29 de dezembro de 2023

Hospital Santa Catarina realiza encontro anual de bebês que passaram pela UTI Neonatal

O Hospital Dr. José Pedro Bezerra mais conhecido como Hospital Santa Catarina, em Natal, realiza nesta sexta-feira, 29, a partir das 15 horas, o “Encontro Anual dos bebês que passaram pela UTI Neonatal”. O evento é um momento de reencontro e muita emoção com as famílias e os profissionais que cuidaram dos chamados “bebês milagres”, que nasceram de 5, 6 meses de gestação, e bebês que nasceram no tempo certo, mas com alguma complicação muito grave e que por isso precisaram passar um tempo na UTI.

O encontro acontece anualmente para agradecer a vida de cada bebê que foi salva e para que eles confraternizem com outros que viveram a mesma situação. É uma ação social desenvolvida pelos funcionários do Hospital Santa Catarina para amenizar o sofrimento dessas mães e pais e para mostrar pra sociedade que é sim possível vencer o nascimento de alto risco no âmbito do SUS.

A tarde será divertida e acolhedora, com apresentação musical e de um coral, com participação de animadores e de um funcionário vestido de Papai Noel encantando as crianças.

Hospital Santa Catarina realiza encontro anual de bebês que passaram pela UTI Neonatal Read More »

Segurança fecha 2023 com mais viaturas, mais policiais e redução histórica nos índices de violência

Números são reflexo do trabalho realizado ao longo do ano pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte

A segurança pública do Rio Grande do Norte está fechando 2023 com dados positivos para apresentar à sociedade e o melhor exemplo é a redução das mortes violentas. A queda, sem considerar o mês de dezembro, é de 15% em relação ao mesmo período (janeiro-novembro) do ano passado. Destaque especial para o mês de novembro, que atingiu a maior redução desde 2011: -40%.

Além da redução da violência, o Estado ainda celebra a aquisição de 400 novas viaturas para o enfrentamento da criminalidade e um acréscimo de mais de 1.500 homens e mulheres nos efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, todos já em cursos de formação. A chegada do Potiguar 02, o novo helicóptero da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, é outra conquista importante.

“Os números não são frios. Mostram uma realidade que é fruto de trabalho e dedicação de muitas pessoas. O momento hoje é diferente dos anos passados, superamos muitas dificuldades, ataques e temos hoje o Governo Federal que ouve e apoia os Estados. Dificuldades existem, mas somos confiantes, vamos continuar trabalhando para trazer mais segurança, dignidade e qualidade de vida para o povo do RN”, declarou a governadora Fátima Bezerra, ao participar, nesta quinta-feira (28), de reunião com autoridades do sistema de segurança pública do Estado para fazer um balanço das atividades realizadas em 2023.

“Recebemos uma nova aeronave, mais de 400 novas viaturas, mais de 1.000 novos policiais militares iniciaram o Curso de Formação de Praças, 400 novos policiais civis — entre agentes, escrivães e delegados — começaram o Curso de Formação Profissional, e mais 104 novos bombeiros militares também já estão em formação. Todo este contingente, já no próximo ano, vai fortalecer ainda mais as instituições e a segurança pública do Estado. Desde o início da gestão da professora Fátima Bezerra, seguimos fortes no enfrentamento da criminalidade. O resultado está na redução das mortes violentas intencionais, principalmente os crimes de homicídio e feminicídio”, destacou o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social coronel Francisco Araújo Silva.

Araújo destacou ainda a redução de vários outros crimes, como roubos e furtos de veículos, assaltos a ônibus, roubos a estabelecimentos comerciais e em residências, ataques a instituições financeiras e explosões em postos de combustíveis. “Contudo, tudo isso só está sendo possível graças a uma maior integração entre as forças de segurança, o uso contínuo de mais tecnologia, mais equipamentos de proteção e melhores armamentos, além da própria valorização dos profissionais que compõem o sistema de segurança pública”, acrescentou o secretário. “Sem integração muito pouco seria possível”, completou a delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva para enfatizar a implantação das delegacias de homicídios na Grande Natal e em Mossoró.

“Sei o quanto de dedicação e trabalho abnegado foi desprendido por todos na segurança pública. Parabenizo o sistema pelo esforço e resultados conquistados, pelo trabalho com companheirismo, com espírito de unidade, deixando de lado vaidades e seguindo os princípios da gestão pública, com sinergia, convergência, espírito colaborativo e integração. Em 2024 continuaremos enfrentando os problemas com ainda mais determinação e dedicação, com o apoio importante do Governo Federal”, salientou Fátima Bezerra.

Até o dia 30 de novembro, foram registradas 954 Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs). Segundo dados contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), o estado deve fechar o ano com uma redução de 15% com relação às mortes ocorridas ao longo de 2022. O destaque maior foi o mês de novembro, que registrou redução de mais de 40%. Este foi o menor índice de violência para o mês desde quando foi iniciada a série histórica do estado, em 2011.

