abril 2024

Tribunal Eleitoral do RN oferece serviços eleitorais no Partage Norte Shopping

Visando facilitar o acesso aos serviços eleitorais para os moradores da zona Norte de Natal na reta final do alistamento eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), em parceria com o Partage Norte Shopping, está disponibilizando um ponto de atendimento temporário durante os dias 29 e 30 de abril e 2 e 3 de maio, no horário das 10h às 18h.

O atendimento será realizado na sala de Coworking do Norte Shopping, localizado no Piso L2. A estrutura foi montada para atender por hora, cerca de 12 eleitores, oferecendo serviços de alistamento eleitoral (1º título de eleitor), transferência, revisão de dados, coleta biométrica, entre outros.

Para o atendimento é necessário levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. No caso de homens entre 18 e 45 anos que vão tirar a primeira via do título, também é necessário comprovante de alistamento militar. Servidores da 1ª e 69ª zonas eleitorais, que cobrem a zona Norte de Natal, se revezarão no atendimento.

Durante esses quatro dias, o TRE atenderá neste ponto e também no Fórum Eleitoral (Av. Rui Barbosa, 215, Tirol). Porém, nos três últimos dias para regularização (6, 7 e 8 de maio), o atendimento ficará concentrado no Fórum.

Tribunal Eleitoral do RN oferece serviços eleitorais no Partage Norte Shopping Read More »

Meeting Paralímpico vai reunir quase 250 atletas em Natal no sábado, 27

Evento vai reunir atletas novatos e veteranos, medalhistas internacionais

Um dos eventos mais tradicionais do paradesporto brasileiro está de volta a Natal. No próximo sábado, 27, a partir das 7h, a capital potiguar vai receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. Já estão inscritos 241 atletas em três modalidades. A maioria, 153, no atletismo, que terá as provas realizadas na UFRN. Assim como as provas do halterofilismo, que terá a participação de 33 atletas. O Sesi Clube Natal vai sediar as provas da natação, que tem 55 inscritos.

A Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), referência no paradesporto potiguar, vai estar presente na disputa de todas as modalidades. “O Meeting tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o Brasil, e é um evento onde os novos atletas têm a oportunidade única de conhecer e interagir com atletas de elite, o que torna a competição ainda mais especial”, diz o presidente da Sadef, Dário Gomes.

Meeting Paralímpico em 2024

A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB). E neste sábado, acontece simultaneamente em Natal e Vitória (ES)

Serviço:
Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa Natal
Data: 27 de abril, a partir das 7h

Atletismo e halterofilismo
Local: Pista de atletismo e Ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Natação
Local: Sesi Clube Natal

Meeting Paralímpico vai reunir quase 250 atletas em Natal no sábado, 27 Read More »

Barragem Santa Cruz do Apodi ultrapassa 80% da sua capacidade total

O IGARN realiza constante monitoramento dos principais reservatórios

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (25), indica que a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 480.374.300 m³, percentualmente, 80,10% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³.

O açude Corredor, localizado em Antônio Martins, completou 100% da sua capacidade e sangrou nesta quarta-feira (24). O reservatório possui capacidade para 4.643.000 m³. As reservas hídricas superficiais totais, que correspondem à somatória dos volumes das reservas hídricas dos reservatórios monitorados pelo Igarn, acumulam 3.368.280.410 m³, equivalentes a 74,47% da capacidade total do RN, que é de 4.522.931.699 m³.

Foto: Cássio Morais

Barragem Santa Cruz do Apodi ultrapassa 80% da sua capacidade total Read More »

Espetáculo 3 Maneiras de Tocar no Assunto chega a Natal e Caicó em maio

Um tema, três solos curtos. O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” aborda a homofobia na sociedade moderna, é um manifesto artístico a favor de toda diversidade e contra as intolerâncias. O espetáculo teatral será apresentado em Natal, nos dias 04 e 05 de maio, na Casa da Ribeira, e em Caicó no dia 08 de maio, no Centro Cultural Adjuto Dias, com entrada gratuita. Com duração de 80 minutos, a peça é do gênero dramático e tem classificação 14 anos.

Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano Dadado de Freitas, a peça está nos palcos desde 2019 e foi assistida por mais de 15 mil espectadores. Recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações.

