16 de novembro de 2022

Internos do sistema prisional trabalham na recuperação do Presépio de Natal

O governador em exercício, Antenor Roberto, e o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, deram início na manhã desta quarta-feira (16), às obras de recuperação do Presépio de Natal, em Candelária. No local está sendo instalado o Escritório Social e a Central Integrada de Alternativas Penais, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP). A reforma utiliza 100% de mão de obra carcerária.

O governador Anternor Roberto explicou que além da SEAP, o local abrigará instalações da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. “Estamos recuperando e vamos devolver a sociedade mais um equipamento público. Uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer. Uma relíquia que estava abandonada e agora vai voltar a sociedade em forma de escritórios sociais e a praça recuperada para os nossos atletas”, disse.

O secretário Pedro Florêncio disse que a SEAP adquiriu os insumos para a reforma, com recurso da ordem de R$ 270 mil, e que a mão de obra será totalmente do sistema prisional através de internos habilitados e capacitados pela própria pasta em cursos de qualificação profissional. Nessa fase, dez apenados são mobilizados diariamente para o canteiro de obras. A escolta e segurança é feita pela Polícia Penal. A previsão é de conclusão parcial até o Natal.

Os Escritórios Sociais são voltados ao atendimento dos egressos do sistema prisional. “Essa obra tem um carácter muito significativo por empregar os próprios privados de liberdade. Cumpre, também, uma função social de cidadania e de ressocialização”, disse.

A comunidade também será beneficiada com a ampliação do monitoramento por câmeras do sistema de segurança pública. As imagens ficarão à disposição em tempo real do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (CIOSP) e da Polícia Penal.
Os internos já atuaram em obras de diversas escolas, na sede dos Bombeiros Mirins, na Cidade da Criança, no Forte dos Reis Magos, em secretarias de Estado, além de reformar centenas de macas e carteiras escolares. Detentos também trabalharam nos hospitais Maria Alice Fernandes, Giselda Trigueiro, João Machado, Tarcísio Maia e Alfredo Mesquita.

Internos do sistema prisional trabalham na recuperação do Presépio de Natal Read More »

Natal em Natal começa nesta sexta com acendimento da Árvore de Ponta Negra

Os festejos do Natal em Natal começam oficialmente nesta sexta-feira (18), com o acendimento da iluminação do Pólo Gastronômico de Ponta Negra. O prefeito Álvaro Dias acenderá uma árvore de 22 metros de altura. A estrutura foi montada pela Secretaria de Serviços Urbanos, dentro do projeto de integração das secretarias para a realização do evento tradicional da cidade.

A árvore de Ponta Negra será a primeira das quatro montadas em todos os pólos espalhados nas regiões administrativas da cidade. O acendimento da tradicional Árvore de Mirassol, com 110 metros de comprimento, está previsto para o dia 25 de novembro, com a presença do prefeito Álvaro Dias e atrações culturais, como o músico Antônio Nóbrega.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estima que pelo menos 30 mil pessoas deverão participar da programação que abrange os pólos durante os finais de semana – período com maior movimentação de pessoas. O tema deste ano, “Natal de Cores e Luz”, será lúdico e terá tons vibrantes que remetem às campanhas sociais realizadas mês a mês – como Outubro Rosa, Novembro Azul e Maio Amarelo.

Pólos
Os pólos natalinos irão contemplar todas as regiões. Na zona Oeste, a Semsur vai instalar pela primeira vez a árvore de Natal na Praça dos Beijoqueiros, no bairro do Bom Pastor. Outras árvores estão sendo instaladas na zona Norte, no conjunto Parque dos Coqueiros e na área de lazer do Panatis. A zona Norte terá ainda iluminação natalina no Espaço Jesiel Figueiredo, polo de atrações culturais.