A diminuição da letalidade também foi registrada nas maiores cidades do RN. De janeiro a novembro de 2022, comparando com o mesmo período de 2023, a redução das mortes violentas em Natal foi de 24,8%; em Mossoró, (- 46,7%); Parnamirim (-43,1%); São Gonçalo do Amarante (25%); Macaíba (-45,2%).

OUTROS DADOS
Roubos a estabelecimentos comerciais:
Em 2022: 1.121
Em 2023: 954
Redução: -14,8%

Roubos a residências:
2022: 1.129
2023: 878
Redução: -22,2%

Roubos a carros:
2022: 3.927
2023: 2.842
Redução: -27,6%

Assaltos a ônibus:
2022: 173
2023: 119
Redução: -31%

Ataques a instituições financeiras:
2022: 13
2023: 2
Redução: – 84,6%

Ataques a postos de combustíveis:
2022: 24
2023: 0

Fotos: Carmem Felix

Segurança fecha 2023 com mais viaturas, mais policiais e redução histórica nos índices de violência Read More »

Ministério da Saúde forma mais de 77 mil agentes de saúde no Nordeste do país

Programa Mais Saúde com Agente foi ampliado e vai abrir nova turma com 180 mil vagas para todo o Brasil em 2024. Cursos terão disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades

O Ministério da Saúde diplomou mais de 77 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que concluíram os cursos no Nordeste do país por meio do maior programa brasileiro de formação técnica na área de saúde, o Mais Saúde com Agente. 

No dia da formatura, 12 de dezembro, 176 mil agentes de saúde de todo o país foram diplomados. Nas últimas semanas, outros dois mil concluíram os cursos e se somaram aos formandos, chegando a cerca de 178 mil em mais de 5,3 mil municípios. Os veteranos de 2023 representam 90% do total de inscritos, sendo 139,4 mil Agentes Comunitários de Saúde e 38,4 mil Agentes de Combate às Endemias. 

Em 2024, o Ministério da Saúde vai abrir a segunda turma para qualificação de mais 180 mil agentes A expansão do Saúde com Agente – agora chamado Mais Saúde com Agente – representa mais vínculo com a população, mais integração entre a atenção básica e a vigilância, e mais agentes de saúde cuidando dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a ação, toda a categoria atuante no SUS será contemplada.

O governo federal vai incluir, ainda, a partir da próxima turma, as escolas de saúde do SUS, para prestação de apoio na descentralização da gestão do programa e na qualificação de preceptores. Os cursos serão enriquecidos com disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades, com foco na qualificação do acolhimento à população. Com a nova turma, o Ministério da Saúde prevê melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de apurar o olhar dos

agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários. 

Neste ano, mais de 14 mil profissionais estiveram envolvidos na qualificação dos agentes: 4 mil tutores e 10 mil preceptores. O programa tem formato semipresencial, carga horária de mais de 1,2 mil horas e duração mínima de dez meses. Dividido em 26 disciplinas e 40 teleaulas gravadas, o curso também conta com quatro mil páginas de conteúdo técnico elaborado para as aulas interativas. A qualificação é uma iniciativa do governo federal por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Reconhecimento profissional

Para além da qualificação profissional, o programa atende a uma antiga demanda da categoria com o reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos agentes. Em janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.536/2023, que classifica Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias como profissionais de saúde. Na prática, como profissionais de saúde, os agentes passam a ter o direito de acumulação de cargos públicos, assegurado pelo artigo 37 da Constituição Federal apenas para os profissionais da Educação e da Saúde.

Foto: Internet

Ministério da Saúde forma mais de 77 mil agentes de saúde no Nordeste do país Read More »

ABIH-RN espera ocupação média acima de 70% para o Réveillon

A expectativa é que o bom índice permaneça na alta estação, segundo pesquisa realizada pela entidade junto a rede hoteleira.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN), junto aos seus associados, mostra que a rede hoteleira deverá registrar uma ocupação média acima de 70% no período do Réveillon.

Segundo o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, a previsão marca a perspectiva positiva para a chegada do período. “Os números mostram uma crescente nos dados da ocupação neste fim de ano, no período natalino registramos uma ocupação média de 54%, já no Réveillon a previsão é chegar a 77%, e para a alta estação, precisamente o mês de janeiro, a expectativa é manter os 70%”, enfatiza Gosson.

Considerando o destino Rio Grande do Norte, os números superam os apresentados em 2022, quando no mesmo período, os hotéis registraram uma ocupação média de 71% no Réveillon e acima de 65% na alta estação. Ainda segundo o presidente Abdon Gosson, mesmo com a retomada do setor, o preço das passagens aéreas segue sendo uma dificuldade de atração turística ao Estado.

