Militares e estudantes participaram do ato em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil
A governadora Fátima Bezerra assistiu ao desfile de 7 de Setembro em comemoração à Independência do Brasil, ocorrido na manhã desta quinta-feira, na Praça Pedro Velho, em Natal, com a participação de militares das Forças Armadas e das Forças de Segurança do RN e de estudantes das escolas da rede estadual de ensino.
De acordo com os organizadores, cerca de 2.500 militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte participaram do desfile, além de centenas de estudantes e representantes de entidades civis.
“O 7 de Setembro é uma data propícia para refletir, para renovar nossa crença, nosso compromisso irrenunciável com a defesa da democracia. E vamos avançar, cada vez mais, na luta por um Brasil inclusivo, fraterno, próspero, com igualdade”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Fátima acompanhou o desfile no palanque oficial ao lado do vice-almirante Alexander Reis Leite (comandante Terceiro Distrito Naval); brigadeiro Eric Cézzane Cóllen (comandante da Base Área de Natal); general Erb Lyra Leal (comandante da Sétima Brigada de Infantaria Motorizada); coronel Francisco Araújo, secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social; prefeito de Natal, Álvaro Dias e de outras autoridades.
Mantendo a tradição de décadas, também foram realizados desfiles no interior do Rio Grande do Norte com a participação de estudantes, grupos de escoteiros e de entidades civis. Em Mossoró, mais 500 alunos de escolas públicas, militares do Exército e da PM marcharam pela Avenida Alberto Maranhão. Também houve desfiles em Caicó, Parelhas, São Fernando, Parnamirim, Nísia Floresta. O desfile em Natal contou com passagens de estudantes das escolas estaduais Maria Ilka, no Bom Pastor; Winston Churchill (Centro) e Padre Miguelinho (Alecrim), de entidades de ensino da rede privada e de escolas municipais.
Em 2023 está fazendo 201 anos do célebre “Independência ou Morte”, proferido pelo então príncipe regente Dom Pedro de Alcântara e Bragança. O Grito da Independência foi eternizado no Hino Nacional e numa pintura do paraibano Pedro Américo. Antes disso, em 9 de janeiro de 1822, houve o Dia do Fico e em junho Dom Pedro convocou uma assembleia constituinte. A Independência foi proclamada em 7 de setembro daquele ano. Meses depois, o então príncipe regente foi coroado primeiro imperador do Brasil.
Também compuseram o dispositivo, o deputado Ubaldo Fernandes, representando a Assembleia Legislativa; presidente da Câmara Municipal, Ériko Jácome; desembargador Gilson Barbosa, corregedor do Tribunal de Justiça do RN; conselheiro Gilberto Jales, presidente do TCE/RN; Helton Edi Xavier (SEAP), Armeli Brennand, adjunta SEAP; Coronel Alarico Azevedo, comandante PM; coronel Monteiro (Corpo de Bombeiros); Ana Cláudia Saraiva, (Degepol); Socorro Batista (SEEC).
Fotos: Sandro Menezes/Assecom