27 de junho de 2024

Governadora apresenta ações em prol de trabalhadores rurais no Grito da Terra

Fátima Bezerra reiterou o compromisso com os movimentos e com o desenvolvimento no campo

No encerramento do 21º Grito da Terra, nesta quinta-feira (27), organizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetarn), a governadora Fátima Bezerra anunciou uma série de ações e políticas públicas já tomadas em prol dos trabalhadores rurais. Ela reiterou o compromisso com os movimentos e com o desenvolvimento do campo.

Após uma reunião com representantes de entidades, que apresentaram uma série de reivindicações, a governadora Fátima Bezerra desceu a rampa da Governadoria do Estado para responder à mobilização social.

“Primeiro, eu me sinto muito à vontade de estar aqui com vocês, afinal de contas, este é meu lugar. Sempre estive ao lado de vocês, como professora, como deputada estadual, deputada federal e senadora. Eu nunca perdi um Grito da Terra. E agora, como governadora, mais do que nunca, estou ao lado de vocês. Foi no meu governo que foi criada a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf)”, disse a governadora.

Fotos: Sandro Menezes

Governadora apresenta ações em prol de trabalhadores rurais no Grito da Terra Read More »

“Calote da CSLL”: Zenaide tenta barrar legalização de “sonegação” tributária de empresas

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) trabalha para barrar a aprovação-relâmpago de um projeto de lei (PL 596/2023) que perdoa dívidas de empresas que deixaram de contribuir, por anos, com impostos devidos a título de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A parlamentar articulou apoio de colegas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na qual foi aprovado seu requerimento de realização de audiência pública para que seja revelado o rombo de arrecadação resultante da proposta.

“Ricos sonegando imposto não passarão no Parlamento! Há uma pressão por aprovação atropelada no Senado, mas pedi uma audiência pública para que seja detalhado o impacto do que sinaliza claramente ser, na prática, uma sonegação fiscal legalizada de empresas que deixaram de pagar imposto sobre lucro líquido por mais de 10 anos no Brasil. Que recado o Congresso vai passar para o país com uma proposta dessas? Que uma pessoa jurídica devedora de tributos dar calote no governo é prática que compensa!”, salienta a parlamentar.

Também assinado pelos senadores Alessandro Vieira, Lucas Barreto e Damares Alves, o requerimento de Zenaide propõe contar com a presença dos seguintes convidados na audiência pública para debater o projeto: representantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); do Supremo Tribunal Federal (STF), preferencialmente especialista em direito tributário; e da Receita Federal do Brasil.

A parlamentar ressalta ainda o prejuízo social dessa legalização de dívidas tributárias, visto que o governo federal tem buscado aumentar as fontes de arrecadação para financiar programas sociais básicos e investimentos obrigatórios na saúde, na educação, na assistência social e na segurança públicas. “O imposto que essas empresas comprovadamente não pagaram é dinheiro que falta em merenda escolar de crianças e em medicamentos para a população mais carente. Não podemos ignorar essa grave consequência, que é dar para abastados que devem imposto e tirar de quem tem direito a comida e remédio”, frisa Zenaide.

A representante potiguar no Congresso Nacional também afirma que o projeto de lei, ao dispor sobre a remissão de dívidas relativas à CSLL, penaliza o bom contribuinte. “Em nome da transparência e da justiça tributária com o empresário e a empresária que paga seus impostos de forma correta, inclusive com os micro e pequenos empreendedores que alavancam a economia e geram emprego e renda com trabalho duro, vamos jogar luz sobre esse absurdo. É isso mesmo! Algumas ricas empresas decidiram não pagar seu imposto devido, perderam na Justiça e estão quase conseguindo uma lei para validar o calote que deram nos cofres públicos”, critica a senadora.

A data da audiência será marcada pela própria CAE. Segundo o requerimento, considerando a relevância do tema para a economia nacional e os impactos fiscais decorrentes da proposição, torna-se essencial aprofundar suas discussões sobre as implicações legais e econômicas. “A realização deste debate contribuirá significativamente para o enriquecimento das discussões e fornecerá elementos cruciais para uma análise detalhada e consciente do projeto de lei em questão”, diz o texto.

“Calote da CSLL”: Zenaide tenta barrar legalização de “sonegação” tributária de empresas Read More »

Fest Bossa & Jazz celebra 15 anos com realização da sua 30ª edição que acontece na Praia da Pipa em agosto

Festival também comemora o reconhecimento como Patrimônio Cultural, Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte – evento marcado de 15 a 18 de agosto

Para coroar esta história de sucesso, com o recém reconhecimento como Patrimônio Cultural, Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei  11.706 de 10/04/2024, o Fest Bossa & Jazz, após o anúncio oficial da 30ª edição marcada de 15 a 18 de agosto, agora inicia uma série de ações digitais e físicas de divulgação da sua edição no encantador refúgio que é a Pipa, em Tibau do Sul/RN. 

Entre as ações, estão: a reforma da grande guitarra de oito metros (8m) de altura e símbolo do Festival, localizada ao lado do pórtico de acesso à Praia da Pipa e, a instalação de uma série de sinalizações anunciando as datas para todos os turistas e moradores desse que é um dos principais destinos turísticos do RN e do Nordeste.

O Festival mantém seu formato democrático e inclusivo e vai oferecer uma programação linda permeada por quatro dias de apresentações musicais de artistas e grupos locais, regionais, nacionais e internacionais, de forma totalmente gratuita, em polos diurnos e noturnos distribuídos entre a Praia do Centro e a Av. Baía dos Golfinhos. Em breve a produção dará início a divulgação de mais detalhes dos polos e as primeiras atrações confirmadas.

