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Estudantes potiguares criam solução sustentável para enfrentar a seca no semiárido do RN

Projeto desenvolvido no Colégio Monte propõe cápsulas biodegradáveis que ajudam na germinação e irrigação de plantas em solos áridos

Natal (RN) — A criatividade e a consciência ambiental de um grupo de estudantes potiguares estão florescendo mesmo em meio à seca. Alunos do 2º ano do Colégio Monte, em Natal, apresentaram um projeto inovador que propõe soluções sustentáveis para a agricultura no semiárido do Rio Grande do Norte.

O trabalho, intitulado “Germinando a Resiliência no Semiárido Potiguar: Inovação Sustentável para a Reconstrução Agrícola”, foi desenvolvido dentro do Programa Colabore 2025, uma iniciativa pedagógica que estimula os alunos a buscarem respostas criativas para desafios reais da sociedade.

Ciência e empatia contra os efeitos da seca

A proposta nasceu da observação de um problema crônico que há décadas atinge o interior do estado: a seca e seus impactos devastadores na agricultura familiar. A partir de pesquisas e experimentos, os alunos criaram duas tecnologias sustentáveis — as Pílulas-Semente e as Pílulas-Água — que auxiliam na germinação e irrigação de plantas em solos ressecados.

As Pílulas-Semente encapsulam grãos adaptados à região, como o feijão-de-corda e o milho sertanejo, em um gel nutritivo e hidratante que favorece a germinação mesmo em condições de escassez hídrica. Já as Pílulas-Água liberam umidade gradualmente por até 15 dias, garantindo o desenvolvimento inicial das plantas com uso mínimo de recursos hídricos.

> “Foi gratificante participar e ver que nossas ideias podem contribuir com a agricultura do nosso estado”, contou Isaura Rosa, 17 anos, uma das integrantes do grupo.


Aprendizado que gera impacto

O grupo é formado por 19 alunos, que se dividiram em etapas de trabalho: desde entrevistas com comunidades afetadas e contextualização do problema até a pesquisa científica, criação das soluções e uma apresentação teatral para comunicar os resultados.

De acordo com os professores orientadores, a experiência permitiu que os estudantes desenvolvessem não apenas competências técnicas, mas também empatia e consciência social — valores centrais do Colégio Monte.

> “Mais do que um experimento científico, este projeto é um gesto de esperança e compromisso com o futuro do semiárido. Nossos alunos mostraram que é possível unir conhecimento, empatia e inovação para transformar realidades”, destacou Mônica Guimarães, diretora pedagógica da escola.

Educação que conecta conhecimento e propósito

O Colabore 2025, programa em que o projeto foi desenvolvido, é uma iniciativa do Colégio Monte que estimula o protagonismo estudantil e a aprendizagem baseada em desafios reais. A cada edição, os alunos são convidados a investigar problemas sociais, ambientais e econômicos, aplicando o conhecimento acadêmico na criação de soluções práticas.

Neste ano, o foco foi a sustentabilidade, e os projetos abordaram desde o uso racional da água até formas alternativas de energia. O resultado tem sido uma combinação de pensamento científico e responsabilidade social, que vem transformando a relação dos jovens com o aprendizado.

> “O Colabore desperta no estudante o desejo de agir, de participar das mudanças. Eles aprendem que o conhecimento não é apenas para a sala de aula — é para a vida”, ressaltou Mônica.


Sementes de futuro

O projeto “Germinando a Resiliência no Semiárido Potiguar” tem potencial para ser aplicado em municípios do Seridó potiguar, como Caicó, uma das áreas mais afetadas pela seca nos últimos anos. Além da viabilidade técnica, a proposta reforça a importância de iniciativas escolares que conectam educação, sustentabilidade e inovação social.

Mais do que uma ideia científica, o projeto representa a capacidade dos jovens potiguares de plantar soluções e colher esperança, mostrando que o futuro do semiárido pode brotar das salas de aula.

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