O espetáculo infantil vai passar por cinco municípios do Rio Grande do Norte de forma gratuita.
Após passagens por Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Tibau do Sul, o Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias dá continuidade à sua programação de celebração pelos 25 anos de trajetória artística. O grupo apresenta, de forma gratuita, o espetáculo infantil Sal, Menino Mar em Natal nesta sexta-feira (29), e em Macaíba no dia 2 de dezembro. A temporada de apresentações é uma oportunidade para o público vivenciar a rica história do grupo e sua contribuição para a cena cultural local.
Criado por jovens da Escola Estadual Berilo Wanderley, o grupo tem uma trajetória consolidada no Teatro Popular, com forte compromisso com a formação cidadã por meio da arte. Fundado no pátio da escola em 1999, o Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias se firmou como um dos pilares da cena teatral potiguar, não apenas pela montagem de espetáculos de relevância, mas também pela criação do TECESol, um dos mais importantes espaços para as artes cênicas no Brasil.
Com direção e dramaturgia de Enio Cavalcante, o espetáculo Sal, Menino Mar conta com as atuações de Carol Cantídio, Giovanna Araújo e Rodrigo Bico. Na trama, Sal, um menino que mora em uma pequena praia, é apaixonado pelo mar e pelas espécies marinhas. Certo dia, ele presencia sua comunidade sendo atacada por bombas de lixo, aparentemente lançadas pelo próprio mar em direção à Vila de Pescadores onde vive. Movido por sua paixão pelo oceano, Sal embarca em uma grande aventura nas profundezas do mar para salvar os oceanos dessa misteriosa ameaça.
Um dos grandes diferenciais da Caravana do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias é o uso da Kombico, uma kombi movida a Gás Natural Veicular (GNV), um combustível mais limpo que emite significativamente menos resíduos nocivos ao meio ambiente. O GNV tem uma emissão de poluentes bem inferior à dos combustíveis fósseis tradicionais, contribuindo para a redução do impacto ambiental da turnê.
Além disso, a caravana realiza uma série de ações educativas, como uma oficina de construção de pufes com materiais reciclados e uma palestra sobre sustentabilidade ambiental, ministrada por integrantes da OSC Oceânica. A palestra aborda temas como o descarte responsável de resíduos sólidos e os impactos do lixo nos oceanos, enfatizando os danos causados pelo lixo marinho.
A Circulação conta com o apoio da Semana RN Lixo Zero, OSC Oceânica e com patrocínio do Programa Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Potigás através do Edital Natural como Fazer o Bem.
Serviço
Caravana Sal, Menino Mar – A Arte ajudando a preservar o meio-ambiente potiguar
Municípios visitados: Parnamirim, Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Tibau do Sul
Datas:
Natal – 29/11 às 10h – Local: Escola Municipal Arnaldo Monteiro
Macaíba – 02/12 às 16h – Local: Largo da Igreja da Comunidade Capoeiras
Ficha Técnica:
Direção e Dramaturgia: Enio Cavalcante
Elenco: Carol Cantídio, Giovanna Araújo e Rodrigo Bico
Técnico de Som: Yago Caetano
Designer Gráfico: Filipe Anjo
Fotografias e Vídeos: Márcio Franco
Assessoria de Comunicação: Cecí Oliveira – Comunica Ceci
Foto: Rodrigo Sena