10 de abril de 2024

Como votou o RN na prisão do acusado de mandar matar Marielle

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 277 votos a 129 e oito abstenções, a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brasão (sem partido), apontado como um dos mandantes do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Gomes.

Aqui no Rio Grande do Norte, votaram a favor de manter o parlamentar no xilindró: Benes Leocádio (União Brasil), Fernando Mineiro (PT), Natália Bonavides (PT) e Robinson Faria (PL). Este último divergiu da orientação de seu partido, onde quase todos votaram a favor.

Votaram pela soltura os bolsonaristas Generão Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Paulinho Freire (União Brasil).

O deputado João Maia (Progressistas) se absteve.

Fonte: Blog Saulo Vale

Como votou o RN na prisão do acusado de mandar matar Marielle Read More »

Natália Bonavides se reúne com ministra Marina Silva para tratar dos parques urbanos do RN

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) se reuniu na manhã desta quarta (10), em Brasília, com a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva para tratar dos parques urbanos do Rio Grande do Norte.

“Levamos para a ministra as demandas dos nossos parques urbanos, em especial do Parque Municipal de Mossoró e Parque Nacional da Furna Feia, que cumprem papel importante para a educação ambiental e o lazer da população, e dialogamos também sobre a despoluição do Rio Mossoró. Ofertar à população mais qualidade de vida com políticas casadas com a defesa do meio ambiente é pauta central para o Ministério”, afirmou Natália.

A ministra destacou a importância da articulação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para contribuir com a idealização de um projeto para apresentação ao Ministério da Cidades.

“Aproveitamos a oportunidade também para dialogar sobre a possibilidade de financiamento da substituição da frota de Natal de ônibus a diesel para elétricos. É urgente a melhoria da frota, a oferta de transporte digno à população, reduzindo também a poluição”, destacou a parlamentar.

Também estiveram presentes na reunião o vereador de Natal Eribaldo Medeiros, o presidente do partido Rede Sustentabilidade/RN João Gentil, o deputado federal Túlio Gadelha e o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra.

Natália Bonavides se reúne com ministra Marina Silva para tratar dos parques urbanos do RN Read More »

Pela primeira vez, Natal recebe Copa Brasil de Paraciclismo

Evento acontece neste fim de semana, na UFRN

Uma das principais competições do Paraciclismo brasileiro desembarca na capital potiguar nos próximos dias 13 e 14 de abril. É a etapa de abertura da Copa Brasil de Paraciclismo 2024, com provas de contrarrelógio e resistência, ambas com largada da Escola de Música da UFRN. “É a primeira vez que Natal recebe uma competição desse porte, estamos realizados por disputar uma etapa da Copa BR em casa, onde nós costumamos treinar, e perto de nossas famílias”, diz o potiguar Jackson Alexandre, atleta de handbike da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN).

Mais de 100 atletas de todo o país são aguardados em Natal já a partir da quinta-feira. Inclusive atletas paralímpicos, o que mostra como será alto o nível da disputa pelas ruas da capital. Da Sadef/RN, além de Jackson, vão participar John Lobo, Fábio Henz, Paulo Eduardo, Jailton, João Vinícius e Damião Gomes. Eles andam de handbike, uma das modalidades do ciclismo adaptado para pessoas com deficiência, e na qual as bikes são impulsionadas pelos braços.

A etapa Natal da Copa Brasil será a primeira de quatro que acontecerão ao longo do ano, em junho, outubro e novembro. A competição vale pontos para o ranking brasileiro da modalidade.

Pela primeira vez, Natal recebe Copa Brasil de Paraciclismo Read More »

No Senado, Zenaide lança Cartilha da Vereadora por direitos da mulher

Procuradora Especial da Mulher no Senado Federal, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) lançou, nesta terça-feira (09), a Cartilha da Vereadora, uma publicação gratuita produzida pelo Programa Interlegis, interface do Senado com as casas legislativas estaduais e municipais.

O material inédito estimula câmaras municipais a criarem estruturas voltadas à defesa dos direitos da mulher, ao combate à violência de gênero e à busca da equidade entre homens e mulheres na política. Cinco vereadoras, representando as regiões do país, receberam exemplares da Cartilha para levarem aos seus estados.

Clique aqui e baixe a cartilha! https://www12.senado.leg.br/interlegis/cartilha-digital.pdf

“Neste gesto de oferecer a Cartilha da Vereadora, estendo a minha mão às mulheres parlamentares. Recebam o apoio do Senado Federal e da Procuradoria Especial da Mulher para realizar sua missão na câmara municipal. Saibam que estamos unidas. Esta cartilha tem informações sobre os canais de combate à violência contra a mulher, sobre os sistemas de proteção, bem como apresenta informações técnicas para a elaboração de projetos de lei e para a criação de órgãos de papel essencial à estrutura da Câmara Municipal, a exemplo do Observatório da Violência, da Corregedoria, da Procuradoria Especial da Mulher e do Comitê de Equidade. Sintam-se parte de uma rede dedicada a apoiar a ação da mulher na política”, afirmou Zenaide.

Combate à violência

Segundo a Procuradoria da Mulher no Senado, até maio de 2023 somente 690 das 5.568 casas legislativas municipais – ou seja, 12% do total nacional – contavam com uma Procuradoria da Mulher instalada. Já na esfera estadual, o órgão funciona em 22 das 27 unidades federativas, e outros três estados analisam sua instalação.

Diante dessa realidade, a Cartilha da Vereadora incentiva as atuais e futuras parlamentares municipais com orientações na busca por espaços de representação na câmara, além de incentivá-las a inaugurar órgãos com a prerrogativa de defender direitos da população feminina e combater crimes e injustiças. Além disso, a publicação estimula ações coordenadas e articulações necessárias com outros órgãos, como o Ministério Público e as polícias locais.

Conforme Zenaide, une as parlamentares de diversos matizes ideológicos o anseio de acelerar os processos de transformação social, de forma a conferir a igualdade de representação que as mulheres merecem e a permitir o exercício, com igualdade, da liderança feminina nas comissões e nas mesas diretoras. Para a parlamentar potiguar, ampliar o espaço na política exige estabelecer estreita cooperação entre as mulheres, além de diálogo com o homens.

“Nós, brasileiras de todos os cantos deste país, nos conectamos em, pelo menos, uma meta central: a participação da mulher na política. Precisamos cooperar para impedir que nossa fala seja interrompida quando defendemos uma ideia. Precisamos cooperar para que a atuação da parlamentar seja valorizada e jamais questionada pelo simples fato de ser a prática de uma mulher. Todas essas questões devem ser fiscalizadas com rigor, cabendo a cada uma de nós zelar pelo sistema de proteção e denúncia contra qualquer ato de violência ou desrespeito às mulheres” enfatizou a senadora.

Representatividade

Zenaide considera que a cartilha funciona como um manual fundamental para a criação de espaços de representação. Nesse sentido, a iniciativa tem o objetivo de oferecer informações didáticas e enxutas, listando boas práticas legislativas e de promoção da igualdade de gênero visando ao aumento do quadro de representatividade da mulher nos legislativos municipais.

“Além disso, indicação de portais, treinamentos e canais para obter a assistência do Senado Federal, estão devidamente tratados na cartilha. Tenho a tranquilidade para dizer que as instruções nela inseridas poderão fortalecer o nosso contato e o mandato parlamentar das vereadoras de todo o Brasil”, frisou a parlamentar.

No Senado, Zenaide lança Cartilha da Vereadora por direitos da mulher Read More »