16 de abril de 2024

RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias

Semana com previsão é de céu nublado com chuvas

No Rio Grande do Norte choveu em abril de 2024, segundo mês da quadra chuvosa, até a última segunda-feira(16/4) 99,5mm, representando 70% da média esperada (146,8mm), de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). As regiões mais chuvosas, no período, são: Agreste Potiguar e Central Potiguar que já atingiram 78,8% e 70,2%, respectivamente.

Um conjunto de fatores favorecem o cenário. Entre eles a atuação do sistema meteorológico, Zona de Convergência Intertropical, associada ao aumento das temperaturas superficiais das águas do oceano Atlântico- que estão aquecidas em torno de 2°C acima da média- e a topografia do estado, com serras e outras formações rochosas que influenciam no movimento das massas de ar, que juntos favorecem a formação de nuvens com chuvas nesta época do ano.

“Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final de mês ficando dentro ou um pouco acima da média esperada”, declarou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Sobre as temperaturas, o potiguar segue sentindo mais calor. “As temperaturas, em Natal, por exemplo, já começam o dia com 25ºC e à noite por volta dos 28°C. Isso a combinação de alta umidade, em torno de 80% e baixa circulação de ventos”, disse Bristot

Previsão da semana
A previsão para a terceira semana de abril de 2024 é de céu parcialmente nublado com probabilidade de chuvas mais intensas, de quarta (17) a domingo(20), principalmente durante as madrugadas no Leste Potiguar e durante as tardes, no interior.

PREVISÃO SEMANAL DIA A DIA*
Segunda-Feira (15/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Vale do Açu e no alto oeste. Demais regiões, céu parcialmente nublado.
Terça-feira (16/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Quarta-feira(17/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Quinta-feira (18/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Sexta-feira (19/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Sábado (20/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Agreste, Vale do Açu, Região de Mossoró e no Alto Oeste, céu parcialmente nublado no Seridó.

Domingo (21/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu, Região de Mossoró e Alto Oeste, céu parcialmente nublado no Agreste e no Seridó.

RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias Read More »

Câmara aprova Lei que institui Semana de Gastronomia nas Comunidades

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal, aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira, o Projeto de Lei n.º 397/2022 que institui a Semana Municipal da Gastronomia nas Comunidades. O Projeto de Lei vai para sansão e tem como objetivo reforçar a vocação gastronômica nas Comunidades. O Projeto de Lei é de autoria do Vereador Chagas Catarino.

A Lei visa, objetivamente, estimular as atividades gastronômicas nas Comunidades, sendo essencial o incentivo destas atividades tradicionais e étnicas, através da divulgação e comercialização.

“Que a gente possa celebrar, fomentar, dar ênfase e visibilidade às delícias que nós temos nas nossas comunidades” enfatizou o Vereador Chagas Catarino.

Ao instituir uma Semana Municipal da Gastronomia, abre-se importante espaço para que as empresas do setor ganhem visibilidade, gerando benefícios como o incremento da economia e a atração de turistas. A realização de tal evento justifica-se porque, além de colocar a cultura gastronômica na vitrine, serve como uma importante ferramenta para impulsionar negócios. O turismo local e regional ficará em evidência por meio da possibilidade de divulgar festejos tradicionais, rotas turísticas, espaços culturais dedicados às tradições culinárias e outras atrações.

Entre os objetivos da proposta está o reconhecimento do trabalho realizado pelos empreendedores da área da gastronomia, responsáveis por manter viva uma das características locais mais marcantes: a qualidade e a fartura da mesa local.

O Projeto de Lei servirá também como forma de manter viva a tradição da culinária familiar, pois muitas receitas acabam-se perdendo com o tempo pela falta de incentivo de serem passadas a outras gerações, muitas vezes por falta de incentivo.

Câmara aprova Lei que institui Semana de Gastronomia nas Comunidades Read More »

AMSO-TR: municípios se reúnem em Assembleia Geral da entidade

Municípios que integram a Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) estiveram reunidos nesta terça-feira (16) em Currais Novos, na sede da entidade. A Assembleia Geral Ordinária foi realizada, com pauta cheia de deliberações em prol de melhorias dos associados.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente da AMSO-TR, Joaquim de Medeirinho, dando início à assembleia. “Satisfação em recebê-los em mais um encontro. É hora de tratar de temas importantes para os nossos municípios em uma época tão fundamental, que é o fim do primeiro quadrimestre do ano”, afirmou.