A iluminação natalina contemplará toda orla de Natal e principais corredores da cidade. Na zona Sul, a Av. Roberto Freire será iluminada, bem como a Av. Praia de Ponta Negra. Haverá painéis luminosos em passarelas na Av. Salgado Filho e árvores ornamentais em postes no canteiro central da Via Costeira. Os cenários da Roberto Freire serão predominantemente compostos pelas seguintes peças natalinas: caixas de presente, bolas de natal e estrelas. Haverá ainda uma imagem da Sagrada Família na rotatória da Roberto Freire com a Via Costeira. Na Avenida Praia de Ponta Negra, a Prefeitura do Natal irá instalar um novo túnel natalino. Maior do que o de 2021, com referências à infância e presentes.

A zona Leste terá iluminação natalina na Escadaria de Mãe Luísa e Relógio do Sol, além da rua João Pessoa, no Centro. A exemplo de outros anos, alguns prédios dentro do circuito histórico de Natal serão contemplados com decoração natalina, como o Palácio Felipe Camarão – sede da Prefeitura de Natal, a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, as demais igrejas da Cidade Alta e Ribeira.

A programação do Natal em Natal deste ano vai movimentar ações integradas de diversas pastas municipais. Além de providenciar toda estrutura de iluminação, a Semsur cadastrou 50 vendedores informais que vão atuar no pólo de Mirassol. No local irá funcionar a Feira Gastronômica, coordenada pela Secretaria de Turismo, bem como a Feira de Artesanato que tem a coordenação da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A programação cultural é de responsabilidade da Fundação Capitania das Artes (Funcarte).

As empresas Ecoluz Iluminações e Potiguar Locações serão responsáveis pela execução do serviço. Os contratos, divididos em três lotes licitados através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e contemplam a execução de serviços de montagem, instalação, manutenção, desmontagem, remoção e guarda das árvores natalinas ornamentais, abrangem o fornecimento de mão de obra, insumos, veículos e equipamentos, dentre outros.

Foto: Joana Lima

Natal em Natal começa nesta sexta com acendimento da Árvore de Ponta Negra Read More »

AMSO-TR realiza nesta quinta-feira (17) leilão de motoniveladora

A Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) vai realizar nesta quinta-feira (17) uma licitação para venda de uma motoniveladora caterpilar que é de posse da entidade.

A venda vai ocorrer na modalidade leilão, que será realizado a partir das 10h, na sede da entidade, em Currais Novos. A licitação vem sendo anunciada publicamente desde o último dia 26, data da publicação do documento no Diário Oficial dos Municípios da Federação de Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Desde que o aviso de licitação foi publicado, a AMSO-TR disponibilizou o acesso ao edital para os interessados. O documento segue disponibilizado para consultas na sede da entidade.

A AMSO-TR está leiloando este equipamento tendo em vista possuir outra máquina com a mesma finalidade. A motoniveladora que está à venda, além de nivelar, auxilia nas obras de pavimentação das rodovias, áreas urbanas, terrenos irregulares, terraplanagem e terrenos degradados.

AMSO-TR realiza nesta quinta-feira (17) leilão de motoniveladora Read More »

Governadora diz na COP27 que transição energética deve promover justiça social

Fátima destacou também a importância do desenvolvimento econômico com sustentabilidade climática

Ao participar da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) nesta quarta-feira (16), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, enfatizou que a transição da matriz energética e o enfrentamento às mudanças no clima “devem estar associadas à promoção da cidadania, o que significa trabalho e melhor qualidade de vida para nossa população”.

Fátima participou do painel “Mudando os Caminhos do Desenvolvimento, compartilhando experiências para avançar na agenda da transição energética e na mudança do clima”, organizado pelo Instituto Alziras, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Centro Brasil no Clima (CBC) e outros, que contou também com participação da deputada federal eleita, Marina Silva; da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; professor da UFRJ, Emílio La Rovere e de representantes da África do Sul e da Indonésia.

“Nos une a luta pela sustentabilidade, o enfrentamento à degradação do clima, e também a participação das mulheres na administração pública. O Rio Grande do Norte e o Nordeste têm protagonismo nas energias renováveis e geram 70% da produção do setor no país. E o RN é o estado líder no país com 222 parques instalados e geração de sete gigawatts”, afirmou a governadora.

