25 de maio de 2023

50ª Exposição Agropecuária do Seridó começa nesta sexta em Caicó

A região do Seridó recebe nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28) a 50ª Exposição Agropecuária do Seridó, que será realizada no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó.

A expectativa é que cerca de 3 mil animais entre bovinos, caprinos e ovinos sejam expostos e o volume de negócios chegue a R$ 5,5 milhões. A Expo Seridó terá uma programação diversificada, com o Leilão Seridó Terra do Leite. O leilão será organizado e promovido pela EM Leilões e Terra Nova Leilões. O leilão contará com animais de alto valor genético da Emparn.

A exposição dá continuidade ao calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN) e em parceria com a Prefeitura de Caicó e associações de criadores.

Além do leilão, a programação inclui exposição de animais, julgamento de raças, torneio leiteiro, visitação de estandes, apresentações culturais e shows.

O Governo do Estado por meio da Sape/RN estará presente com um estande no qual serão apresentadas todas as potencialidades agropecuárias do estado bem como a gama de produtos e serviços que a pasta oferece aos produtores rurais. No espaço estarão representadas as inciativas feitas por Emparn, Idiarn, Emater, Idema e Igarn.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA (25)
7h – Entrada dos animais

SEXTA (26)
7h – Torneio Leiteiro
17h – Exposição de Estandes
18h – Abertura oficial
20h – Show Michele Andrade | Brasas do Forró | Hugo e Heitor

SÁBADO (27)
7h – Torneio Leiteiro
8h – Início do julgamento de caprinos e ovinos
19h- Leilão Seridó Terra do Leite
20h – Show Waldonys | Rodolfo Lopes | Placillio Diniz
22h – Show com Geraldão e banda

DOMINGO (DIA 29)
Continuação do julgamento dos animais
8h – Continuação de julgamento e classificação de caprinos e ovinos
12h -Término do evento

50ª Exposição Agropecuária do Seridó começa nesta sexta em Caicó Read More »

Fátima convoca Fórum de Governadores a liderar debate sobre reforma tributária

Governadora defende modelo de tributação mais justo e moderno focado no bem-estar da população e no crescimento do País

“O debate sobre a reforma tributária não pode se limitar à simplificação de impostos. Isso é importante e necessário, mas precisamos ter coragem de tocar na essência dessa reforma, que é a questão da renda e do consumo”, propôs a governadora Fátima Bezerra em pronunciamento na 14ª Reunião do Fórum Nacional dos Governadores, nesta quarta-feira (24) em Brasília, na qual convocou o fórum a liderar o debate e defendeu um novo modelo, mais justo e moderno, que não penalize os mais pobres. “O Brasil, ao contrário de países desenvolvidos, fez uma escolha errada, equivocada, que é o imposto recair com todo peso no consumo e não no patrimônio e na renda.”

Fátima defendeu uma reforma que leve o Brasil a retomar sua pujança, competitividade e nível de crescimento. “Temos de dar um passo além, adotar o princípio da progressividade, sob pena de a gente ficar se perguntando: cadê o financiamento adequado para que os estados possam cumprir sua função social? Essa é a agenda mais importante para o Brasil, é urgente e inadiável. Precisamos fazer as mudanças necessárias.”

Ao definir o sistema atual de tributação como anacrônico e promotor de desigualdade social e regional, a governadora do Rio Grande do Norte destacou o papel que os governadores podem e devem ter no processo: “nós estamos sendo convocados a deixar esse legado para o País, para as futuras gerações.”

Com base no debate realizado em edições passadas do Fórum, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, apontou os aspectos de convergência e de preocupação dos governadores sobre a reforma. Os pontos de concordância são os seguintes: imposto sobre consumo único, tributação do destino, não cumulatividade, imposto sobre valor agregado (IVA) único ou poucas alíquotas, transição longa das receitas, manutenção das exceções da Zona Franca e do Simples Nacional e o Fundo do Desenvolvimento Regional. Já entre as preocupações, o governador do Piauí destacou o tratamento diferenciado do setor de serviço, do agronegócio e das grandes cidades e dos benefícios fiscais já concedidos.

Piso da Enfermagem
Com a participação dos governadores das 27 unidades federativas; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, relator da PEC 45/2019 da reforma tributária na Câmara; do secretário executivo da Reforma Tributária, Bernard Appy, e do Presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier, o Fórum teve também como tema em pauta a questão do piso da enfermagem.

Os chefes de Executivo de todo país demonstraram preocupação em como vão complementar o pagamento do piso salarial da enfermagem. No caso do Distrito Federal, há o entendimento de que os profissionais com jornada de 40 horas já estão contemplados com o piso.

Durante o debate ficou estabelecido que cada governador deverá levar o memorial produzido pelo Colégio Nacional de Procuradorias-Gerais dos Estados e do DF (Conpeg) para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), que julga nesta semana a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7222 sobre o piso da enfermagem. “O Conpeg vai encaminhar os memoriais e vamos fazer esse trabalho junto aos ministros” defendeu o governador do Distrito Federal e coordenador do Fórum, Ibaneis Rocha.

O STF julga nesta semana a decisão liminar do ministro Roberto Barroso que restabelece o piso do pessoal de enfermagem. Essa análise diz respeito à Ação Direta de Inconstitucionalidade 7222 e os ministros têm até sexta-feira (26) para julgar o caso em sessão virtual. Até o momento, os ministros Roberto Barroso e Edson Fachin votaram pelo restabelecimento do piso.

