a reserva. E não poderia voltar”, afirmou.

A posição de Joseli é semelhante a dos atuais comandantes das Forças Armadas, que avaliam que a nova regra deve desencorajar impulsos aventureiros de militares atraídos para a política por ondas ideológicas.

Fonte: Metrópoles
Foto: Hugo Barreto

Presidente do STM reconhece politização das Forças Armadas sob Bolsonaro Read More »

Com apoio da GMN, Urbana retoma coleta domiciliar em Natal

Apesar da crise na segurança pública do Rio Grande do Norte, devido aos ataques realizados por criminosos desde o início da semana, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana retomou, parcialmente, nesta sexta-feira (17) a coleta domiciliar, na capital potiguar. O serviço está contando com a escolta da Guarda Municipal.

A decisão pela volta das atividades de coleta da Urbana foi tomada pelo prefeito Álvaro Dias, em reunião com secretários e auxiliares, na tarde desta quinta-feira (16), no Palácio Felipe Camarão. “Temos que retomar alguns serviços essenciais para a população e a coleta de lixo é uma delas. Faremos todos os esforços e vamos garantir a segurança dos trabalhadores com a presença da Guarda Municipal”, explicou o prefeito.

Os caminhões coletores percorrerão os principais corredores da cidade, utilizando uma frota de 30% dos veículos da Urbana. A companhia ainda pôs em disponibilidade a realização de uma força tarefa durante 24 horas para equacionar a questão do lixo que está nas ruas nesse momento. “A nossa ideia é ir, gradativamente, expandindo o roteiro da coleta no decorrer dos próximos dias até retornarmos a normalidade”, apontou Álvaro Dias.

Além da retomada das ações na coleta de lixo domiciliar de Natal, a Prefeitura dobrou o efetivo da Guarda Municipal nas ruas da cidade.  A presença desse efetivo visa a garantir também a segurança das garagens de empresas de transporte público, além de salvaguardar os veículos em circulação pelas ruas da capital. Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17), todas as viaturas da GMN estão em operação.

Com apoio da GMN, Urbana retoma coleta domiciliar em Natal Read More »

Operação Normandia prende 18 pessoas suspeitas por tráfico de drogas, assaltos e morte de policiais

Investigação aponta que o grupo repassava dinheiro para um dos chefes de facção responsável pelos ataques criminosos no RN

Uma força tarefa envolvendo policiais civis, militares e federais, desarticulou uma organização criminosa que atuava no litoral sul potiguar. Investigações apontam prática de tráfico de drogas e assaltos. O grupo também é suspeito de envolvimento na morte de agentes da segurança pública. Mandados foram cumpridos e 18 pessoas presas. Um outro suspeito foi ferido em confronto, socorrido, mas não resistiu. Armas e drogas foram apreendidas.

A Operação Normandia foi realizada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17) nas cidades de Natal, Parnamirim e Nísia Floresta e contou coma participação de 150 policias, além do apoio do helicóptero potiguar 01 do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Segundo as investigações, a organização movimentava aproximadamente R$ 150 mil por mês com tráfico e assaltos. O dinheiro era repassado para José Kemps Pereira de Araújo (Alicate), 45 anos, preso pela força-tarefa em janeiro por cumprimento de decisão judicial. Ele é apontado como um dos chefes de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte. Na última quarta-feira (14), Alicate, como é mais conhecido, foi transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, para o Presídio Federal de Mossoró, por ser apontado como um dos mandantes dos ataques criminosos que vem ocorrendo no Estado.

A Força-Tarefa Susp de Natal/RN é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed), para o enfrentamento ao crime organizado.

Vítimas da facção

Pelo menos quatro policiais foram alvos de atentados pela facção criminosa nos últimos três anos. Um policial e a esposa de um policial foram mortos.

No dia 4 de julho de 2021, o policial militar do RN, sargento Aryelton, foi assassinado em uma casa na praia de Camurupim, no município de Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal.

Um ano depois, em 31 de julho de 2022, Rosely Dantas de Carvalho, esposa do sargento Adriano, da Polícia Militar e membro da Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais da PMRN (CIOPAR), foi morta em tentativa de assalto em uma residência na praia de Camurupim, município de Nísia Floresta. O marido dela ficou baleado, mas foi socorrido e sobreviveu.

Em 19 de agosto de 2022, um policial rodoviário federal foi baleado durante assalto na praia de Barreta, litoral sul do Estado. Três homens invadiram e assaltaram uma residência. As vítimas foram dois policiais rodoviários federais e a família deles. Apesar de baleado, o agente da PRF sobreviveu.

Fotos: Sandro Menezes

Operação Normandia prende 18 pessoas suspeitas por tráfico de drogas, assaltos e morte de policiais Read More »

Associação de Comerciantes exige mais segurança para Zona Norte de Natal

Em decorrência dos atos criminosos praticados nos últimos dias no estado do Rio Grande do Norte, a ASCERN, Associação dos Comerciantes e Empresários da Região Norte de Natal, emitiu nota nesta quinta feira (16) cobrando , urgência no reforço da segurança pública para atender a nossa
região

Para o Presidente da Associação dos Comerciantes da Região Norte Bruno César, a situação provocou além do Caos, danos materiais e até atentado contra vidas.

Somos quase 400 mil habitantes nessa região. Exigimos medidas enérgicas por parte do governo
do estado, para o controle dessa situação que, além de amedrontar a população, prejudica
imensamente a classe produtiva na realização das suas atividades, completou Bruno César.

Foto: Internet

Associação de Comerciantes exige mais segurança para Zona Norte de Natal Read More »