Ela destacou que o Rio Grande do Norte se prepara para ampliar a produção, com a instalação de parques eólicos no mar. “Nosso governo está muito atento e fazendo a parte que lhe cabe. Inclusive, em parceria com as universidades, desenvolvemos o projeto para instalação de porto que irá atender as necessidades para instalação de parques offshore. É a chamada indústria verde, que irá produzir, no mar, energia, hidrogênio e amônia verde”.

Atualmente, 94% de toda a energia produzida no RN é proveniente de fontes renováveis. E a entrada em operação de mais 44 usinas em construção, e de 73 já contratadas, possibilitará que o Estado atinja a marca de 12 GW de potência instalada até o final de 2025. Isso equivale a 70% da potência instalada de Itaipu, que é a maior hidrelétrica do Brasil.

“Nosso desafio é conciliar a sustentabilidade, fazer a transição justa, que olhe para as pessoas e garanta direitos à dignidade e à cidadania. Na condição de governadora do Estado brasileiro líder na produção de energia renovável, me orgulho de termos as melhores condições solar e de vento para sairmos da base do combustível fóssil – que polui e degrada-, para a energia renovável. Jamais esta transição deverá estar dissociada da cidadania que significa trabalho e melhor qualidade de vida para a nossa população”, encerrou Fátima Bezerra.

Agenda

A governadora está participando da COP27, em Sharm el-Sheik, no Egito, a convite do Instituto Alziras, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão ampliar e fortalecer a presença de mulheres na política e na gestão pública. No final da manhã, horário de Brasília, Fátima acompanhou a exposição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em que ele reafirmou o compromisso da futura gestão com as questões ambientais, proteção da Amazônia, modernização da matriz energética e combate à fome.

Antes disso, Fátima participou de um evento do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal em que os governadores da região entregaram ao presidente eleito Lula da Silva um documento – “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática” – em que defendem uma agenda comum regional para a transição climática.

Governadora diz na COP27 que transição energética deve promover justiça social Read More »

Hemonorte celebra Semana Nacional do doador voluntário de sangue

Campanha “Craques da Doação” acontece de 22 a 26 de novembro

Com o objetivo agradecer, reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores, o Hemonorte realiza a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, com a Campanha “Craques da Doação” – doe sangue e marque um gol de placa na vida de quem precisa, de 22 a 26 de novembro, em parceria com a Unimed Natal.

O Hemonorte preparou uma programação especial para este período. A abertura do evento acontece na terça-feira (22), às 9h, na sede do Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1.800 – Tirol) e contará com apresentação da Banda de música da Polícia Militar e do Projeto Tocando a Vida com D’Amore- ONG Atitude Cooperação, braço social da Unimed Natal.

De acordo com o Diretor de Serviços próprios da empresa, Emerson Oliveira, “a Unimed entra em campo para reforçar nas pessoas a necessidade do gesto de solidariedade da doação de sangue, que pode salvar vidas. Para essa sensibilização, em um ano de copa do mundo usamos uma paixão do brasileiro: o futebol e convocamos a sociedade a se juntar ao time do bem”.

Durante a Semana Nacional do Doador, o Hemocentro lança mais dois serviços para estreitar a comunicação com os doadores. O primeiro é um número de whatsapp com informações sobre locais e horários para doação. Os interessados poderão aderir ao grupo via QR CODE, que será disponibilizado nas redes sociais do Hemonorte. O outro serviço é a disponibilização de intérprete de libras – com dia agendado para deficientes auditivos fazerem sua doação de sangue. Este serviço funcionará sempre às terças-feiras em parceria com a Associação dos Surdos de Natal (ASNAT).

Para a Diretora de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, “este serviço representa um marco na história da hemoterapia do RN, enquanto reconhecimento de direito e inclusão de novos potenciais doadores com deficiências severas, possibilitando aos mesmos vivenciarem o ato em si mesmo: doar sangue e salvar vidas. Com esse novo serviço legitimamos o direito e ampliamos novos perfis de doadores de sangue do Estado”.

