Na próxima semana, o Rio de Janeiro se tornará o epicentro da moda urbana com a realização do prestigiado “Bossa Fashion Rio”. Este evento é conhecido por sua celebração da criatividade e inovação, ele apresentará novas coleções de talentos cariocas em desfiles que ocorrerão nos icônicos cenários das praias de Ipanema e Copacabana.
O grand finale do Bossa Fashion Rio está agendado para o dia 29 de abril, uma terça-feira, às 18h, no Tau Club de Copacabana, situado nas dependências do renomado Hotel Fairmont. Esta edição será marcada pelo desfile da linha San Martini Black, assinada pelo aclamado estilista Riccardo San Martini.
Riccardo San Martini já é conhecido por sua abordagem inovadora e consciente da moda. A linha San Martini Black reflete seu compromisso com a sustentabilidade, utilizando materiais reciclados provenientes da indústria têxtil e resíduos químicos da indústria petrolífera. O resultado são peças conceituais que se integram perfeitamente ao vestuário urbano, promovendo um estilo que é tanto moderno quanto responsável.
O estilista busca, com sua proposta, inspirar uma nova geração de fashionistas a adotar práticas mais sustentáveis, incentivando a criação de roupas personalizadas e o reaproveitamento de peças, em um movimento contra o consumismo exacerbado e os impactos negativos da moda em larga escala sobre o meio ambiente e a sociedade.
O Bossa Fashion Rio, com sua atmosfera vibrante e engajada, será o palco ideal para a apresentação dessa linha inovadora, que promete não apenas transformar o vestuário, mas também provocar uma reflexão sobre o futuro da moda e sua relação com o mundo.
Pedro Palma é um artista paulistano de 29 anos, irreverente e original, conhecido por suas músicas sinceras, sentimentais e bem-humoradas. Ou, como ele mesmo define, “tirando sarro da própria tragédia”. Sem filtros, Pedro transforma suas vivências, relações e reflexões existenciais em letras afiadas, tudo sob a ótica de “um viado rockeiro”.
A música entrou na sua vida cedo: inspirado pela Pitty, começou a tocar ainda criança. Aos 15, integrou a banda CONGO BLUE, na qual tocou por quase 10 anos. Em 2020, durante a pandemia, decidiu mergulhar de vez na carreira solo. Desde então, lançou o EP “Distopia” (2022), o single que virou hit “EU QUERO ME EXPLODIR” (2023) e o EP “eterno pessimista :(” (2023).
Agora ele se prepara para lançar seu primeiro álbum, e o single “PQP!!!” abre os trabalhos. “A música fala sobre se entregar a uma relação que você sabe que vai te destruir de alguma forma. É aquela dúvida entre desejo e autossabotagem (ou talvez os dois juntos)”, explica Pedro.
Com produção de Lucas Marmitt, a faixa traz um pop punk contemporâneo e refinado, com um toque dos anos 70. É um grito visceral embalado por guitarras afiadas e melodias viciantes. “PQP” é um lançamento da gravadora Deck.
O “Pod do Brilha”, que tem recebido convidados famosos do mundo do samba e pagode, contou com a presença especial dos integrantes do grupo “Exaltasamba”, (Thell e Izaque) em uma incrível edição.
O bate-papo com o grupo, já começou em alto astral, com histórias engraçadas de bastidores e grandes sucessos que atravessam gerações, afinal são 43 anos de carreira, a edição contou também com muita música, pra ninguém botar defeito.
Em sua vigésima primeira edição, o podcast vem se consolidando tanto no Brasil quanto no exterior, são mais de 168 mil visualizações e 15.7 mil horas assistidas. O “Pod do Brilha”, tem despertado o interesse de personalidades do universo do samba e da mídia.
Apresentado pelo Brilhantina, integrante do Grupo Exaltasamba, que com seu carisma e bom humor, conduz conversas leves e descontraídas, se conectando com o público, explorando histórias interessantes, curiosidades dos bastidores e deixando de fora qualquer polêmica. O Podcast pela história crescente e audiência já consolidou parcerias com a TV Recôncavo (BA) e WTJ Minas TV (MG), fazendo parte da grade de programação das emissoras, mostrando que o conteúdo é interessante e de grande valor para o público apaixonado pelo samba.