Foto: Internet

ABIH-RN espera ocupação média acima de 70% para o Réveillon Read More »

Inscrições abertas para Festival Parafolclore e Batalha de Breaking da FIART 2024

Ações fazem parte da programação do Festival FIART Cultural – de 19 a 28 de janeiro de 2024 no Centro de Convenções de Natal

De 19 a 28 de janeiro de 2024 a capital potiguar vai sediar no Centro de Convenções, a 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART, importante evento de promoção e celebração do artesanato e do empreendedorismo, consolidado no calendário turístico e cultural do Rio Grande do Norte. Além da comercialização do melhor do artesanato do Brasil e do mundo e realização de oficinas, o público terá acesso a uma ampla programação por meio do Festival FIART Cultural que acaba de abrir as inscrições para o Festival Parafolclore e Batalha de Breaking. Regulamento completo na Bio do Instagram no @feirafiart

Para o Festival Parafolclore, estão habilitados a participar da disputa grupos que se autodeclararem “Grupos Parafolclóricos” com sede no nordeste brasileiro com mais de três (03) anos de atuação comprovada. As inscrições dos grupos poderão ser efetuadas até 15 de janeiro através do formulário oficial de inscrição disponibilizado pelo link: https://forms.gle/F695EZrKj5DyajwbA. A divulgação dos selecionados acontece em 19 de janeiro. Os critérios de avaliação do júri oficial serão: Figurino, Originalidade, Música, Ritmo, Destaques típicos, Ritual e Histórico. Na premiação, os seguintes valores: 1º lugar – R$ 3.000; 2º lugar – R$ 1.500; 3º lugar – R$1.000 e 4º lugar – R$ 500.

Dentre os objetivos primordiais do Festival Parafolclore, estão: promover a cultura popular natalense, potiguar e nordestina e estimular as manifestações parafolclóricas; valorizar a diversidade cultural das representações populares e reger a disputa das premiações através de um Júri Oficial com base no regulamento.

Já para os interessados na Batalha de Breaking, as inscrições seguem até o dia 20 de janeiro através do link: https://forms.gle/ESgP2wZDPeUz12uB7. Esta será a 2ª edição da Batalha Breaking 1vs1 dentro da programação cultural da FIART e será realizada no dia 28 de janeiro. Entre os critérios de avaliação, estão: Técnica, Musicalidade, Criatividade, Variedade de Movimentos, Grau de Dificuldade, e Estilo. A Batalha premia as três melhores apresentações e entrega prêmios de R$ 1 mil, R$ 600 e R$ 300. Trata-se de um espaço para a juventude potiguar e as novas expressões da cultura popular, em particular, advindas das periferias urbanas. Serão 16 selecionados, entre BBoys e BGirls, através de inscrição prévia. A batalha acontece entre duplas no formato oitavas, quartas e semifinais, até chegar aos finalistas.

Durante os dias da Feira, o público terá acesso a inúmeras ações e uma troca histórico-cultural imensurável dentro de uma ampla programação. Esta, promovida por um pilar essencial que se consolida e cresce anualmente, o Festival FIART Cultural. O projeto traz um conteúdo integrado de quatro ações, sendo elas:

  • Mostra de Arte e Cultura: Shows, Dança, Batalha de Breaking, Mostra de Cordel, Mostra de Bandas e Mostra de João Redondo;
  • Festival Parafolclórico (competitivo);
  • Salão “O Melhor do artesanato potiguar”
  • Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.

O Festival Fiart Cultural dedica-se a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para chegar até o povo e também para salvaguardar as tradições. Busca também ser um espaço para a maior diversidade das expressões culturais, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia-a-dia das pessoas. Desta forma, o Festival cumpre a missão de dispor as artes potiguares nas mais diversas linguagens, literatura, dança, música e as manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre conectado com a atualidade.

29ª Feira Internacional de Artesanato – FIART
História, cultura, tradição, cores e sabores se unem, mais uma vez, na 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART com a temática “Encantos feitos a mão” e, já está com venda de estandes para os expositores que tenham interesse em participar.

A edição traz novidades como: a criação do Salão do Bordado SEBRAE/RN; Oficinas do Fazer, para os artesãos e iniciantes, divididas nas categorias de macramê, crochê, cartonagem e fibras e, Oficina de Empreendedorismo e Precificação. A organização divulgará em breve mais informações dessas atividades.

Com quase três décadas de existência, a FIART é uma excelente oportunidade para o público potiguar e os turistas que visitam Natal em janeiro e, uma grande vitrine para os artesãos e fazedores de cultura do país. A Feira é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal; organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.

Os expositores que tenham interesse na compra de estande, devem entrar em contato pelo número (84) 99962-0588 ou [email protected].

Fique por dentro das datas de inscrição, novidades e mais informações através das nossas redes sociais no @feirafiart

Inscrições abertas para Festival Parafolclore e Batalha de Breaking da FIART 2024 Read More »