De abril a julho de 2024, “3 Maneiras de Tocar no Assunto” irá percorrer as regiões Nordeste e Norte do Brasil, realizando apresentações com ingressos sempre gratuitos. Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Esta circulação é um projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

A montagem “3 Maneiras de Tocar no Assunto” reúne três solos escritos e interpretados por Leonardo Netto, colocando em pauta questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTI+ em geral. Os textos fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população? “Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Vivemos um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBTI+ no Brasil está alijada de quase setenta direitos previstos na Constituição”, ressalta Leonardo Netto, que abordou o tema por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado.

No primeiro solo, “O homem de uniforme escolar”, o público assiste a uma aula de bullying homofóbico: o que é, como praticar e quais as suas consequências físicas e emocionais? São histórias reais de crianças e jovens que sofreram com o preconceito e a intolerância na escola. Na sequência, “O homem com a pedra na mão” parte do depoimento ficcional de um dos participantes da Revolta de Stonewall, ocorrida em junho de 1969 em Nova York, um marco fundamental da luta pelos direitos da comunidade LGBTI+. Uma descrição minuciosa da noite em que os frequentadores (gays, lésbicas, travestis, drag queens) do bar Stonewall Inn reagiram, pela primeira vez, a mais uma batida policial no local. O último solo, “O homem no Congresso Nacional”, foi construído a partir de falas e pronunciamentos do ex-deputado federal Jean Wyllys, proferidos entre janeiro de 2011 e dezembro de 2018. Para criar o texto, Leonardo assistiu e transcreveu discursos, falas, entrevistas e declarações do parlamentar e, cuidadosamente, criou o depoimento de um deputado gay e ativista na tribuna da Câmara.

TRAJETÓRIA DO ESPETÁCULO:

“3 Maneiras de Tocar no Assunto” estreou em 2019 no Rio de Janeiro, com uma temporada de 3 meses no Teatro Poeirinha e, em 2020, entrou em cartaz em São Paulo, no Sesc Ipiranga. Após a pandemia, o espetáculo retomou a estrada com sessões lotadas no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no Festival Palco Giratório em Porto Alegre e na programação do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, convidado pelo Grupo Galpão. Ainda entre 2022 e 2023, a peça foi realizada em mais 10 teatros da capital carioca, transitando por todas as zonas da cidade, além de apresentações na região metropolitana e no interior do RJ.

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Leonardo Netto
Direção: Fabiano Dadado de Freitas
Direção de movimento: Marcia Rubin
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Luiza Fardin
Cenário: Elsa Romero
Visagismo: Marcio Mello
Trilha sonora: Rodrigo Marçal e Leonardo Netto
Adaptação de luz: Leandro Barreto
Direção de produção: Luísa Barros
Gerência administrativa: Amanda Cezarina
Produção executiva: Thaís Pinheiro
Fotos: Dalton Valerio
Identidade visual: Lê Mascarenhas
Design: Geraldo Oliveira
Comunicação social: Lucas Sampaio
Mídias sociais: Ronny Werneck
Assessoria de imprensa: G7 Comunicação.
Realização: Fulminante Produções Culturais e Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução

MÍDIAS SOCIAIS DO ESPETÁCULO: @3maneirasteatro
https://www.instagram.com/3maneirasteatro/
https://www.facebook.com/3maneirasteatro/

LEONARDO NETTO
Ator, diretor e dramaturgo. Estreou profissionalmente em 1989, dirigido por Amir Haddad. Integrou o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, companhia dirigida por Aderbal Freire-Filho. Trabalhou com diretores como Gilberto Gawronski, Ana Kfouri, Jefferson Miranda, João Falcão, Luiz Arthur Nunes, Enrique Diaz, Celso Nunes e Christiane Jatahy. Como ator, destaca as peças mais recentes “Conselho de Classe” (dir. Bel Garcia e Susana Ribeiro), “A Santa Joana dos Matadouros” (dir. Marina Vianna e Diogo Liberano), “Entonces Bailemos” (dir. Martín Flores Cárdenas), “3 Maneiras de Tocar no Assunto” (dir. Fabiano Dadado de Freitas); em TV as séries “Magnífica 70”, “Me chama de Bruna” e a minissérie “Assédio” (Rede Globo); em cinema “Em Nome da Lei” de Sérgio Rezende e “Três Verões” de Sandra Kogut. Escreveu e dirigiu as peças “Para os que estão em casa” e “A ordem natural das coisas”. Diretor de “Um dia a menos” (monólogo com a atriz Ana Beatriz Nogueira) e “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, com Sílvia Buarque e Guida Vianna. Recebeu os prêmios Cesgranrio de Melhor Ator e Texto e o APTR de Melhor Autor por “3 Maneiras de Tocar no Assunto” e o Cesgranrio de Melhor Texto por “A ordem natural das coisas”.

