A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer reforça que nenhum dos 86 ônibus escolares adquiridos para renovar a frota escolar foi enviado pelo Governo Federal.
Todos foram comprados com recursos próprios do Estado, via Programa Nova Escola Potiguar, e de emendas parlamentares. O Governo Federal não envia ônibus escolares à rede estadual de ensino há mais de seis anos.
A secretaria realizou a compra dos veículos por meio de adesão de ata. Nesta modalidade, quem define todas as características dos ônibus, incluindo os adesivos externos, é o responsável pela ata, que neste caso é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para manter a originalidade das peças dos ônibus, a fábrica faz a entrega dos veículos conforme está prevista na ata de compra.
A SEEC lamenta que os ônibus, que farão parte de uma frota que beneficia mais de 57 mil estudantes, sejam usados em discursos onde o objetivo é manipular a verdade, configurando um desserviço à sociedade potiguar.
Fotos: Sandro Menezes