Requisitos básicos para doar:
Estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal);
Pesar acima de 50kg;
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Estar alimentado e portar um documento oficial com foto.

Hemonorte celebra Semana Nacional do doador voluntário de sangue Read More »

Projeto sociocultural “Cores que Tocam” levou arte, cultura e bem-estar para o público interno do GACC/RN

Vivência com a Banda Camomila Chá marcará a inauguração de galeria de arte e lançamento do podcast “Cores Que Tocam”

Em março de 2022, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC/RN deu início ao projeto sociocultural “Cores que Tocam”, com o objetivo de promover o acesso à arte e ao bem-estar para toda a comunidade interna da Instituição. Desde o início do projeto foram ofertadas oficinas de musicalização e de pintura voltadas para as crianças assistidas e seus familiares, e atendimentos terapêuticos voltados para os funcionários e estagiários do GACC/RN.

As oficinas de musicalização e de arte do projeto foram ministradas semanalmente por Rafaela neste segundo semestre. Além da proposta de arteterapia, através da música e das artes visuais, o projeto inseriu a prática de aromaterapia com as crianças e seus familiares. Já para os funcionários e estagiários do GACC/RN, o projeto “Cores que Tocam” promoveu a ação “Permita-se”, com atendimentos individuais com práticas terapêuticas como meditação, aromaterapia e arteterapia, conduzidos pela facilitadora Isis de Castro.

Como legado de sua realização, o projeto inaugura nesta quarta-feira (16) a sala “Cores que Tocam”, um espaço destinado às aulas de artes, e a galeria com os trabalhos desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano. Outra novidade é o lançamento do PODCAST “Cores Que Tocam”, onde Camila Pedrassoli, Rafaela Brito e Ísis de Castro conversam sobre cultura, arte e autocuidado, a partir da perspectiva do trabalho realizado no GACC-RN. O encerramento do projeto contará ainda com a vivência “Espalhe o Amor”, conduzida pela Banda Camomila Chá, com participação do cantor e compositor Rodrigo Lacaz e da terapeuta Ísis de Castro.

O projeto “Cores que Tocam” do GACC/RN tem o patrocínio da Prefeitura do Natal e da UNIMED Natal, através da Lei de Incentivo Djalma Maranhão, com produção da Guria Produtora, apoio do Festival Camomila e realização do GACC/RN e da Cores que Tocam Produções.

SERVIÇO

Projeto Cores Que Tocam

Vivência com a Banda Camomila Chá – Inauguração da Galeria e Sala de Artes e Lançamento do Podcast “Cores Que Tocam”

Dia 16 de novembro, quarta-feira, às 16h

Local: Sede do GACC-RN – Av. Mal. Floriano Peixoto, 383 – Tirol

Projeto sociocultural “Cores que Tocam” levou arte, cultura e bem-estar para o público interno do GACC/RN Read More »

RN tem a terceira maior taxa de comparecimento no primeiro dia do ENEM

O Rio Grande do Norte ficou em terceiro lugar entre os 27 estados brasileiros com maior taxa de comparecimento – 74,6% de um total de 86.422 inscritos – no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas foram aplicadas no domingo (13), criando a expectativa de que ocorra o mesmo no no próximo domingo (20).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Rio Grande do Norte ficou atrás apenas do Sergipe e Piauí, com 76,2% e 74,9%, respectivamente, e à frente da Paraíba, com 74,3%, todos da região Nordeste, enquanto a média nacional foi de 72,1%.

Ao todo, 2,49 milhões de participantes compareceram ao primeiro dia do Enem/2022 neste domingo, 13 de novembro. O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital).