Seguindo a pauta, o chefe do executivo cruzetense e presidente da AMSO-TR conduziu os trabalhos, apresentando a possibilidade de realização de concurso público entre os municípios associados.

A Assembleia contou ainda com o lançamento do calendário de festas do turismo religioso na região e apresentação do percurso do Rally RN 1500, que passará por Acari ainda nesta semana. Esse momento foi conduzido pelo prefeito do município acariense, Fernando Bezerra.

Serra Negra do Norte ingressa no CIS/Seridó

O prefeito de Carnaúba dos Dantas e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó (CIS/Seridó), Gilson Dantas, fez uma prestação de contas do trabalho e a assembleia votou favorável ao ingresso de Serra Negra do Norte no consórcio.

AMSO-TR: municípios se reúnem em Assembleia Geral da entidade Read More »

Cresce procura de jovens por planos de assistência funeral

No RN, Morada da Paz registra que 14,5% dos titulares de plano funerário são jovens com até 25 anos

Quando chega a hora da partida de um ente querido, os familiares precisam lidar com uma série de providências que envolvem o velório e sepultamento ou cremação, além de desembolsar uma certa quantia para pagar os serviços funerários. Para otimizar este processo, entram em cena os planos de assistência funeral para quem busca se planejar e não quer ser pego de surpresa na hora do falecimento de uma pessoa querida. Engana-se quem pensa que esse planejamento é feito apenas por pessoas maduras. O mercado tem observado o crescimento da procura de jovens pelo serviço.

É o caso da vendedora Aline Vitória Mendes, potiguar de 21 anos, que recentemente adquiriu um dos planos oferecidos pela assistência funeral Morada da Paz Essencial, pensando em facilitar a vida dos seus familiares em um momento de falecimento. “Algo que me motivou bastante foi ter a garantia de que, caso aconteça algo, minha família não vai ter complicações na hora lidar com os trâmites funerários”, explica.

Morrer envolve custos. Um funeral básico custa em média R$ 2.400, sem levar em consideração as despesas com o sepultamento ou cremação. Diante disso, um planejamento financeiro se faz necessário para muitas famílias. “O planejamento é uma maneira de cuidar daqueles que amamos. Mesmo quando não estamos mais presentes, é uma forma de aliviar encargos emocionais e financeiros para os familiares. Um gesto de expressar amor e cuidado além da vida, proporcionando segurança e tranquilidade para aqueles que são mais importantes para nós”, destaca o gerente comercial do Grupo Morada, Jarlyson Rocha.

De acordo com ele, 14,5% das vidas cobertas pelo Morada da Paz Essencial, no RN, se enquadram no perfil de pessoas jovens, de 18 a 25 anos. No entanto, os clientes que mais procuram o plano ainda estão na faixa etária entre 40 a 69 anos. “O aumento nas vendas de planos funerários para jovens é atribuído a uma abordagem inovadora e sensível que adotamos. Destacamos a importância do planejamento financeiro desde cedo, oferecemos opções flexíveis e personalizadas, e adotamos uma comunicação eficaz que reflete com a realidade dos jovens”, afirma.

“O período pandêmico também contribuiu para essa conscientização do planejamento, a crise ressaltou a fragilidade da vida e incentivou a reflexão sobre o futuro, levando a uma maior consideração do planejamento. Inclusive para assuntos funerários, como parte de uma abordagem mais ampla de preparo para eventualidades”, revela Rocha.

Mesmo não pensando ainda em como será o seu funeral, Aline acredita que fez um investimento correto, no momento certo. “Todos nós podemos morrer a qualquer momento, então nessa hora tão delicada, a última coisa que eu desejo é que minha família se preocupe com qualquer burocracia. Da mesma eu não desejo passar por isso caso perca alguém da minha família, por isso todos que moram comigo são meus dependentes no plano”, afirma a jovem.

Ao verem jovens contratando um plano funerário e se preparando para o momento da partida de um ente querido, muitas pessoas ficam assustadas e podem fazer julgamentos e críticas. “Ao contrário do que possamos imaginar, planejar nosso velório, definir em que urna desejamos ser velados, o tipo de ornamentação, se desejamos ser cremados ou sepultados e tudo que envolvem as decisões de fim de vida pode ser sinônimo de qualidade de vida e qualidade de morte. Para muitos, a garantia de que estamos partindo sem gerar pendências aos nossos parentes e amigos proporciona uma sensação de alívio e paz em nosso processo de morrer”, afirma a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Simône Lira.