FABIANO DADADO DE FREITAS
Diretor, dramaturgo e ator. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, tem sua trajetória artística voltada à pesquisa dos corpos dissidentes e dos regimes de invisibilização. Diretor de “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, indicado aos Prêmios Cesgranrio e APTR de Melhor Direção. Dirige no Teatro de Extremos: “O Homossexual ou a dificuldade de se expressar” – com 13 indicações aos Prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e Questão de Crítica – e “Balé Ralé”. Em 2021 dirigiu “A Doença do Outro” (solo escrito e interpretado por Ronaldo Serruya). Roteirizou e dirigiu as séries de radiodrama “A Mulher do Início do Mundo” e “O Viaduto”, e a série de teleteatro “Tônia, um corpo político”, para o Itaú Cultural. É colaborador do projeto artístico e transdisciplinar “Museu do Meninos” desde 2019; dirigiu “Sem Título para uma Radiocoreografia” em parceria com o Festival Panorama e a performance “Arqueologias do Futuro”. Preparou o elenco da série “Dias Perfeitos” (Globoplay). Dirigiu o videoclipe da canção “Meu coração é brega”, de Fafá de Belém. Acredita na transgressão pela palavra, no corpo como dissidência e exercita a bichice e o desbunde como formas militantes de vida e de existência.

SERVIÇOS

NATAL/RN
Data: 04 e 05 de maio – sábado e domingo
Horário: sábados às 20h e domingo às 19h
Local: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira, Natal, RN)
Ingressos: gratuitos
Bilheteria: retirada antecipada em https://linktr.ee/3maneirasteatro e presencialmente no teatro 1h antes das apresentações. Capacidade: 164 lugares
• 1º Lote – retirada online: esgotado
• 2º Lote – retirada online: disponível 1 semana antes de cada sessão
• 3º Lote – retirada presencial: na bilheteria do teatro 1h antes das apresentações. Importante: mesmo esgotando os lotes online, haverá distribuição de ingressos presencialmente (40% da capacidade do teatro). Ainda, os ingressos retirados online que não forem validados na bilheteria até 15min antes da sessão, serão liberados ao público presente.

CAICÓ/RN
Data: 08 de maio – quarta
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Adjuto Dias (Rua José Hermínio, 1550, Caicó, RN)
Ingressos: gratuitos
Bilheteria: retirada antecipada em https://linktr.ee/3maneirasteatro e presencialmente no teatro 1h antes das apresentações. Capacidade: 430 lugares.
• 1º Lote – retirada online: disponível
2º Lote – retirada presencial: na bilheteria do teatro 1h antes da sessão. Importante: mesmo esgotando o lote online, haverá distribuição de ingressos presencialmente (40% da capacidade do teatro). Ainda, os ingressos retirados online que não forem validados na bilheteria até 15min antes da sessão, serão liberados ao público presente.

Espetáculo 3 Maneiras de Tocar no Assunto chega a Natal e Caicó em maio Read More »

Com voto de Zenaide, Comissão do Senado amplia e prorroga por mais 10 anos cotas raciais

Com voto favorável e defesa engajada da senadora Zenaide Maia (PD-RN), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (24), um projeto de lei (PL 1.958/2021) que amplia de 20% para 30% a reserva das vagas para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais e prorroga as cotas por mais 10 anos. A proposta passará por turno suplementar de votação no colegiado antes de ser enviada à Câmara dos Deputados.

“O que são 10 anos da Lei de Cotas quando comparados a 300 anos de escravidão? O povo negro deste país, após sair da escravidão, foi condenado à pobreza e obrigado a ir para periferias e morros, onde seguiu sendo violentado e silenciado. As cotas são uma questão de justiça social e reparação do dano histórico causado a essa população. Estamos falando de humanidade e dignidade, direito de ir e vir sem ter sua integridade ameaçada por conta da cor de sua pele”, afirmou Zenaide.

A proposição reserva para pessoas negras, indígenas e quilombolas 30% das vagas disponíveis em concursos públicos e processos seletivos simplificados de órgãos públicos, sempre que forem ofertadas duas ou mais vagas. A reserva também deve ser aplicada às vagas que, eventualmente, surgirem depois, durante a validade do concurso.

