Semana do Cooperativismo celebra força, crescimento e inovação no RN e no Brasil

Em celebração à Semana do Cooperativismo, que culmina neste sábado, dia 05 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, o Brasil se destaca como um exemplo vibrante da força e relevância desse modelo econômico e social.

O cooperativismo, alicerçado em princípios de solidariedade e intercooperação, tem demonstrado um crescimento exponencial, impulsionando o desenvolvimento em diversas áreas e gerando impactos positivos em milhões de vidas.

A comemoração vem acompanhada de um marco histórico: a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, por meio da resolução “Cooperativas no Desenvolvimento Social” e tema escolhido é “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

No cenário nacional, o cooperativismo tem se consolidado como um pilar fundamental para a economia, gerando empregos, distribuindo renda e promovendo a inclusão social. Seja no agronegócio, crédito, saúde, infraestrutura ou educação, as cooperativas comprovam sua capacidade de transformar realidades e construir um futuro mais equitativo. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, o Brasil já soma mais de 20,5 milhões de cooperados e 524 mil empregos diretos gerados pelas cooperativas. No mundo, são mais de três milhões de cooperativas e 1,2 bilhão de pessoas associadas ao movimento.

No Rio Grande do Norte, as cooperativas têm desempenhado um papel ativo na economia e no desenvolvimento regional. Ao todo, o Estado conta com 88 cooperativas registradas ativamente, e outras cinco estão em fase final de análise para ingresso na próxima reunião do Conselho de Administração do Sistema OCERN. Essas cooperativas geram mais de 2 mil empregos diretos e possuem 86.001 cooperados. Juntas, movimentam mais de R$ 2,2 bilhões na economia potiguar.
Coopedu: Pioneirismo potiguar na educação cooperativista

No Rio Grande do Norte, quando o assunto é EDUCAÇÂO essa força se manifesta de forma ainda mais inovadora com a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte (Coopedu). Fundada em 2019, a Coopedu é uma iniciativa pioneira no país no segmento da educação, rompendo barreiras e demonstrando a versatilidade do modelo cooperativista. Em apenas seis anos, a cooperativa não só se consolidou no estado, mas expandiu suas operações para outras regiões do Brasil, impactando positivamente a vida de milhares de estudantes e profissionais da educação.

Os números expressivos da Coopedu refletem seu sucesso e a crescente demanda por um modelo educacional que valoriza a colaboração, a qualidade e a participação de todos os envolvidos. Confira: Atuação em 50 municípios, 05 estados (RN, PB, SE, MA e SP), 150 mil estudantes, 644 escolas, 13 mil cooperados e à frente dessa jornada está o presidente Alexandre Soares, que comenta sobre a trajetória da cooperativa:

“O crescimento da Coopedu é a prova de que, quando unimos forças e acreditamos no poder da cooperação, somos capazes de alcançar resultados extraordinários. Ver nossa cooperativa, que nasceu no Rio Grande do Norte, hoje impactando a educação em outros estados brasileiros, é motivo de imenso orgulho e nos impulsiona a ir cada vez mais longe, sempre com o compromisso de oferecer uma educação de excelência e pautada nos valores cooperativistas.”

A Coopedu é um testemunho vivo do potencial transformador do cooperativismo e um convite para que mais pessoas e instituições conheçam e se engajem nesse movimento que constrói um futuro mais justo e próspero para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *