30 de outubro de 2024

Economia do RN cria 4.981 novos empregos formais em setembro

Saldo gerado de janeiro a setembro é quase 60% maior do que no mesmo período do ano passado, segundo o Caged

Impulsionada pelo setor de serviços e pela construção civil, a economia do Rio Grande do Norte abriu em setembro 4.981 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, assim como maio, junho, julho e agosto, todos os grupamentos econômicos registraram saldos positivos em setembro, numa indicação do aquecimento da economia potiguar.

Foi o nono mês seguido em que o número de admissões superou o de demissões, elevando para 31.488 o total de novos empregos formais criados neste ano, 59,6% a mais do que no mesmo período de 2023.

Fotos: Carmem Felix

Economia do RN cria 4.981 novos empregos formais em setembro Read More »

FLIC lança programação de sua 4ª edição e terá homenagem a Oswaldo Lamartine; veja cronograma completo

O Festival Literário de Currais Novos dará início a sua quarta edição neste domingo (3) com uma série de atividades ao longo de uma semana. Uma solenidade foi realizada no gabinete da Prefeitura, anunciando as programação que terá, entre tantas agendas, homenagem especial ao escritor potiguar Oswaldo Lamartine.

Além disso, estão confirmadas as presenças de Luísa de Souza, currais-novense criadora da IlustraLu e finalista do Prêmio Jabuti, e Micheliny Verunschk, escritora pernambucana vencedora do Prêmio Jabuti em 2022.

As atividades acontecerão até o próximo dia 9 de novembro, em vários espaços culturais do município. Estão previstas rodas de conversa, oficinas, apresentações artísticas, discussões literárias, recitais de poesia e lançamentos de livros.

Criado em 2021, o FLIC tem como principal objetivo reverenciar os escritores da tradição literária norte-rio-grandense e valorizar os escritores da contemporaneidade, além de estimular o surgimento de novos artistas da palavra.

“O FLIC se tornou uma ferramenta para democratizar o acesso à literatura no meio do sertão potiguar, estimulando o surgimento de novos leitores e escritores através de ações efetivas em parceria com diversas instituições. Chegamos a quarta edição com o intuito de consolidar o festival no calendário do Rio Grande do Norte”, avalia Mattson Ranier, um dos coordenadores do FLIC.

Para esse ano, o evento trará novidades: o I Prêmio Flic de Poesia, que reconhecerá novos artistas com premiação em dinheiro e o lançamento do projeto CineFlic, proposta de cinema itinerante aprovada na Lei Paulo Gustavo estadual e municipal.

“O CineFlic vem agregar ainda mais potência ao nosso Festival, contribuindo para que os currais-novenses das zonas urbana e rural possam usufruir de produções artísticas autenticamente potiguares”, avalia a produtora cultural Iara Maria Carvalho.

Criado em 2021 por artistas e produtores da região do Seridó do Rio Grande do Norte, o Festival Literário de Currais Novos conta com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN), Prefeitura Municipal de Currais Novos e Governo do RN.

Homenagem à Oswaldo Lamartine marca edição

Outra tradição importante do FLIC é a homenagem para autores nascidos no Rio Grande do Norte. Em 2024 a consagração será para o escritor potiguar Oswaldo Lamartine (1919-2007), autor de 21 livros sobre o sertão nordestino, sendo uma das principais referências no tema no Brasil.

Para João Gustavo, um dos idea-lizadores do evento, o FLIC é uma oportunidade única de fortalecer a identidade cultural da região e homenagear figuras que fizeram história. “A literatura de Oswaldo Lamartine é um patrimônio do sertão e o festival é uma chance de vivenciarmos sua obra e inspirações,” afirma João Gustavo.

Oswaldo Lamartine de Faria nasceu em Natal-RN, em 15 de novembro de 1919, e faleceu na mesma cidade em 2007, aos 87 anos. Filho do ex-governador Juvenal Lamartine de Faria (1874-1956) e Silvina Bezerra de Faria (1880-1951), foi escritor e sertanista. Em 2005, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1940, formou-se na Escola Superior de Agricultura de Lavras. Administrou fazendas no interior de vários estados. Foi técnico do Banco do Nordeste, professor da Escola Doméstica e do Colégio Agrícola de Jundiaí.

Entre as principais obras estão “O sertão de Oswaldo Lamartine”, com vasto conteúdo sobre a caça nos sertões do Seridó, os açudes, vocabulário do criatório norte-rio-grandense e conservação de alimentos na região.

Programação completa

PROGRAMAÇÃO

03/11
Abertura do IV Festival Literário de Currais Novos no Teatro Avoante
Espetáculo Chico Jararaca – Trapiá Companhia Teatral

04/11
Oficina de Poesia Falada – Mamafrei
BiblioSesc
Oficina de Microcontos – Bia Crispim

05/11
BiblioSesc
Zinelândia (Oficina de Zine) – Géssyca Santos
CineFlic na Mina Brejuí

06/11
BiblioSesc
Noite de Cultura Popular no Teatro Avoante

07/11
BiblioSesc
Oficina de Literatura de Cordel – Pedro Gurgel
Roda de Conversa “Cinema e Litera-tura” – Wescley Gama e Dynho Silva
Oficina “Futuros Possíveis” – IlustraLu

08/11
BiblioSesc
Feira do Livro (Praças Cristo Rei e Tomaz Salustino)
Roda de Conversa sobre Literatura de Cordel (Geralda Efigênia, Márcia Araújo e Hadoock)
Roda de Conversa sobre Literatura Independente (Regina Azevedo, Wescley Gama e Bartolomeu Pereira)
Roda de Conversa com IlustraLu (Mediação Duije Ibiapino)
Apresentações musicais: Agnelo Jr. e Forro Flor de Caroá

09/11
Feira do Livro (Praças Cristo Rei e Tomaz Salustino)
Divulgação do resultado do I Prêmio Flic de Poesia
Roda de Conversa sobre Mulheres na Literatura (Araceli Sobreira, Bia Crispim e Leila Tabosa
Roda de Conversa sobre Oswaldo Lamartine, com Abimael Silva
Roda de Conversa com Micheliny Verunsck (Mediação André Pelinser)
Apresentações musicais: Vanessa Farias e Fuxico de Feira

FLIC lança programação de sua 4ª edição e terá homenagem a Oswaldo Lamartine; veja cronograma completo Read More »

Deputado Vivaldo Costa celebra 85 anos com missa em ação de graças em Caicó

O deputado estadual Vivaldo Costa, o “Papa Jerimum,” convida a população para celebrar seu aniversário de 85 anos nesta sexta-feira, 1º de novembro, em Caicó. A data marca uma vida dedicada ao povo do Seridó e do Rio Grande do Norte, e será comemorada com uma missa em ação de graças na Igreja de São José, no bairro Paraíba, às 17h30.

A celebração será uma oportunidade para reunir amigos, familiares e apoiadores em um momento de gratidão por anos de lutas e conquistas.

“Será um prazer estar com cada um de vocês, que faz parte dessa história,” declarou Vivaldo, reforçando o convite para que todos participem dessa homenagem especial.

Deputado Vivaldo Costa celebra 85 anos com missa em ação de graças em Caicó Read More »

João Maia trata com Ministros do Turismo e Relações Institucionais ações para o RN

Nesta quarta-feira (30), em Brasília, o deputado federal João Maia participou de duas importantes reuniões, uma com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a outra com o Ministro do Turismo Celso Sabino. Em pauta, o Rio Grande do Norte e as necessidades de ações para melhoria de vida nos municípios e impulsionamento do turismo no Estado.

Durante a conversa com o Ministro Alexandre Padilha, o deputado tratou sobre apoio federal. “Discutimos oportunidades de apoio federal que possam fortalecer o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades. Seguimos firmes em busca de mais para o RN”, disse João Maia.

No encontro com o Ministro Celso Sabino, o assunto foram ações e parcerias estratégicas para fortalecer o turismo nos municípios do Rio Grande do Norte. “Com esse alinhamento, vamos impulsionar o turismo e garantir investimentos que façam a diferença na vida da nossa gente. Juntos, seguimos firmes em prol do desenvolvimento do nosso RN!”, garante o deputado.

João Maia trata com Ministros do Turismo e Relações Institucionais ações para o RN Read More »

Zenaide relatora: comissão do Senado aprova ambiente separado em hospital para mães que perdem bebês

Procuradora Especial da Mulher no Senado e médica, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) conseguiu a aprovação nesta quarta-feira (30), na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa, de dois relatórios de sua autoria a projetos de lei que garantem a mulheres grávidas que perdem o bebê o direito de permanecer no hospital em ambiente separado das outras mães.

Acatado pelo colegiado, o substituto da parlamentar ao PL 978/2019 segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Já o PL 5.099/2023 vai à CAS para decisão final no Senado antes de ser enviado à Câmara dos Deputados.

Conforme Zenaide, os objetivos das medidas são prever direitos para gestantes e minimizar o luto materno, oferecendo apoio com sensibilidade humana em momentos de dor e perda.

“Apesar de a perda gestacional ser um fenômeno frequente, ainda são escassos os cuidados ofertados às mães e pais. Tais cuidados, muitas vezes, se limitam à instrução de ‘tentar novamente’ e desconsideram a real necessidade de apoio físico e mental relacionados à perda. A desconsideração é tamanha que comumente são acomodados em leitos próximos a parturientes que se encontram em plena celebração de gestações e nascimentos bem-sucedidos, em total descompasso com o luto que enfrentam”, afirmou a senadora.

Humanização

De acordo com os pareceres aprovados, os pais terão direito a assistência psicológica e a receber “comunicação sensível” quando informados do aborto ou da morte.

O texto original do PL 978/2019 garantia leito separado na maternidade apenas para mães que tivessem sofrido aborto espontâneo ou cujo filho tivesse nascido morto. Zenaide entendeu que a proposta deveria se destinar a toda gestação que termine em “abortamento ou em morte perinatal”, conceito mais amplo do que aborto espontâneo ou parto de natimorto.

“Dessa forma, não afastamos as hipóteses de aborto legal da proteção ofertada e ampliamos sua abrangência para mortes ocorridas até o sexto dia completo de vida após o nascimento, e não apenas nas primeiras 48 horas após o parto”, assinalou a senadora.

A parlamentar manteve no texto da Câmara trecho que modifica a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080, de 1990) para incluir a mulher que tenha sofrido aborto ou morte perinatal entre as destinatárias de atendimento público específico e especializado oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.

Zenaide relatora: comissão do Senado aprova ambiente separado em hospital para mães que perdem bebês Read More »