Quem que se inscrever em concursos para pleitear vagas reservadas também disputa, simultaneamente, as vagas de ampla concorrência. No caso de aprovação nas vagas de ampla concorrência, o candidato não será computado na classificação de vagas reservadas.

Mais de 300 anos de escravidão

Durante a votação do projeto, Zenaide, vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, citou a filósofa e ativista negra Djamila Ribeiro para rebater a concepção de que as cotas para negros representam “racismo reverso” contra brancos. Conforme a senadora, o poder público e a sociedade brasileira devem a política de cotas aos pretos, pardos, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, de forma a garantir acesso o direto constitucional à vida digna, à cidadania e à igualdade de oportunidades.

“Branco morre só por ser branco? Corra um negro, independentemente do que ele é, corra para ver se não leva tiro como se fosse um marginal? Eles estão o tempo todo sendo assediados. O povo negro, sofrendo no Brasil com mais de 300 anos de escravidão, proibido de aprender a ler e a escrever, essa população merece essa cota! Esse povo enricou muita gente trabalhando como escravo. São seres humanos torturados e perseguidos por mais de 300 anos”, enfatizou a parlamentar potiguar.

Regras

  • Serão consideradas pessoas negras aquelas que se autodeclararem como negras ou pardas.
  • Serão consideradas indígenas as pessoas que se identificarem como parte de uma coletividade indígena e forem reconhecidas por ela, mesmo que não vivam em território indígena.
  • Como quilombolas serão considerados aqueles que se identificarem como pertencente a grupo étnico-racial com trajetória histórica própria e relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra.

Confirmação e recurso

O projeto de lei define parâmetros mínimos para o processo de confirmação complementar à autodeclaração. Entre eles, a padronização de regras em todo o país, o uso de critérios que considerem as características regionais, a garantia de recurso e a exigência de decisão unânime para que o colegiado responsável pela confirmação conclua por atribuição identitária diferente da declaração do candidato.

Caso a autodeclaração seja indeferida, o candidato ainda poderá disputar as vagas destinadas à ampla concorrência, exceto se houver indícios de fraude ou má-fé, situação em que será excluído do concurso ou, se já tiver sido nomeado para o cargo, terá a sua admissão anulada.

Com voto de Zenaide, Comissão do Senado amplia e prorroga por mais 10 anos cotas raciais Read More »

Novas vozes musicais do RN serão apresentadas ao público na próxima semana no Teatro Alberto Maranhão – TAM

Semifinal Polo Natal do Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções é aberta ao público, acontece no dia 27 de abril, às 20h e é necessário garantir ingresso pelo Sympla

O Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções chega a etapa Semifinal do Polo Natal com evento aberto ao público, no Teatro Alberto Maranhão – TAM, no dia 27 de abril, às 20h. O Festival, que tem como objetivo celebrar o Dia da Indústria, estimular a criação artística musical dos industriários, descobrir novos talentos, fomentar e difundir a produção musical do estado, é realizado pelo SESI com co-realização da FIERN. Uma ação que fortalece o SESI como protagonista no incentivo cultural do Rio Grande do Norte.

O período de inscrição do Festival foi dividido entre polos, sendo eles regional Natal, regional Caicó e regional Mossoró. O polo Natal agora segue para a etapa Semifinal, com 04 candidatos concorrendo a vagas para a final. Os candidatos semifinalistas, nas categorias Interpretação e Autoral, receberão os seguintes prêmios: Troféu de Semifinalista, Prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil e participação de preparação vocal e cênica com especialistas.

Grande entusiasta desta ação junto aos trabalhadores da indústria, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz e, idealizador do Festival, comenta sobre a importância desta iniciativa. “Na seletiva do polo Natal registramos o maior número de inscrições, um sucesso. Esperamos que o Festival do Industriário seja não apenas um momento de alegria, confraternização e promoção da cultura potiguar, mas também um sinal do nosso contínuo empenho em valorizar cada pessoa que faz parte do nosso setor industrial. Juntos, estamos não apenas entoando canções; estamos harmonizando o futuro da indústria no Rio Grande do Norte”, afirma Serquiz. “Convido todos os trabalhadores da indústria, seus familiares e o público em geral a se juntarem a nós nesta celebração.”