Segundo ela, os jovens também devem se preocupar e se “preparar” para a morte. “Quando pensamos em nossa morte e os desejos para esse momento, estamos honrando cada instante de nossa existência e atuando ativamente em nossa história biográfica até os últimos instantes de nossa ‘escrita’”, expressa a profissional.

A psicóloga diz que falar de morte é assunto para todas as idades, de forma adequada e cuidadosa, assim como falamos de nascimento e vida. “Acontece que em nossa cultura tentamos camuflar que existir enquanto ser vivo nos coloca em condição de finitude. Pessoas mais jovens não encontram espaço para falar sobre o tema como se a morte fosse algo tão contagioso que falar sobre ela a atrai para perto de nós. Talvez esqueçamos de que ela é a nossa fiel companheira desde o nosso nascimento, essa é a nossa condição de ser vivo e não uma escolha”, finaliza.


Cresce procura de jovens por planos de assistência funeral Read More »

Turismo potiguar em evidência na 10ª edição da Femptur

Feira se destaca com formato único de valorizar o turismo local

Em sua 10ª edição, a Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte (Femptur) vai acontecer nos próximos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções de Natal. O evento terá a participação de cerca de 50 municípios potiguares, o que significa quase um terço da oferta total do Rio Grande do Norte, já que o Estado reúne, ao todo, 167 municípios.

Apresentando exposição de artesanato, espaço da agricultura familiar, palco de apresentações culturais, praça da alimentação e espaço kids raiz, a Femptur estará aberta das 14h às 22h, nos dois dias. Inscrições são gratuitas, via link ou no próprio Centro de Convenções mediante rápido credenciamento.

Assim, como nos anos anteriores, haverá premiação para os três melhores estandes nas modalidades Ambientação, Originalidade e Interatividade. Todos os municípios que participarão da 10ª Femptur receberão homenagens em momento de integração do Turismo do RN, no palco principal.
Para Antonio Roberto Rocha, um dos diretores da Argus Eventos, que promove a Femptur, a feira é única neste formato em todo no Brasil. “Em geral, as feiras de Turismo pelo país mostram produtos nacionais e internacionais.

A Femptur, por sua essência, é eminentemente potiguar. Mostramos os destinos turísticos do RN, o artesanato, a cultura e a agricultura familiar, entre outros segmentos. É uma feira para o norte-rio-grandense conhecer (e valorizar) o RN”, explica.

O também diretor da Argus Eventos, Gustavo Porpino, comenta que: “A Femptur se fortalece no propósito de incentivar as viagens dentro do próprio RN, apresentando inúmeras localidades turísticas ainda pouco conhecidas!”. Segundo Porpino, destinos como Galinhos, Touros, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Lagoa Nova e Santa Cruz, ainda precisam ser visitados por boa parte dos norte-rio-grandenses”.

A Femptur tem apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sistema Fecomércio, Sebrae, Banco do Nordeste, Serhs Natal Grand Hotel & Resort, Datashow Brasil e as entidades ABIH-RN e Natal Convention e Abav-RN. Realização da Argus Eventos.

Turismo potiguar em evidência na 10ª edição da Femptur Read More »

Campo Redondo: município inaugura Centro de Atividades do SUAS

A Prefeitura de Campo Redondo inaugurou na última quinta-feira (11) o Centro de Atividade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O espaço também é utilizado pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo fundamental para o setor de assistência social do município.

O evento contou com a presença do prefeito Renam Luiz, Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Richardson Lenine, secretária adjunta, Ryzya Rejane, Sanneza Rocha que é Terapeuta Ocupacional, todos os secretários que compõem a gestão municipal. Além deles, vereadores da base e apoiadores participaram da solenidade que visa, acima de tudo, proporcionar qualidade de vida para os assistidos do município.

O prefeito Renam Luiz reforçou o objetivo da ação. “Um espaço totalmente dedicado ao bem-estar, integração e qualidade de vida. Convido que a população compareça às atividades promovidas aqui e conheça a ação desempenhada pelos grupos que vão utilizar o centro”, afirmou.

O Centro de Atividades do SUAS está localizando em Campo Redondo na Rua Manoel Campelo da Cruz.

Campo Redondo: município inaugura Centro de Atividades do SUAS Read More »