14 de setembro de 2023

Presidente Lula sanciona lei que concede auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quinta-feira (14) a lei que garante o pagamento, por até seis meses, de auxílio-aluguel a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que precisam ser afastadas do lar. O texto inclui o benefício entre as medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha.

A medida possibilita que as vítimas encontrem moradia e guarida adequadas quando se depararem com situações de ameaça, hostilidade e violência que tornem necessária a saída de seus lares. “É mais um instrumento dentro da Lei Maria da Penha que vem garantir mais direitos para as mulheres”, resumiu a ministra das Mulheres em exercício, Maria Helena Guarezi.

“Muitas vezes, as mulheres não têm para onde ir. Às vezes, elas vão para a casa de um parente, mas não têm espaço ou não podem ficar na casa de um parente. E essa lei veio para beneficiar todas essas mulheres. É bem importante porque a maioria das mulheres está nessa situação”, completou a ministra em exercício.

O pagamento do auxílio-aluguel será concedido por um juiz e financiado por estados, municípios e o Distrito Federal, por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Fundo de Assistência Social.

O valor da assistência a ser concedida vai depender das condições de vulnerabilidade em que cada vítima se encontra e do município em que ela vive.

CENÁRIO — A sanção da lei é uma das ações do Governo Federal que busca mudar o cenário de crescimento da violência contra a mulher no país. Em 2022, as agressões em contexto de violência doméstica aumentaram 2,9%, totalizando 245,7 mil casos, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


As ameaças cresceram 7,2%, resultando em 613,5 mil casos; e os acionamentos ao 190, número de emergência da Polícia Militar, chegaram a 899,4 mil ligações, o que significa uma média de 102 acionamentos por hora. Já os feminicídios cresceram 6,1%, resultando em 1.437 mulheres mortas em 2022.

Foto: Ricardo Stuckert

Presidente Lula sanciona lei que concede auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica Read More »

Casa da Estudante é entregue após obras de recuperação

É a primeira vez que uma obra desse porte é realizada desde a construção do prédio, que data de 1926

Nesta quarta-feira (13), Gustavo Coêlho (secretário da Infraestrutura) e Gabriel Medeiros (subsecretário de Juventude da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos) realizaram a vistoria final das obras de recuperação da Casa da Estudante, em Natal. O Governo do Estado investiu cerca de R$450 mil na reforma e requalificação do imóvel que, pela primeira vez desde a sua construção, recebeu uma intervenção desse porte.

O prédio, que passou a abrigar mulheres estudantes de todo o estado a partir de 1977, foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 2004. Durante a pandemia de Covid-19, com a necessidade de isolamento social e a adoção do modelo de aulas remotas, as estudantes que moravam no local retornaram para suas cidades de origem e a Casa acabou ficando desocupada.

Mesmo não sendo um equipamento público e tendo sua gestão realizada por associações estudantis, o Governo do Estado reconhece a importância e a relevância do serviço prestado por espaços como as Casas de Estudante e, por isso, realizou tal intervenção para evitar a deterioração do local. “Mais uma ação do governo Fátima Bezerra em defesa da Educação do Rio Grande do Norte, que envolveu três secretarias (SIN, SEMJIDH e SEEC) e traz mais cidadania e dignidade para a nossa juventude”, afirmou Gustavo Coêlho.

A obra recuperou aspectos estruturais do prédio, tais quais instalações elétricas e hidráulicas, além de realizar a reforma das fachadas e de todos os cômodos, garantindo a capacidade de disponibilizar 72 vagas de alojamento. “Essa obra tem uma importância enorme, é recuperar um patrimônio das jovens mulheres potiguares e esse espaço para a garantia da permanência estudantil. Muita alegria de receber essas chaves e agora é esperar os próximos momentos de recebimento do mobiliário, terminar de equipar e deixar pronta para uso das estudantes potiguares”, destacou Gabriel Medeiros.

O processo licitatório para mobiliário e equipamentos está em curso, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), e a previsão é que a Casa da Estudante volte a funcionar como moradia estudantil a partir do início do ano que vem. Enquanto isso, a expectativa é ocupar o local ainda esse ano com ações de formação e capacitação voltadas para a juventude.

Foto: Mariana Jardim

Casa da Estudante é entregue após obras de recuperação Read More »

Sinduscon/RN divulga Custo da Construção Civil no RN em agosto

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN) divulgou o Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado. Em agosto, o valor chegou a R$ 1.959,55, um incremento de 0,30% em relação a julho.

O valor referente ao metro quadrado, leva em consideração o Padrão Médio R8N – métrica que se refere a um edifício de oito pavimentos, dois quartos, padrão normal.

O cálculo, realizado pelo Sinduscon/RN, toma como base as informações fornecidas pelas construtoras. O CUB por metro quadrado é um indicador crucial para o setor, pois monitora os custos de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas, aluguel de equipamentos, entre outros.

Foto: Internet

Sinduscon/RN divulga Custo da Construção Civil no RN em agosto Read More »