O carisma e a popularidade de Brilhantina no meio artístico são evidentes, refletidos nas participações especiais já registradas, entre os convidados, podemos destacar: Luiz Carlos (Raça Negra), Eder Miguel (DOCE ENCONTRO), Evandro Art, Thiago de Xangô, Wilsinho Soares (ex Malícia), Adryana Ribeiro, Marcio Art, Ademir Fogaça, Fabinho César (ex Raça Negra), Biro do Cavaco, Wagninho (ex Negritude Junior), Breno Faria (ex Katinguelê), Douglas SAMPA, Grupo Casa Nossa e Marcelinho Freitas (ex Grupo Sem Compromisso), também os músicos: Rafael Esteves, Wendell Cosme, Aderson Resolva e Nando Martins.
“Estou muito feliz com esse projeto, ele é minha cara, nas gravações me sinto em casa recebendo meus amigos”. Comenta o músico Brilhantina.
Criado para aproximar o público que curte o mundo do samba e do pagode, gêneros que seguem em alta no mercado, o “Pod do Brilha” já se prepara para receber novos projetos e lançamentos., a lista de convidados é imensa e os pedidos para participação continuam crescendo, mostrando que o “Pod doBrilha”,invadiu o mundo do samba e chegou para ficar!
Gravado nos Estúdios Brazucas, em São Paulo, com produção e direção de Rubens Júnior, o “Pod do Brilha” já conquistou seu espaço, crescendo a cada dia e marcando presença no universo dos podcasts.
A edição com o “Exaltasamba” vai ao ar no próximo dia 25 de abril – 19h
“Operações em consultórios precários devem ser evitadas a todo custo”, sentencia o profissional
Procedimentos cirúrgicos, ainda que considerados de pequeno porte, devem seguir rigorosamente os conceitos da boa Medicina. Mas, nem sempre é isso o que acontece em todo o País. Essas situações na maioria das vezes fogem ao controle dos órgãos competentes e demais envolvidos; as consequências podem ser desastrosas, como se vê nos noticiários em geral.
“Nós consideramos que todos os procedimentos, por menores que sejam, devem ser feitos em ambiente cirúrgico, assistido por anestesiologista, isso melhora muito a performance do cirurgião pela tranquilidade que causa”, comenta o cirurgião plástico Marcelo Daher, que comanda a equipe da conceituada Interclínica Centroplástica, no Rio de Janeiro. “Operações feitas em consultórios ou instalações precárias devem ser evitadas a todo custo”, recomenda.
Segundo o dr. Daher – referência em todo o País quando o tema é cirurgia plástica, pelo aprimoramento profissional constante em décadas de trabalho e pesquisas – outro fator de muita importância é o processo pré-operatório, que exige todo cuidado da equipe médica.
“Um fator importante que considero, que não havia em anos passados, são as drogas reversoras usadas pelos anestesiologistas e que praticamente apagam o efeito de drogas sedativos e anestésicas”, diz o médico. “Ou seja: a pessoa recebe um sedativo mesmo sob anestesia local, não conscientiza o procedimento e logo em seguida está acordada pelo uso das drogas reversoras. Na minha opinião, isso foi o que causou a evolução de cirurgias do tipo day-clinic”, explica.
Marcelo Daher prioriza a individualidade dos pacientes e é pioneiro na moderníssima técnica Plástica Eutrófica Facial, desenvolvida por ele e que torna a plástica facial um procedimento seguro, menos invasivo, com menor tempo cirúrgico e menor ‘downtime’. Sua clínica é na verdade um centro de excelência, equipado com tecnologia de ponta e um time altamente qualificado, procurada por pacientes do Brasil e do exterior.
Divulgação Dr. Marcelo Daher: alerta para locais impróprios para cirurgias
A Praia da Pipa se prepara para viver um dos fins de semana mais intensos do ano com a realização de dois grandes eventos que prometem agitar o litoral potiguar nesta Semana Santa: o Pipa Music Fest e a edição especial da Esbórnia Tour 25. As festas acontecem em dias consecutivos no Pipa Open Air — o Pipa Music Fest na sexta-feira, 18 de abril, e a Esbórnia no sábado, 19 de abril — unindo música, cultura, arte e experiências imersivas em um dos destinos mais paradisíacos do Brasil.
O Pipa Music Fest, na sexta-feira (18), será o ponto de encontro de grandes nomes da música nacional, como Wiu, Delacruz, Kadu Martins e Nuzio Medeiros, que sobem ao palco ao ar livre em uma noite de muita conexão com a natureza, energia e diversidade. Além da programação musical, o festival também promove a valorização da produção audiovisual potiguar com a realização da terceira edição do Céu Festival de Videoclipes, que traz 20 finalistas concorrendo a prêmios em dinheiro, incluindo R$ 3 mil para o primeiro lugar. Os videoclipes finalistas serão exibidos durante o evento, que também contará com a cerimônia de premiação.
