18 de março de 2025

Semana Estadual da água é lançada no Rio Grande do Norte

Evento conta com atividades educativas, culturais, técnicas e é aberto a toda a população

A Semana Estadual da Água 2025 foi lançada nesta segunda-feira (17), no Complexo Cultural da Rampa, com a presença da governadora Fátima Bezerra. A semana de eventos tem como tema central “proteção das águas potiguares”, e marca o início de uma jornada de promoção e conscientização sobre a importância da preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos do RN.

A programação segue até 22 de março, dia mundial da água, proporcionando atividades educativas, culturais e técnicas, envolvendo a sociedade, especialistas e autoridades.

Comemorando a abertura da Semana da Água, a governadora Fátima Bezerra destacou a segurança hídrica do estado: “Avançamos muito nesses últimos anos e mostramos os resultados como o programa Água Doce, que recuperou mais de 90 equipamentos de dessalinização, garantindo que as famílias de comunidades do interior tenham acesso a água, o RN Mais Água, que trata da perfuração de poços e o programa açude mais seguros. Temos avançado cada vez mais e estamos chegando mais perto das comunidades,cuidando das pessoas, garantindo o abastecimento humano, animal, promovendo a plantação, a colheita. Isso tudo é resultado do trabalho do governo do RN”, disse.

“Ainda em abril, retornaremos o projeto do Barco Escola”, completou a governadora Fátima Bezerra, ao anunciar que junto com o IDEMA, o governo projeta o retorno do projeto que leva os estudantes de escolas públicas a passeios de navegação pelas águas do Rio Potengi, símbolo do estado do Rio Grande do Norte.

Emocionada, a governadora finalizou o discurso convocando a população do RN para a inauguração de Oiticica. “Vamos inaugurar o complexo hidrossocial da Barragem de Oiticica, o segundo maior reservatório hídrico do RN, e vamos garantir a dignidade do povo potiguar”, finalizou.

“Essa semana, governadora, eu fiz uma viagem de dois dias no Seridó. Em todas as cidades que eu cheguei, eu andei em estrada boa, cheguei em asfaltos bons.. E as pessoas que vão chegar quarta-feira, no Complexo Hidrossocial Oiticica, na Nova Barra Santana, vão chegar com estradas boas. Estradas construídas neste governo e vão encontrar a maior obra do século no Seridó, que é o Complexo Hidrossocial Oiticica. É a maior vitória do povo do Seridó, segurança hídrica, mais emprego,mais renda, mais alimento, mais dignidade humana, mais vida.”, ressaltou o diretor do IGARN, Procópio Lucena.

Paulo Varela, Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, comentou a proposta da Semana da Água do RN “teremos uma programação intensa, descentralizada e participativa, com atividades em todas as bacias hidrográficas do estado. Contaremos com o envolvimento direto da SEMARH, IGARN, IDEMA, CAERN, demais secretarias do governo, Comitês de Bacias e instituições parceiras, reforçando nosso compromisso com a gestão democrática e sustentável das águas potiguares”.

A Semana da Água de 2025 tem o patrocínio da ET Encalso, Quanta Consultoria, Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RN) e Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), além do apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Fundação José Augusto, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua), Sterbom e Receita Federal

Participaram da solenidade de abertura Auricélio Costa, secretário adjunto da SEMARH; Mary Land Brito, secretária da de Estado da Cultura; Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto; Íris Oliveira, secretária da SETHAS; Alexandre Lima, titular da SEDRAF; Cel. Araújo, secretário de Segurança Pública e da Defesa Social – SESED; Cleonice Cleusa, subsecretária de Estado da Educação; Hugo Fonseca secretário adjunto da SEDEC, Coronel Alarico, comandante da Polícia Militar – PMRN; Ten. Coronel Rosalina, cmt da Ambiental.

Inauguração da Barragem de Oiticica

O Complexo Hidrossocial Barragem Oiticica, em Jucurutu (RN), teve seu barramento principal concluído. Com capacidade para 742,6 milhões de metros cúbicos, segundo maior em volume do RN, o reservatório integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A obra custou R$ 893 milhões.

A grandiosidade da obra reside na tão esperada segurança hídrica para o Seridó, região com maior vulnerabilidade hídrica do estado, beneficiando diretamente 43 municípios e cerca de 330 mil pessoas. É um passo significativo e um feito histórico para garantir o abastecimento de água no Rio Grande do Norte, fato importante para o desenvolvimento da região e para a dignidade das pessoas que lá habitam. Vale destacar que a obra não foi apenas a da barragem, mas também contemplou obras sociais como o complexo formado pela Nova Barra de Santana, que abriga moradores que se localizavam na área inundável da barragem, além das três Agrovilas onde estão assentados pequenos produtores e trabalhadores rurais.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL DA ÁGUA 2025:

17/03: abertura oficial no Complexo Cultural da Rampa, em Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra, apresentação do cenário hídrico do estado e atrações culturais.

