1 de julho de 2025

Rio Grande do Norte abre mais de 2 mil novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, país supera um milhão de vagas com carteira assinada

ORio Grande do Norte fechou o mês de maio com 2.220 novos empregos com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira, 30 de junho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No acumulado do ano, entre janeiro e maio de 2025, o Rio Grande do Norte acumula 5.356 novos empregos formais. Como comparação, em 2024, o estado potiguar fechou o ano tendo gerado 34.152 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Em maio, o estado apresentou desempenho positivo em quatro grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque foi a Indústria, que terminou o mês com saldo de 2.974 vagas. Na sequência aparecem os setores de Agropecuária (356), Comércio (349) e Construção (65). Apenas a área de Serviços teve desempenho negativo: -1.524.

As novas vagas no estado potiguar foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino, responsáveis pelo ingresso em 1.040 postos. Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas, com 1.513 vagas no Rio Grande do Norte. Jovens entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior saldo de vagas no estado: 1.430.

MUNICÍPIOS – A capital, Natal, foi o município potiguar com melhor saldo em maio, com 510 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 237,6 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no estado aparecem Mossoró (322), Macaíba (321), Parnamirim (260) e Apodi (171).

NACIONAL – O Brasil superou a marca de um milhão de vagas de emprego com carteira assinada em cinco meses de 2025. São 1.051.244 de vagas geradas e saldo positivo nos cinco setores da economia avaliados. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 1,62 milhão de vagas. Só no mês de maio, foram quase 149 mil (148.992) postos de trabalho formais. O estoque, que representa o total de vínculos empregatícios formais ativos no país, superou o patamar de 48,2 milhões. É o maior da série histórica.

DESTAQUES DO ANO – O setor de Serviços foi o maior gerador de postos no ano, acumulando 562.984 vagas de emprego geradas, um crescimento de 2,44%, seguido da Indústria (+2,35%), que vem se destacando no ano, criando 209.685 postos de trabalho principalmente na fabricação de produtos alimentícios (+22.757); máquinas e equipamentos (+14.675); produtos de metal, exceto máquinas (+13.236); e fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (12.919). A Construção gerou 149.233 (+5,22%), a Agropecuária 72.650 (+4,04%) e o Comércio 56.708 (+0,54%).

MAIO – O saldo do emprego em maio foi positivo em todos os setores da economia nacional, com destaque para o setor de Serviços, que gerou 70.139 vagas, crescimento de 0,30%; o Comércio com saldo de 23.258 (+0,22%); Indústria, com geração de 21.569 postos (+0,24%); Agropecuária, que gerou 17.348 (+0,94%) empregos; e Construção com 16.678 (+0,56%) vagas criadas no mês.

ESTADOS – Entre os estados, os maiores geradores de emprego foram São Paulo (+33.313), Minas Gerais (+20.287) e Rio de Janeiro (+13.642). O maior crescimento relativo ocorreu no Acre, com variação de 1,24%. O saldo negativo foi verificado apenas no Rio Grande do Sul, com -115 vagas de emprego em maio.

GRUPOS POPULACIONAIS – No mês, a geração de postos foi mais positiva para mulheres (78.025) que para os homens (70.967). O crescimento também foi verificado para os jovens de 18 a 24 anos (98.003), sendo maior a geração de empregos no comércio (35.901) e na indústria da transformação (20.287). O emprego também foi maior para pessoas com nível médio (113.213) e para pardos (116.476). Ao grupo PCD, o saldo ficou positivo em 902 postos de trabalho.

Rio Grande do Norte abre mais de 2 mil novos postos formais de trabalho em maio Read More »

Conferência Livre de Música discute os rumos da cena musical potiguar em Natal

Evento vai reunir artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais em torno de debates sobre políticas públicas e valorização da produção autoral.

Entre os dias 2 e 4 de julho, a cidade de Natal será palco da Conferência Livre de Música, iniciativa promovida pelo Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Potiguar de Música. O evento, que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura, é gratuito e acontece em três espaços culturais da capital: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado e TECEsol.

A conferência reúne artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais em torno de debates sobre políticas públicas, valorização da produção autoral e sustentabilidade da cadeia produtiva da música no estado. O objetivo é refletir sobre os desafios e potências da cena musical potiguar, fortalecendo redes e estratégias de articulação no setor.

Para Felipe Nunis, artista interdisciplinar, antropólogo e coordenador metodológico do Comitê de Cultura do RN, a conferência é um espaço estratégico de mobilização e escuta. “A Conferência Livre de Música é um espaço fundamental para pensarmos coletivamente os caminhos da cena musical potiguar. Queremos discutir desde políticas públicas até os desafios da visibilidade e valorização da produção local. É um momento importante de articulação e construção de caminhos mais justos para quem vive da e faz a música em nossa cidade”, afirma.

