Entre os dias 15 e 16 de dezembro, a Vila de Ponta Negra ganhará vida com o Festival “As Cores da Vila: Edição Espalhe o Amor”. O tema do Festival nasce de uma necessidade de mostrar para a todos a diversidade cultural e artística da Vila de Ponta Negra, provocando uma reflexão através de ações que resgatem a identidade do bairro, fortalecendo o território, de forma lúdica, estimulando o espírito de cidadania e a preservação do ambiente e da comunidade.
O festival ocorrerá em diversos pontos do bairro, estimulando a economia criativa da região através da feirinha com expositores de variados produtos, plantas, brechós e outras exposições. Com destaque para o concurso do Melhor Crepe da Praia de Ponta Negra, na praça do Cruzeiro, com a participação de produtores deste item da culinária que é tão tradicional na Praia.
Também serão oferecidas oficinas e vivências de arte, pintura e música, apresentações de grupos de folguedos do bairro, incluindo o Maçariquinho da Beira da Praia e Congos de Calçola e de artistas locais como Gera (do grupo Skarimbó); o espetáculo Candeia, do Grupo Estação de Teatro e o show da Banda Camomila Chá, que recentemente lançou um disco ao vivo, gravado durante a turnê “Espalhe o Amor”, em Belo Horizonte.
O projeto visa ainda a realização do documentário “As Cores da Vila”, mostrando todo o processo e a diversidade dos artistas da comunidade, incluindo depoimentos de moradores e participantes do evento.
O Festival As Cores da Vila conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal, com incentivo da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, e integrará a programação do Natal em Natal.
Programação:
Sexta dia 15 de dezembro
14h – 15h – CAMINHO DOS MESTRES
Entrega das placas produzidas pelo Coletivo Aboio, em homenagem aos mestres da Vila de Ponta Negra. Ação de fixação das placas na casa dos Mestres, de acordo com o Roteiro de visitação, com a participação das artistas.
14h – 15h30 – CASA FLOR
Oficina de Jardinagem no ateliê botânico Casa Flor + Lançamento do livro Oficina de contação de histórias com Dona Borboleta (Deth Haak)
15h às 20h – Ateliê Afeto Cultural – exposição fotográfica dos Mestres Populares da Vila de Ponta Negra, exposição Mestre Arraia e Dedé Carnaúba
15h-20h – Praça do Cruzeiro – Feira Multicultural As Cores da Vila
16h – 17h – Praça do Cruzeiro – FESTIVAL DE CREPES com o concurso do melhor crepe da Praia de Ponta Negra
17h – Praça do Cruzeiro – Chico e os Caboclos do Sertão – Forró Pé de Serra.
19h – Espetáculo Teatral Candeia (Ingressos limitados) – Varanda Espaço e Movimento – Rua dos Corais, 18.
20h30 – 22h- Roda de Mantras, Cantos e Danças Sagradas com Camomila Chá e Convidadas – ( Vitoria de Santi, Tiquinha Rodrigues e Ana Thomás – Ingressos limitados) – – Varanda Espaço e Movimento – Rua dos Corais, 18.
Sábado dia 16 de dezembro
10h – 11h30 – ATELIÊ AFETO CULTURAL-Oficina de plaquinhas divertidas com As Cores da Vila/Rafa Santos com mensagens de amor e paz. (10 vagas)
15h às 20h – Ateliê Afeto Cultural – exposição fotográfica dos Mestres Populares da Vila de Ponta Negra, exposição Mestre Arraia e Dedé Carnaúba
15h-20h – Praça do Cruzeiro – Feira Multicultural As Cores da Vila
16h às 16h50 – Apresentação do Grupo Maçariquinhos de os Congos de Calçola
17h- 18h30 Praça do Cruzeiro – Gera – o show – show solo do artista Geraldo Gondim, integrante da Banda Skarimbó
19h às 20h30 – Praça do Cruzeiro – Segunda Edição do festival AS CORES DO HIP HOP – com apresentação de batalha de rima de Frizzy, Nanduz e wseis, apresentação de break com B.Girls Lualu e Félix, Hip Hop com Jonas Juízo Final e sua filha Jasmim Curiosa MC e discotecagem com a DJ Nandrill.
Árvore do Afeto – árvore da Praça do Cruzeiro com corações com mensagens afetivas
Foto: Camomila Chá