O público poderá escolher entre diferentes áreas de experiência: Pista Vibes, com acesso ao espetáculo principal; Vip Exclusive, que garante visão privilegiada e mais conforto; Open Bar Premium, com bebidas selecionadas; e o Lounge, espaço reservado com serviço de garçom e segurança para grupos. Os ingressos estão à venda exclusivamente pela plataforma Bilheteria Digital e seguem em ritmo acelerado de vendas.
Já no sábado (19), é a vez da Esbórnia Tour 25 tomar conta de Pipa com uma edição histórica que celebra os 15 anos da festa mais irreverente do Nordeste. Com ativações exclusivas, experiências interativas, cenários lúdicos e o tradicional nascer do sol, a Esbórnia reunirá amigos e foliões em uma jornada inesquecível. A programação inclui o Esbórnia Music Stage, o Secret Garden, um after de pagode e brinquedos espalhados pelo espaço, reforçando o clima de celebração que consagrou o evento ao longo de sua trajetória.
Os ingressos para a Esbórnia também estão disponíveis na Bilheteria Digital, são nominais e intransferíveis, com acesso restrito para maiores de 18 anos.
O Pipa Music Fest tem patrocínio do Governo do Estado, por meio da Lei Câmara Cascudo, Secretaria de Cultura do RN e Fundação José Augusto, com incentivo da Riograndense Distribuidora, Unilever, Coca Cola, Monster Energy, Schweppes e Cerveja Sol e é apresentado por Hellmann´s.
Mais informações nos perfis @pipamusicfest | @curtaesbornia | @vivapromocoes | @sigaarcaa
Serviço
📍 Local: Pipa Open Air – Praia da Pipa/RN 📅 18 de abril de 2025 (sexta-feira, feriado da Semana Santa) – Pipa Music Fest 🎤 Atrações: Wiu, Delacruz, Kadu Martins e Nuzio Medeiros 🎥 Exibição e premiação do Céu Festival de Videoclipes
📅 19 de abril de 2025 (sábado) – Esbórnia Tour 25 🎉 Edição comemorativa de 15 anos, com experiências imersivas e o tradicional nascer do sol 🎟️ Ingressos: À venda na Bilheteria Digital
Fiscalização visitou 83 fábricas de gelo, viveiros e pontos de venda de pescado às vésperas do feriadão
A Neoenergia Cosern deflagrou uma operação batizada de “Olho no Peixe, Outro no Gato” para identificar possíveis ligações irregulares (ou fraudes) de energia em fábricas de gelo, viveiros de camarão e pontos de vendas de peixes em Natal e Região Metropolitana. Ao todo, 83 endereços foram visitados e as 13 equipes da distribuidora envolvidas na ação desativaram cinco “gatos” de energia em peixarias na Vila de Ponta Negra, Planalto, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, e num viveiro no bairro de Ferreiro Torto, em Macaíba. Todas as fábricas de gelo visitadas estavam regulares e a fiscalização vai continuar nos próximos dias.
“Infelizmente, alguns comerciantes insistem nesta prática que, além de crime, representa risco à segurança da população, provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos. Ao longo dos últimos anos, investimos e desenvolvemos sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes mais robustos no sistema elétrico da distribuidora. Com isso, conseguimos reduzir o número de ligações irregulares consideravelmente este ano quando analisamos o número de endereços fiscalizados”, ressalta Ângela Barreto, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.
Balanço das ações
De 01 de janeiro até 31 de março deste ano, a Neoenergia Cosern realizou 4.263 inspeções e identificou e desativou 1.246 ligações irregulares (ou fraudes) em todo o estado, recuperando cerca de 4,4 milhões de kWh de energia. Esse volume seria suficiente para abastecer, por exemplo, Natal, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Santa Cruz juntas por 24h. Em 2024, o balanço geral da “Operação Varredura” resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia.
Esse quantitativo seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia ou um município do tamanho de Caicó, de Macau ou de Pau dos Ferros durante um mês. Esse número foi alcançado após a realização de 21 mil inspeções que resultaram na identificação e desativação de 4.868 fraudes no sistema elétrico em todo o estado em 2024.
O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.
O Natal Airport , operado pela Zurich Airport Brasil, contabiliza um total de 202 voos programados para o período do feriadão de Páscoa e Tiradentes, entre 17 a 21 de abril de 2025.
Do total de operações para o período, 190 são voos domésticos e 12 internacionais. Para atender à demanda adicional, estão previstos ainda 16 voos extras, com destinos estratégicos como Guarulhos (SP), Confins (MG), Recife (PE), Viracopos (SP) e Belém (PA).
