Com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, a programação da Semana Estadual da Juventude conta com uma variedade de atividades
O Rio Grande do Norte está se preparando para uma semana repleta de atividades voltadas para a juventude. De 18 a 29 de setembro, jovens de todo o estado terão a oportunidade de participar de uma série de eventos que abordarão questões cruciais para o desenvolvimento e bem-estar da juventude potiguar na Semana Estadual da Juventude.
Para Gabriel Medeiros, Subsecretário da Juventude, a semana tem o objetivo principal de tematizar as políticas de juventude no estado. “Essa semana tem como foco os 10 anos do estatuto da juventude e terá em suas atividades a intenção de divulgar esse importante instrumento da garantia de direitos da juventude brasileira e potiguar”, afirma o subsecretário.
Com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, a programação da Semana Estadual da Juventude conta com uma variedade de atividades que visam promover a participação ativa da juventude nas políticas públicas e o exercício de seus direitos. O evento tem início hoje (18), às 14h, com a visita na Casa do Estudante de Natal. Logo em seguida, às 16h, será realizado um intercâmbio internacional de organizações de juventude no Museu da Rampa, em Natal.
Jaciele Valentim, Presidente da Cejuv, afirma que o tema escolhido é um tema base da 4° Conferência Nacional de Juventude, que coloca a realidade das juventudes no território brasileiro. “Aqui no Rio Grande do Norte nós realizamos a 4° Conferência Estadual da Juventude em 2022 e na abertura nós vamos validar os nossos delegados e delegadas para efetivar a participação dos jovens do RN nesse espaço tão importante para a efetivação e criação das políticas públicas de juventude.”, reitera Jaciele.
No dia 19 de setembro, às 10h, haverá a reunião do Conselho Estadual de Juventude. Além disso, às 14h, a Governadora do Rio Grande do Norte, Professora Fátima Bezerra, estará presente no encontro de validação da IV Conferência Estadual de Juventude, onde será enviado o Plano Estadual de Juventude para a Assembleia, assinado o contrato com a FIOCRUZ e firmado o convênio/protocolo de intenções com a SNJ. Além disso, neste dia, haverá reuniões do Conselho Estadual de Juventude e do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude.
Ainda no dia 19, haverá a Sessão Solene na Assembleia Legislativa, que contará com a presença de autoridades e lideranças jovens. Já no dia 21 de setembro, uma audiência pública será realizada para discutir “Juventude e seus Direitos – 10 anos do Estatuto da Juventude”, além da confecção do ID Jovem e orientações sobre o CredJovem, no município de Martins/RN. No dia 22, uma Audiência Pública acontecerá em Currais Novos, abrindo espaço para mais discussões relevantes.
Já no dia 23 de setembro, uma Caravana da Juventude tomará a Praça dos Beijoqueiros em Natal, com um mutirão de ID Jovem, panfletagem do Estatuto da Juventude, atividades culturais e Batalha do Gueto.
No dia 24 de setembro, a juventude se unirá em uma Caminhada da Juventude no Geoparque Seridó, em Currais Novos/RN. Enquanto que no dia 26 de setembro, uma plenária será realizada em Macau, discutindo os 10 anos do Estatuto da Juventude. Já no dia 27 de setembro, a Caravana da Juventude continuará sua jornada, culminando com a final do campeonato de Futmesa e uma mostra cultural em Lajes/RN.
A Semana Estadual da Juventude encerrará no dia 29 de setembro com uma discussão sobre a assistência estudantil como direito da juventude, que acontecerá no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró/RN.
A programação da Semana Estadual da Juventude 2023 visa trazer debates, aprendizados e oportunidades para os jovens do Rio Grande do Norte. Com temas essenciais como direitos, participação e bem-estar, esta semana é uma oportunidade para a juventude se unir e contribuir ativamente para a construção de um futuro melhor para todos.
Acompanhe a Semjidh nas redes sociais, confira a programação e participe desses eventos que podem moldar o futuro da juventude potiguar.