E, para este momento ficar ainda mais especial, o SESI-RN e a FIERN convidam a sociedade potiguar para prestigiar a apresentação das novas vozes do RN durante as audições da Semifinal. Tanto na semifinal quanto na final, o público vai poder conferir de perto e de forma gratuita, o talento musical dos candidatos e ainda participar de torcidas organizadas, essas que também serão premiadas em cada evento, após decisão do júri.

Portanto, se você curte uma novidade e gosta de descobrir novos artistas musicais, venha participar deste momento. A entrada é gratuita, mas os interessados precisam fazer a retirada antecipada dos ingressos através do Sympla https://www.sympla.com.br/evento/festival-do-industriario-sesi-entoando-cancoes/2423124

Sobre o Festival

O Festival é destinado a todos os gêneros e estilos da música brasileira, e com foco nos trabalhadores da indústria brasileira (industriários e empresários) e seus descendentes diretos (cônjuges e filhos, a partir de 18 anos de idade). São mais de R$ 70 mil em premiação, contemplando semifinalistas e finalistas, além das empresas de lotação dos candidatos que também são contempladas, pois o objetivo da ação não é oportunizar somente o trabalhador, mas, a própria empresa na qual ele atua, ressaltando a importância dessa integração. A premiação para os finalistas é: 1º lugar R$ 7 mil reais e 1 videoclipe; 2º lugar R$ 5 mil reais e sua música gravada e, 3º lugar R$ 3 mil reais e sua música gravada.

Para mais informações sobre o Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções”, siga @sesirn.

Novas vozes musicais do RN serão apresentadas ao público na próxima semana no Teatro Alberto Maranhão – TAM Read More »

Ícone do acordeon brasileiro, Waldonys é atração de maio do Projeto Seis e Meia

O Projeto Seis e Meia traz ao palco do Teatro Riachuelo Natal, no próximo dia 08 de maio, o cantor e compositor cearense Waldonys, em um show com muito romantismo e forró para cantar e dançar bem juntinho, tendo a abertura da noite com show da cantora potiguar Tanda Macedo. O acordeonista apresentará seus maiores sucessos, como “O sonho de Ícaro”, “Jardim dos Animais” e “Anjo Querubim”, além de canções do DVD Meu Ninho. Os ingressos custam a partir de R$ 30,00 e estão à venda na bilheteria do teatro e no site uhuu.com.

Apadrinhado por Luiz Gonzaga aos 14 anos, além da expressão artística, Waldonys também é paraquedista e piloto acrobático, com uma forte paixão por música e esporte, ele desbrava os céus e os palcos dando um show em suas interpretações que fazem parte da trilha sonora que bate forte o coração de inúmeros brasileiros.

Tanda Macedo faz do palco a sua morada há 15 anos, e suas canções transitam entre a versatilidade da Música Popular Brasileira e muito forró, segmento ao qual ela se dedica desde 2015. Em 2023, Tanda foi indicada ao Prêmio Multishow representando o Rio Grande do Norte com a música ‘Nossa Rotina’, na categoria Brasil.

O Projeto Seis e Meia tem o patrocínio da Unimed Natal, Casa de Saúde São Lucas e Grupo Dunas, via Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal e da CAERN, Supermercado Nordestão e Grupo SterBom, via Lei Câmara Cascudo do Governo do RN. E é uma realização local da Idearte Produções e SuperStar Promoções.

Serviço
Projeto Seis & Meia apresenta Waldonys (com abertura de Tanda Macedo)
Data: Quarta-feira, 08 de maio
Local: Teatro Riachuelo Natal
Ingressos: Na bilheteria do Teatro Riachuelo ou no uhuu.com
Meia entrada a partir de R$ 30,00, inteira a partir de R$ 60,00
*consulte valores e assentos disponíveis na página do evento
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir de 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue); 50% clientes Unimed Natal (1 ingresso); 30% titulares do Cartão Riachuelo (2 ingressos); *descontos limitados e não cumulativos.

Ícone do acordeon brasileiro, Waldonys é atração de maio do Projeto Seis e Meia Read More »

Pagamento do Garantia Safra contempla mais de 100 municípios do RN

Valor total pago ultrapassa os R$ 30 milhões, com contrapartida superior a R$ 3 milhões do Governo do RN

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) publicou, nesta quarta-feira (17), portaria com uma nova lista de municípios beneficiados pelo Garantia Safra. Assim, o seguro chega para mais 62 municípios do Rio Grande do Norte, beneficiando novas 12.693 famílias agricultoras.