A operação especial reforça o compromisso com a conectividade e a qualidade no atendimento aos passageiros, contribuindo para o fomento da economia e do turismo no Rio Grande do Norte.
Conferência debaterá cidades sustentáveis e justiça social. A etapa estadual ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento, do Orçamento e Gestão (SEPLAN), publicou nessa segunda-feira, 14, uma portaria homologando a nova versão do regimento interno da VI Conferência Estadual das Cidades do Rio Grande do Norte (VI CONCIDADES-RN), que atualiza as datas e prazos a serem cumpridos. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de agosto de 2025, na Escola de Governo do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Norte.
A conferência estadual é uma das etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá em outubro de 2025, em Brasília, e tem como tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Tutores já podem cadastrar seus pets e emitir o RG Animal
Tutores de cães e gatos já podem registrar seus bichos de estimação e emitir, gratuitamente, o Registro Geral (RG) Animal, uma carteirinha com número de identificação único e válido em todo o país. Nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ações para promover o controle populacional ético de cães e gatos e combater os maus-tratos a animais, com a criação de um banco de dados nacional.
Em evento no Palácio do Planalto, Lula assinou o decreto que cria o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). As iniciativas serão geridas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A ministra do MMA, Marina Silva, destacou que a adesão às ações não é obrigatória. “Não terá penalidade, porque é um processo voluntário. Isso não vai gerar nenhum custo, só vai gerar benefício, porque quando cuidamos adequadamente da população de cães e gatos, a gente evita as zoonoses, que são as doenças que são transmitidas entre os animais e que podem passar dos animais para as pessoas”, disse, em discurso durante o evento.
A diretora de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA, Vanessa Negrini, comemorou a visibilidade para a causa animal e lembrou que, ainda em 2022, Lula se reuniu com representantes da proteção animal e se comprometeu com a criação da diretoria, se fosse eleito.
A Lei 15.046/2024 que prevê a emissão do RG Animal foi aprovada em novembro do ano passado pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula em dezembro. O documento é único e intransferível e acompanhará o animal por toda sua vida.
O SinPatinhas já está em operação e pode ser acessado com a conta Gov.br, o portal de serviços do governo federal. Todas as informações pessoais estarão protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não serão expostas publicamente.
Organizações de resgate de animais e prefeituras também poderão cadastrar os bichos sob sua responsabilidade e emitir a carteirinha de identificação, que inclui um código de identificação (QR Code). Esse código poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor.
Uma vez cadastrados, os tutores também receberão informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem em sua região, facilitando o acesso aos serviços de cuidado e bem-estar animal. A medida também deve proporcionar mais segurança em negociações de compra e venda.
O cadastro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário e dados sobre a procedência e características dos animais: raça, sexo, idade real ou presumida, vacinas aplicadas e as doenças contraídas ou em tratamento, além do local onde o animal é mantido. Será dever dos tutores informar sobre a venda, doação ou morte do bicho de estimação, diagnosticando a causa.
Caso o animal utilize um microchip subcutâneo que o identifique, o dispositivo poderá ser incluído no cadastro.
Além disso, o SinPatinhas permitirá o acompanhamento da destinação de recursos federais para essas ações em cada ente federativo ou beneficiário de emendas parlamentares, promovendo mais transparência nos gastos públicos.
ProPatinhas
O SinPatinhas foi desenvolvido no âmbito do ProPatinhas. O objetivo do programa é promover o controle populacional ético de cães e gatos, estimulando a guarda responsável e o combate ao abandono e casos de maus-tratos. Ele prioriza, ainda, a “promoção da convivência harmoniosa entre os animais e a sociedade” ao viabilizar, por exemplo, medidas de apoio ao controle de zoonoses transmitidas entre animais e pessoas.
Entre as ações a serem oferecidas pelo ProPatinhas, estão o apoio à realização de castração e à implantação de microchip em cães e gatos para identificação individual e a formação continuada de gestores públicos e demais profissionais envolvidos na implementação do programa.
O microchip é um dispositivo colocado por veterinários sob a pele dos animais, com um código associado aos dados do proprietário. Para acessar as informações, é necessário utilizar um leitor adequado, normalmente disponível em clínicas veterinárias que fazem o procedimento.
O MMA estimula que os tutores com condições financeiras procurem seus veterinários para instalar o dispositivo. Para quem não pode, estão previstas ações em parceria com estados e municípios. Já em maio, o governo prevê um mutirão de microchipagem no Distrito Federal.