18/03: trilha ecológica e mutirão de limpeza na nascente do Rio Potengi, em Cerro Corá, além de exibições do projeto “Kurta na Kombi” em Lajes e Poço Branco.

19/03: Inauguração do Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu, com a presença do presidente Lula.

20/03: Eventos sobre segurança hídrica em Caicó, Portalegre e Coronel João Pessoa, incluindo a entrega do Selo Verde de Proteção da Nascente do Rio Coité.

21/03: Visita técnica à nascente do Rio Coité e trilha ao Rio Pinga, além da mesa-redonda “Água, Gênero, Interseccionalidade e Vulnerabilidade” e premiação do concurso “Inovação das Águas Potiguares”.

22/03: Encerramento com visita ao sítio histórico e ecológico Gamboa do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal, incluindo trilhas e visita à Estação de Tratamento de Efluentes.

Fotos: Carmem Felix – ASSECOM/RN

Semana Estadual da água é lançada no Rio Grande do Norte Read More »

Água de chuva não pode ser direcionada para o sistema de esgoto

Caern registra aumento de solicitações por desobstrução de esgoto, e canalização irregular está entre as principais ocorrências

As equipes da Caern, tanto em Natal quanto no interior, têm registrado intercorrências no sistema de esgoto devido à canalização irregular de água da chuva para o sistema da Companhia. A tubulação de esgotamento sanitário é de menor diâmetro, sendo projetada para receber apenas os efluentes gerados nos imóveis, não suportando a sobrecarga de águas pluviais. Com as chuvas intensas deste final de semana, o problema voltou a ser registrado.

É importante que a população não abra as tampas dos poços de visita (bueiros) do sistema, pois isso é muito perigoso. Também é fundamental registrar chamados nos canais de atendimento da Companhia para relatar problemas causados pelas chuvas, como danos ou ausência de tampas nos poços de visita. “É importante destacar que os sistemas são independentes. Diante de alagamentos, as pessoas tendem a querer direcionar água para a rede de esgoto e isso traz diversos problemas”, explica o Superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ewerton Siqueira. A água de chuva também carrega areia para o sistema de esgoto, causando ainda mais transtorno.

Normalmente, a população confunde os sistemas de drenagem com os de esgoto. A Caern opera o sistema de esgotamento sanitário, enquanto as prefeituras são responsáveis pelo sistema de drenagem, que capta águas pluviais. O sistema de drenagem tem uma capacidade muito maior para receber a água durante as chuvas. As lagoas de captação fazem parte do sistema de drenagem.

ETE JAGUARIBE
Outra dúvida frequente é se Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Jaguaribe, que entrará em operação no início do segundo semestre de 2025, resolverá alagamentos nas vias provocados pela chuva na Zona Norte da capital. E a resposta é NÃO. A Caern reforça que os sistemas de drenagem e esgotamento sanitário são distintos. Assim, reafirma que a ETE por ser do sistema de esgotamento não possui nenhuma relação com águas pluviais.

REGISTRE OCORRÊNCIAS
A participação da população é fundamental. Registre ocorrências relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário pelos seguintes canais de atendimento: WhatsApp (84) 98118-8400, www.agencia.caern.com.br, aplicativo Caern Mobile e teleatendimento 115.

Água de chuva não pode ser direcionada para o sistema de esgoto Read More »

Cratera se abre e ameaça desabamento da Ponte do Vigário em Macaíba

As chuvas que vêm caindo na Grande Natal trouxeram novamente problemas na estrutura da Ponte do Vigário, em Macaíba, importante via localizada no bairro de Bela Macaíba que interliga as BRs-101 e 304, sendo utilizada pela população do bairro de Bela Macaíba e região para acesso ao trabalho e escolas. Uma cratera se formou na estrutura que corre risco de desabamento na manhã desta segunda-feira, 17.

Não é a primeira vez que as chuvas danificam a estrutura da ponte. Em janeiro do ano passado a via ficou alagada com o aumento do nível do rio Pitimbu que corta a região. A Prefeitura de Macaíba realizou reparos na época, porém não foi o suficiente para evitar um novo comprometimento da construção.

Imagens registradas pela população mostram uma cratera funda e que se alastra pela estrutura que diariamente é usada por carros e caminhões. A Defesa Civil foi acionada, mas até o momento não há informações sobre o trabalho de recuperação.

Cratera se abre e ameaça desabamento da Ponte do Vigário em Macaíba Read More »