Um evento renomado com legados importantes nos âmbitos econômico, cultural e social. O Festival segue transformando pessoas e lugares por onde passa. Anualmente, oficinas sociais e culturais abraçam alunos da rede pública de ensino, ofertando palestras de conscientização socioambiental e, também, de iniciação musical. Nesses 15 anos de história, mais de 20 mil crianças já participaram das oficinas. Na 30ª edição, estas atividades vão acontecer no Santuário Ecológico da Pipa e em escolas públicas do local.

Estão confirmadas também as Jam Sessions, tão conhecidas pelo público do evento. Elas são responsáveis por encontros inéditos, vibrantes e até inesperados, entre músicos participantes e o público, em bares e restaurantes parceiros, sempre ao final dos shows nos polos. Será mais uma edição para ficar na história e nos corações dos amantes do Fest. Fique por dentro e não perca nenhuma novidade, siga o perfil oficial do Fest Bossa & Jazz no Instagram em @festbossajazz.

O Fest Bossa & Jazz Pipa 2024 é realizado por Juçara Figueiredo Produções com patrocínio de Ster Bom através do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Rio Grande do Norte, da Prefeitura Municipal de Tibau do Sul e com apoios de Emprotur, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Luck Receptivo e Michelle Tour.

Sobre o Fest Bossa & Jazz – 15 anos

A primeira edição do Fest Bossa & Jazz aconteceu em 2010 em Natal/RN e seu contínuo crescimento fez com que este se tornasse um dos mais importantes eventos dentro do calendário cultural anual do Rio Grande do Norte. Ultrapassando as fronteiras da cidade de Natal, a partir de 2011, o Festival passou a acontecer também na paradisíaca Praia da Pipa. Visando ampliar ainda mais o público e atingir outros municípios com apelo turístico no RN, em 2015, o Fest Bossa & Jazz tornou-se um Circuito chegando até São Miguel do Gostoso e no ano seguinte até Mossoró.

Com acesso totalmente gratuito e sempre fiel à proposta de promover o intercâmbio entre nomes consagrados e novos expoentes da música, o Fest Bossa & Jazz tem como principal objetivo divulgar e fortalecer o trabalho de artistas da música instrumental, da Bossa Nova, do Jazz e do Blues, bem como assumir a responsabilidade social de estender suas ações para além dos palcos. Na parte diurna do evento são oferecidas palestras, oficinas sócio ambientais, para crianças e jovens estudantes da rede pública, também são ministrados workshops para músicos. Com tudo isso incluindo o RN no circuito dos grandes festivais do Brasil.

Foram 29 edições realizadas desde 2010 com um público de mais de 500 mil pessoas e mais de 350 atrações musicais locais, regionais, nacionais e internacionais em lineups que contemplam estilos como Jazz, Blues, Soul, Choro, Bossa Nova e a Música Instrumental agradando aos gostos mais diversos e contribuindo para o enriquecimento cultural da população, ao mesmo tempo que movimenta a economia local de cada cidade e região visitada pelo evento.

O Fest Bossa & Jazz é uma festa completa para público, artistas, empresários, educadores e gestores públicos!

Fest Bossa & Jazz celebra 15 anos com realização da sua 30ª edição que acontece na Praia da Pipa em agosto Read More »

Circo Americano faz sessão especial para pessoas com deficiência, autismo e TDAH em Natal

Espetáculo inclusivo acontece na manhã do domingo, 30

Uma sessão com toda a magia do circo, mas adaptada para um público muito especial. É o “Espetáculo Inclusivo”, do Circo Americano, que acontece neste domingo, 30 de junho, na capital potiguar. “Nossa intenção é acolher da melhor forma esse público, por isso fazemos algumas mudanças em relação ao espetáculo convencional para garantir que crianças, jovens e adultos atípicos desfrutem da magia do circo com o conforto que eles precisam”, diz Bryan Stevanovich, diretor de marketing do Circo Americano.

No espetáculo inclusivo, os estímulos sonoros e visuais, como luzes do picadeiro e da plateia são suavizados; números como Globo da Morte ou que utilizam equipamentos que fazem muito ruído são retirados. O Circo Americano é pioneiro nesta ação de inclusão, com sessões que lotaram em outras cidades.

Nesta sessão, pessoas com deficiência, autismo e/ou TDAH não pagam ingresso, que serão disponibilizados na bilheteria do Circo. E um acompanhante tem direito à meia-entrada, como garante a Lei Brasileira de Inclusão. A sessão acontece no domingo, 30 de junho, às 10h15. O Circo Americano está montado na BR-101, ao lado da Governadoria, em Natal.

Espetáculo Inclusivo do Circo Americano
Domingo, 30/junho – 10h15
Entrada gratuita para PCD, autismo e TDAH (um acompanhante paga meia-entrada)
Ingressos para Acompanhantes: www.circoamericano.com.br ou Bilheteria do Circo (sem taxa)

Circo Americano

Em cartaz em Natal desde o início do mês, o Circo Americano traz uma proposta inovadora que une música, dança, teatro, manobras radicais e diversos efeitos especiais, tudo dentro de uma tenda de alto padrão, contando com ar-condicionado e equipamentos de última geração para proporcionar ao público o máximo de conforto e uma experiência única.

Circo Americano faz sessão especial para pessoas com deficiência, autismo e TDAH em Natal Read More »