Publicação de portaria
Em até 90 dias, o MMA deve publicar uma portaria para adesão de estados e municípios, para que as ações do ProPatinhas possam ser ampliadas.Ainda em 2025, estão previstos cursos de qualificação para gestores e médicos veterinários públicos e para 1,5 mil agentes de segurança que poderão atuar contra maus tratos e em resposta à fauna em situação de desastres.
De acordo com o governo, o ProPatinhas foi uma das políticas públicas mais votadas no Plano Plurianual (PPA) Participativo, o que evidenciou a “ampla demanda da sociedade” por ações estruturantes na área de proteção animal. Em 2023, o governo promoveu o PPA Participativo, quando a sociedade opinou sobre as prioridades para investimentos de recursos em políticas públicas nos próximos anos.
Lei que promove o turismo de Natal através do cinema avança na Câmara Municipal
Natal poderá contar com uma nova iniciativa que promete impulsionar o turismo local por meio das telas de cinema. Prevista na Lei Nº 114/2022, proposta pelo vereador Chagas Catarino (União Brasil), a medida recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal em reunião realizada nesta terça-feira (15). O projeto ainda precisa ser debatido e aprovado em primeira e segunda discussão no plenário.
A ideia inovadora busca aproveitar o espaço dos cinemas para exibir informações sobre o turismo da capital potiguar antes do início de cada filme. Segundo o texto da lei, as mensagens terão a duração mínima de um minuto e utilizarão produções audiovisuais locais. O conteúdo será elaborado pela Prefeitura Municipal de Natal, por meio de seus órgãos competentes, com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos e culturais da cidade.
O vereador Chagas Catarino destaca o impacto positivo da proposta: “O cinema tem um alcance abrangente e diversidade de público, o que o torna um meio ímpar de divulgação de atrações. Com isso, esperamos promover um ambiente benéfico a todos os natalenses, criando oportunidades de emprego e capacitação profissional em diversas áreas. O turismo é um dos pilares da economia de Natal, e o cinema pode ser um grande aliado nesse processo.”
Além disso, o presidente da Comissão, vereador Cláudio Custódio (PP), reforçou a relevância da iniciativa: “Devemos utilizar todas as ferramentas possíveis para colocar Natal entre os destinos mais procurados do Brasil. Divulgar nossas belezas naturais e atrações culturais pode fazer a diferença para impulsionar esse setor tão importante para nossa cidade.”
Caso aprovada, a proposta promete unir cultura e economia em uma parceria capaz de fomentar o desenvolvimento turístico, reforçando a identidade de Natal e suas potencialidades. Os próximos passos incluem votação e debates no plenário, onde a viabilidade e impacto do projeto serão aprofundados. A cidade segue aguardando com expectativa os desdobramentos dessa iniciativa.
Natal poderá contar com uma nova iniciativa que promete impulsionar o turismo local por meio das telas de cinema. Prevista na Lei Nº 114/2022, proposta pelo vereador Chagas Catarino (União Brasil), a medida recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal em reunião realizada nesta terça-feira (15). O projeto ainda precisa ser debatido e aprovado em primeira e segunda discussão no plenário.
A ideia inovadora busca aproveitar o espaço dos cinemas para exibir informações sobre o turismo da capital potiguar antes do início de cada filme. Segundo o texto da lei, as mensagens terão a duração mínima de um minuto e utilizarão produções audiovisuais locais. O conteúdo será elaborado pela Prefeitura Municipal de Natal, por meio de seus órgãos competentes, com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos e culturais da cidade.
O vereador Chagas Catarino destaca o impacto positivo da proposta: “O cinema tem um alcance abrangente e diversidade de público, o que o torna um meio ímpar de divulgação de atrações. Com isso, esperamos promover um ambiente benéfico a todos os natalenses, criando oportunidades de emprego e capacitação profissional em diversas áreas. O turismo é um dos pilares da economia de Natal, e o cinema pode ser um grande aliado nesse processo.”
Além disso, o presidente da Comissão, vereador Cláudio Custódio (PP), reforçou a relevância da iniciativa: “Devemos utilizar todas as ferramentas possíveis para colocar Natal entre os destinos mais procurados do Brasil. Divulgar nossas belezas naturais e atrações culturais pode fazer a diferença para impulsionar esse setor tão importante para nossa cidade.”
Caso aprovada, a proposta promete unir cultura e economia em uma parceria capaz de fomentar o desenvolvimento turístico, reforçando a identidade de Natal e suas potencialidades. Os próximos passos incluem votação e debates no plenário, onde a viabilidade e impacto do projeto serão aprofundados. A cidade segue aguardando com expectativa os desdobramentos dessa iniciativa.