“Um evento desse porte contribui consideravelmente para que o segmento avance numa maior compreensão da importância artística e também social da música no contexto potiguar. Levantar questões como o papel das rádios na distribuição desse conteúdo produzido localmente e até as atribuições das instituições públicas e da iniciativa privada, abre perspectivas para o fortalecimento profissional de toda a cadeia”, acredita Esso Alencar, músico integrante da Rede Potiguar de Música desde a sua criação.

A programação tem início na terça-feira (2), às 15h, na Rampa Cultural, com a cerimônia de abertura e, em seguida, a mesa “Cultura Musical no Rio Grande do Norte”, que propõe uma reflexão sobre os múltiplos sentidos da música no estado – enquanto expressão artística, ferramenta de resistência, identidade coletiva e ativo econômico. Participam da conversa Ana Morena (Combo Cultural DoSol), Tatiane Fernandes, Mary Land Brito (Secult-RN), Fábio Lima (Ministério da Cultura) e integrantes do Comitê de Cultura do RN, com mediação de Esso Alencar, da Rede Potiguar de Música.

Na quarta-feira (3), as discussões seguem na Pinacoteca do Estado, com início às 9h, na mesa “Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar”, que aborda o papel dos festivais na valorização da produção local e no fortalecimento dos vínculos comunitários. Estão entre os participantes Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana e Luci Braga, sob mediação de Cami Santiz.

À tarde, às 14h, ocorre a mesa “Por que o Rádio não Toca?”, dedicada a debater os desafios enfrentados por artistas autorais potiguares no sistema de radiodifusão local, com nomes como Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira, com mediação de Abner Moabe.

Ainda no mesmo dia, às 16h, será realizado um espaço de auto-organização do segmento da música, em formato de roda de conversa, voltado à articulação de estratégias coletivas, direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor. O dia se encerra com uma atração cultural às 21h, no Bardallos Comida & Arte, com show da cantora Tiquinha Rodrigues.

A conferência se despede na quinta-feira (4), às 19h, no TECEsol, com exibição de clipes potiguares e em seguida, a “Palestra Sonora – concerto imersivo”, em que os músicos Esso Alencar e Iury Matias apresentam versões personalizadas para canções de Babal, Carlos Zens, Chico Elion, Gilson Vieira, dentre outros, mostrando a riqueza criativa destes e outros compositores e incentivando uma maior apreciação destas obras no presente para promover um melhor alcance junto ao público atual. A Palestra contará com participação especial de Bárbara Cristina.

A
PROGRAMAÇÃO COMPLETA

📍2 DE JULHO (quarta-feira)
Local: Auditório da Rampa Cultural
15h | Abertura oficial
Cerimonial de boas-vindas com autoridades institucionais.
15h30 | Mesa: Cultura Musical no Rio Grande do Norte
A mesa propõe uma reflexão sobre os múltiplos sentidos e funções da música no estado, explorando seus usos como expressão artística, ferramenta de resistência, marcador identitário e ativo econômico.
Participantes:
Ana Morena (Combo Cultural DoSol), Tatiane Fernandes, Mary Land Brito (Secult-RN), Fábio Lima (Minc), Comitê de Cultura do RN
Mediação: Esso Alencar (Rede Potiguar de Música)

📍3 DE JULHO (quarta-feira)
Local: Pinacoteca do Estado
09h | Mesa: Os Festivais Locais e a Contribuição para a Música Potiguar
Reflexão sobre o papel dos festivais na valorização da música local, seus impactos na cena cultural e no fortalecimento de vínculos comunitários.
Participantes: Anderson Foca, Jomardo Jomas, Mônica McDowell, Iury Matias, Frank Pajux, Natalia Santana, Luci Braga
Mediação: Cami Santiz
14h | Mesa: Por que o Rádio não Toca?
Debate sobre os desafios da produção musical autoral frente ao sistema de radiodifusão local, com foco na visibilidade dos artistas potiguares.
Participantes: Ciro Pedroza, Margot Ferreira, Thomaz Senna (ABRAÇO-RN), Sebastião Faustino (Rádio Universitária) e Ed Oliveira.
Mediação: Abner Moabe
16h | Espaço de Auto-organização do Segmento da Música
Roda de conversa sobre as estratégias coletivas de organização da cadeia produtiva da música no estado e os caminhos para o fortalecimento de direitos, condições de trabalho e sustentabilidade do setor.
21h | Atração cultural
Show com Tiquinha Rodrigues, no Bardallos.