O valor destinado neste momento foi de R$ 15.231.600,00, com contribuição de R$ 1.827.792,00 do Governo do Estado. Esses valores, somados aos da listagem anterior divulgada em março deste ano, totalizam: R$ 30.651.600,00, com contrapartida estadual de R$ 3.678.192,00. São 122 municípios contemplados, e 25.543 famílias assistidas.

O Garantia Safra proporciona a segurança alimentar de agricultores familiares que residem em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes.

Pagamento do Garantia Safra contempla mais de 100 municípios do RN Read More »

RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias

Semana com previsão é de céu nublado com chuvas

No Rio Grande do Norte choveu em abril de 2024, segundo mês da quadra chuvosa, até a última segunda-feira(16/4) 99,5mm, representando 70% da média esperada (146,8mm), de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). As regiões mais chuvosas, no período, são: Agreste Potiguar e Central Potiguar que já atingiram 78,8% e 70,2%, respectivamente.

Um conjunto de fatores favorecem o cenário. Entre eles a atuação do sistema meteorológico, Zona de Convergência Intertropical, associada ao aumento das temperaturas superficiais das águas do oceano Atlântico- que estão aquecidas em torno de 2°C acima da média- e a topografia do estado, com serras e outras formações rochosas que influenciam no movimento das massas de ar, que juntos favorecem a formação de nuvens com chuvas nesta época do ano.

“Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final de mês ficando dentro ou um pouco acima da média esperada”, declarou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Sobre as temperaturas, o potiguar segue sentindo mais calor. “As temperaturas, em Natal, por exemplo, já começam o dia com 25ºC e à noite por volta dos 28°C. Isso a combinação de alta umidade, em torno de 80% e baixa circulação de ventos”, disse Bristot

Previsão da semana
A previsão para a terceira semana de abril de 2024 é de céu parcialmente nublado com probabilidade de chuvas mais intensas, de quarta (17) a domingo(20), principalmente durante as madrugadas no Leste Potiguar e durante as tardes, no interior.

PREVISÃO SEMANAL DIA A DIA*
Segunda-Feira (15/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Vale do Açu e no alto oeste. Demais regiões, céu parcialmente nublado.
Terça-feira (16/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Quarta-feira(17/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Quinta-feira (18/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Sexta-feira (19/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Sábado (20/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Agreste, Vale do Açu, Região de Mossoró e no Alto Oeste, céu parcialmente nublado no Seridó.

Domingo (21/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu, Região de Mossoró e Alto Oeste, céu parcialmente nublado no Agreste e no Seridó.

RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias Read More »

Câmara aprova Lei que institui Semana de Gastronomia nas Comunidades

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal, aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira, o Projeto de Lei n.º 397/2022 que institui a Semana Municipal da Gastronomia nas Comunidades. O Projeto de Lei vai para sansão e tem como objetivo reforçar a vocação gastronômica nas Comunidades. O Projeto de Lei é de autoria do Vereador Chagas Catarino.

A Lei visa, objetivamente, estimular as atividades gastronômicas nas Comunidades, sendo essencial o incentivo destas atividades tradicionais e étnicas, através da divulgação e comercialização.

“Que a gente possa celebrar, fomentar, dar ênfase e visibilidade às delícias que nós temos nas nossas comunidades” enfatizou o Vereador Chagas Catarino.

Ao instituir uma Semana Municipal da Gastronomia, abre-se importante espaço para que as empresas do setor ganhem visibilidade, gerando benefícios como o incremento da economia e a atração de turistas. A realização de tal evento justifica-se porque, além de colocar a cultura gastronômica na vitrine, serve como uma importante ferramenta para impulsionar negócios. O turismo local e regional ficará em evidência por meio da possibilidade de divulgar festejos tradicionais, rotas turísticas, espaços culturais dedicados às tradições culinárias e outras atrações.

Entre os objetivos da proposta está o reconhecimento do trabalho realizado pelos empreendedores da área da gastronomia, responsáveis por manter viva uma das características locais mais marcantes: a qualidade e a fartura da mesa local.

O Projeto de Lei servirá também como forma de manter viva a tradição da culinária familiar, pois muitas receitas acabam-se perdendo com o tempo pela falta de incentivo de serem passadas a outras gerações, muitas vezes por falta de incentivo.

Câmara aprova Lei que institui Semana de Gastronomia nas Comunidades Read More »