Em julho de 2022, o Congresso Nacional aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para estabelecer o piso salarial de R$ 4.750 aos enfermeiros. No mês seguinte, a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) protocolou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao STF questionando a lei e afirmando que haveria prejuízos ao setor privado.

Fotos: Fábio Duarte

Fátima convoca Fórum de Governadores a liderar debate sobre reforma tributária Read More »

Natureza e saúde: Passeio ciclístico une meio ambiente e bem-estar

A pedalada será no domingo, 04 de junho, às 7h. Os primeiros 200 inscritos serão contemplados com brindes

Durante a Semana Estadual do Meio Ambiente – SEMA 2023, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema promove, no domingo, 04 de junho, às 7h, um passeio ciclístico com toda a população, de forma gratuita.

O passeio visa envolver toda a população em uma atividade saudável e sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental para o bem-estar individual e coletivo.

A concentração está prevista para às 07h do domingo (04). O grupo iniciará o percurso de cerca de 4,5 km em frente à Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo, com encerramento no Parque das Dunas.

Os interessados já podem se inscrever gratuitamente no site idema.rn.gov.br. Os primeiros 200 inscritos serão contemplados com brindes. O passeio ciclístico contará com trio elétrico, aluguel de bicicletas, Aulão de Fit Dance e sorteio de brindes.

O evento conta com o apoio da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), do Departamento de Trânsito do RN (Detran), do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Água Mineral Santa Maria, da Subsecretaria do Esporte e do Lazer (SEL/SEEC), Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN, Natal Reciclagem e Circular Brain.

“Uma população saudável depende de um ambiente saudável. Cuidar da natureza é cuidar da nossa própria saúde. Uma ação voltada para os entusiastas do ciclismo e defensores do meio ambiente. Pensamos em uma atividade que possa reunir os diferentes públicos, voltada para crianças e adultos de todas as idades, todos em prol da mesma causa”, afirmou a subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley.

Meio ambiente e saúde

A preservação dos recursos naturais, a redução da poluição e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para garantir um ambiente propício à saúde. Além disso, a conexão com a natureza e a possibilidade de desfrutar espaços verdes têm benefícios comprovados, como a redução do estresse, o estímulo à atividade física e a melhoria da saúde mental.

O bem-estar da população, por meio da promoção de uma vida saudável e sustentável, faz parte do Terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Saúde e Bem-Estar, que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Serviço:

Passeio Ciclístico #PedaladaEcológica

Data: 04/06 (domingo)

Horário: 07h

Concentração: Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, Lagoa Nova.

Percurso: Centro Administrativo até o Parque das Dunas

Fotos: Danny Nunes

Natureza e saúde: Passeio ciclístico une meio ambiente e bem-estar Read More »

SMS Natal desenvolve projeto de qualificação para Agentes de Endemias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizam o Curso de Atualização dos Agentes de Endemias do Município de Natal. 

O projeto tem a intenção de atualizar os agentes quanto às principais zoonoses emergentes e reemergentes no município, além de discutir sobre os novos conceitos, tecnologias e ferramentas de vigilância e controle desenvolvidas pela comunidade científica brasileira e internacional que possam auxiliar no gerenciamento das endemias no território.

O curso aborda temas como raiva, leishmaniose, esporotricose, leptospirose, animais venenosos e peçonhentos e esquistossomose, para os mais de 230 agentes que desenvolvem os trabalhos de campo da UVZ. “O aperfeiçoamento dos Servidores nas mais variadas temáticas possibilita uma melhoria no serviço, atendimento ao usuário, além de uma vigilância e controle de vetores e agravos mais oportuna”, comenta Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Ao todo são cinco turmas divididas pelos distritos sanitários da cidade, que se reúnem em encontros quinzenais para discutir sobre uma diferente zoonose. As atualizações acontecem desde 17 de abril, com previsão de conclusão para agosto.

SMS Natal desenvolve projeto de qualificação para Agentes de Endemias Read More »

Ministério da Saúde aprova proposta de implantação do Centro Especializado em Reabilitação em Currais Novos

O Ministério da Saúde apresentou parecer favorável para a implantação do CER – Centro Especializado em Reabilitação em Currais Novos, um espaço que deverá atender pessoas com deficiência física e com deficiência intelectual e múltipla e será uma grande conquista para as políticas públicas de saúde para as pessoas com deficiência de Currais Novos e de municípios da região. Em reunião na manhã desta quarta-feira (24), o Prefeito Odon Jr e a Vice-Prefeita Ana Albuquerque, receberam a Presidente da APAE de Currais Novos, Ivaneide Nóbrega e a Assistente Social da APAE, Chanklea Aragão, para discutirem sobre a implantação do CER.
“Mais uma passo foi dado para Currais Novos sediar o CER em uma Cooperação entre a Prefeitura de Currais Novos e a APAE de Currais Novos, pois saiu a aprovação da proposta no Ministério da Saúde para que Currais Novos possa sediar o serviço na atual sede da APAE”, comentou o Prefeito.

A próxima etapa será a liberação da portaria de habilitação do Ministério da Saúde para que o serviço venha a ser efetivado com financiamento do Governo Federal. “Estamos mobilizando a Governadora Fátima e a Secretária Estadual de Saúde, Dra. Lyane, que estão em Brasília, para reforçarem nosso pleito junto ao Ministério da Saúde”, comentou Odon Jr.

Ministério da Saúde aprova proposta de implantação do Centro Especializado em Reabilitação em Currais Novos Read More »