Sistema moderniza e digitaliza informações de pacientes e deve chegar a todos os hospitais estaduais até o fim de 2024
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP + RN) alcançou a marca de mais de 10 mil atendimentos registrados, após 140 dias em operação em hospitais da rede estadual do Rio Grande do Norte. Foram criados mais de 6.700 prontuários, envolvendo cerca de 560 profissionais de saúde. A nova ferramenta implantada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) proporciona maior segurança, agilidade e eficiência na gestão do cuidado e dos serviços de saúde, com foco na completa atenção ao paciente, passando pelo pronto-socorro e atendimento ambulatorial até a internação.
“Esse número representa mais um avanço na modernização dos atendimentos em nossa rede. O objetivo é dar mais transparência, segurança e agilidade nos atendimentos, melhorando cada vez mais o serviço destinado à população. Ao fim, vamos chegar com o PEP + RN em toda rede de hospitais da Sesap”, destacou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.
O PEP + RN é uma plataforma destinada ao registro digital e integrado dos dados de saúde dos pacientes. Sua implementação faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) da Sesap e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN.
Atualmente o prontuário eletrônico vem sendo utilizado nos hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e no Hospital da Mulher, em Mossoró. A ideia é expandir o uso dessa ferramenta para 21 hospitais da rede estadual até o final de 2024. A próxima unidade a ser contemplada será o Hospital Geral João Machado, com implantação prevista para 2 de outubro.
“O objetivo é fortalecer a qualidade do cuidado e segurança do paciente, por meio da integração, monitoramento inteligente e transparência de todas as jornadas de atendimento, integrando os profissionais da linha de cuidado e colocando o paciente como centro do processo”, explicou Fernando Lucas, pesquisador do LAIS e gerente do PEP + RN.
Benefícios do PEP + RN
O PEP + RN é uma das ferramentas desenvolvidas no projeto “Gestão e Transparência na Saúde Pública do Rio Grande do Norte”, trabalhando integrado a outros sistemas como o Regula RN e o RN+ Vacina. Entre os benefícios destacam-se o monitoramento integrado da evolução clínica do paciente, a gestão eficiente da prescrição segura de medicamentos, o acompanhamento pela vigilância epidemiológica, o gerenciamento integrado das análises clínicas e exames de imagem, a padronização e eficiência em evoluções multidisciplinares e uma maior eficiência na gestão do cuidado e assistência do paciente.