O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Aulões
A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte vem preparando os alunos para as provas, levando ao ar o projeto “Juntos no ENEM”, com aulões preparatórios exibidos pela TV Band Natal aos sábados e domingos, das 6h às 8h, e disponíveis no canal oficial da SEEC no YouTube. “Nós continuaremos com o trabalho de preparação, teremos aulões de véspera na TV aberta no sábado e domingo, unindo esforços para contribuir com o sucesso dos estudantes da rede estadual de ensino”, informou o secretário estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e Lazer (SEEC), Getúlio Marques. Para ele, os estudantes potiguares continuam tendo “aquela última oportunidade de revisar os principais temas”, razão pela qual “confiamos no potencial dos nossos estudantes e, todos os anos, acompanhamos a sua participação”.

Professores da rede estadual são os responsáveis pelo conteúdo e apresentam as aulas, gravadas em estúdio. Todos os conteúdos veiculados são traduzidos em libras. A programação do sábado e domingo será publicada nas redes sociais da SEEC antes dos aulões. “Todo o conteúdo é feito por professores da nossa rede, o que tornam a linguagem mais acolhedora e a abordagem dos temas em total sintonia com o que é debatido em nossas escolas”, pontua Marques.

ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Melhores taxas de comparecimento
SE: 76,2
PI: 74,9
RN: 74,6
PB: 74,3
SP: 73,9
SC: 73,4
CE: 73,3

Inscrições do Enem no RN
2020: 66.023*
2021: 80.817
2022: 86.422
(*) Número de inscritos afetado pela pandemia do coronavírus

RN tem a terceira maior taxa de comparecimento no primeiro dia do ENEM Read More »

Simpósio sobre Insuficiência Cardíaca reúne médicos cardiologistas no próximo sábado em Natal

Evento tem realização da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional RN

A capital potiguar recebe no próximo sábado (19), o 1º Simpósio Norte-Rio-Grandense de Insuficiência Cardíaca, realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Rio Grande do Norte (SBC-RN), presidida por Dr. Antônio Amorim. O evento acontece no Holiday Inn Natal, das 8h às 18h e tem a presença de médicos cardiologistas renomados.

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma doença grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e incapacita o coração de bombear o sangue de forma ideal, impossibilitando o órgão de atender as necessidades básicas. “A sobrevida em cinco anos, após o diagnóstico, pode chegar a 35%”, comenta Dr. Amorim, e acrescenta: “Essa enfermidade não tinha tido muitos avanços medicamentosos para o seu tratamento até poucos anos atrás, quando surgiram novidades em relação a fármacos, melhorando a sobrevida dessa população acometida pela doença”.

Diante desse cenário, surge o Simpósio, que possibilita reunir médicos para discutir essa patologia. “É muito importante que os médicos generalistas e cardiologistas estejam por dentro da temática para poder conduzir os pacientes da melhor maneira possível”, expressa o presidente da SBC-RN. Na programação, temas importantes acerca da IC, como: “Insuficiência Cardíaca: uma condição a se prevenir”; “Ecocardiograma: muito mais que fração de ejeção”; “Imagem Cardiovascular no Diagnóstico da IC”; “Quando e como um teste genético pode ajudar?”; “Panorama do Tratamento da IC de FER”; “Terapia de Ressincronização Cardíaca”; “Transplante Cardíaco no RN”, dentre outros.

Como palestrantes estão os cardiologistas: Dr. Cesimar Severiano, Dra. Raíssa Gabriela, Dr. Jonatas Formiga, Dr. Diogo Maciel; Dra. Creuza Goes, Dr. Ferdinand Saraiva, Dr. Antônio Spinelli, Dr. Ormuz Dumont, Dr. Antônio Correia, Dr. Igor Negreiros, Dr. Júlio César, Dr. Kennyo Santos, Dr. Fábio Mastrocola, Dr. Diego Vilela e Dra. Lorena Marques.

O Simpósio é voltado para cardiologistas, médicos e estudantes da área e conta com parceria do DNA Center, São Judas – Materiais Médicos, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim e Vox2You. Uma realização da SBC-RN e organização da Amanda Rocha Assessoria de Eventos Corporativos.

Mais informações e inscrições: @sbc_rn

Simpósio sobre Insuficiência Cardíaca reúne médicos cardiologistas no próximo sábado em Natal Read More »