📍4 DE JULHO (sexta-feira)
Local: TECEsol
19h | Encerramento da conferência com mostra de videoclipes e apresentações imersivas que celebram a produção autoral do estado.
Palestra Sonora: Cena Musical Autoral Potiguar
Participação artística:
MAP – Música Autoral Potiguar
Performance: Esso Alencar & Iury Matias
Part. especial: Bárbara Cristina
Arranjos e direção musical: Iury Matias
Direção artística: Esso Alencar

SERVIÇO
Conferência Livre de Música
📅 Data: 2 a 4 de julho de 2025
📍 Locais: Rampa Cultural, Pinacoteca do Estado, TECESOL – Natal/RN
💰 Entrada gratuita

Conferência Livre de Música discute os rumos da cena musical potiguar em Natal Read More »

Zenaide destina honraria nacional Chico Xavier à filantropa Mércia Carvalho, do RN

Na primeira edição da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier, concedida pelo Senado Federal em sessão especial nesta terça-feira (01), a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) destinou a honraria à médica Mércia Maria Almeida de Carvalho (in memoriam), fundadora da Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, no Rio Grande do Norte.

Voltada a inspirar e promover as culturas da paz e da caridade, a homenagem nacional é dirigida a pessoas e instituições que se destacam pelo trabalho filantrópico realizado em benefício da população brasileira.

“Estamos promovendo o reconhecimento, pelo Parlamento brasileiro, a mulheres e homens que dedicaram a vida a servir às causas do bem e que se reconhecem dando as mãos ao próximo, ajudando a quem mais precisa. Essa é a mais nobre missão humana, e a doutora Mércia foi um exemplo inspirador de fé com obras, de fé com esperança”, frisou Zenaide.

Após o falecimento de Mércia, o trabalho prosseguiu por meio de Margarete de Carvalho, que assumiu a direção da Casa e recebeu a comenda em seu nome.

Para a parlamentar, em tempos desafiados por discursos de ódio, violência contra as mulheres e dificuldades nas relações humanas, a generosidade e o compromisso fraterno são valores que precisam ser resgatados.

“Mércia continua a nos inspirar com seu legado de solidariedade e espiritualidade. Em um mundo onde muitas vezes é difícil manter nossa esperança, pessoas como Mércia nos lembram da importância de nunca desistir de fazer o bem. O seu trabalho, muitas vezes silencioso, é um testemunho de que cada gesto de carinho e cada ação de apoio podem transformar vidas”, destacou Zenaide.

Também foram condecorados com a comenda a Associação Lar Amigos de Jesus, de Fortaleza (CE); a Casa da Criança Dr. João Moura, de Campina Grande (PB); e o Instituto do Carinho, de Brasília (DF). A escolha dos agraciados foi feita em reunião do Conselho da Comenda no dia 22 de abril. O colegiado é presidido pelo senador Eduardo Girão (Novo–CE) e integrado por outros 11 senadores.

Chico Xavier

O patrono da comenda é o médium espírita Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente Chico Xavier. Ele nasceu na cidade mineira de Pedro Leopoldo, no dia 2 de abril de 1910, e morreu em Uberaba (MG), em 2002. Xavier escreveu mais de 450 livros através do método da psicografia, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares.

Todo o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros era revertido para obras de caridade. Por meio de cartas, visitas e atendimentos públicos, tornou-se uma referência nacional em filantropia.

Assista à cerimônia na TV Senado: https://www.youtube.com/watch?v=JKx1eNM-KBA

Zenaide destina honraria nacional Chico Xavier à filantropa Mércia Carvalho, do RN Read More »

Pessoas com deficiência participam de “Vivência Ecológica Inclusiva” em Natal

Uma manhã diferente, com atividades práticas e lúdicas, uma exposição sobre biodiversidade e até uma oficina de produção de mudas de acerola. Entre os convidados, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, público prioritário da “Vivência Ecológica Inclusiva”, promovida pelo Comitê Municipal de Conscientização e Inclusão do Autismo, da Prefeitura de Natal. A ação aconteceu na manhã desta terça, no Espaço Natal Sustentável (Viveiro Municipal), no bairro do Alecrim.

A educação ambiental foi o foco central do evento. Os participantes ouviram pequenas palestras, acompanharam a exposição “Caixa de Insetos” sobre biodiversidade, e ainda produziram mudas para o Viveiro Municipal. “Muitos de nós, pessoas com deficiência, temos dificuldade de respiração em algum nível, por causa de algum órgão comprometido. A cada muda que a gente planta, vamos respirar melhor. É muito importante, especialmente para as PCDs, uma cidade com mais árvores e mais sombras”, diz Dário Gomes, presidente da Sadef, associação que participou do evento.

“A prefeitura tem demonstrado, em várias ações, a preocupação em incluir as pessoas com deficiência na sociedade. Muitas crianças, e até adultos que estão aqui, jamais tinha participado de um evento como esse. E hoje contamos com acompanhamento de equipe multiprofissional, materiais táteis e apoio à comunicação alternativa. Tudo isso garantiu a participação efetiva de todos”, diz o vereador de Natal, Tércio Tinoco.

Pessoas com deficiência participam de “Vivência Ecológica Inclusiva” em Natal Read More »