20 de janeiro de 2023

SINTSERP constata inúmeras irregularidades no CRAS Litoral

A direção do SINTSERP realizou uma visita nesta quinta (19) à sede “improvisada” do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizada no Litoral (Pium). Isso porque o CRAS Litoral está com o prédio interditado desde fevereiro do ano passado, devido a queda dos tetos das salas em decorrência das fortes chuvas ocorridas no local no período mencionado.

A estrutura do prédio, localizado em Pium, ficou comprometida com as fortes chuvas, sendo necessária a intervenção da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público que indicou a interdição do local com um prazo de 10 dias para que fosse buscado um novo espaço para os servidores continuarem a trabalhar e prestar os serviços de Assistência Social para a comunidade local.

Com a interdição, os equipamentos, materiais e servidores da Assistência Social foram transferidos para um anexo (depósito) do Ginásio Municipal localizado vizinho ao prédio do CRAS, para uma sala destinada apenas a guardar materiais esportivos, haja visto que não há janelas nem ventilação adequada.

Os trabalhadores aderiram a ideia de trabalhar no depósito do Ginásio em virtude da localização (vizinha ao antigo CRAS), como também, confiantes na intervenção do Ministério Público que indicava um prazo máximo de 10 dias para a solução do problema ou apresentação de novo local.

Esses 10 dias transformaram-se em quase um ano e o prédio continua interditado. Ao longo de todo esse período, representantes da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Parnamirim (SEMAS) informaram vários novos prazos com relação ao início das obras de recuperação do local, adiando por diversas vezes a manutenção do prédio.

A última data de início informada pela SEMAS colocou que em janeiro a reforma seria iniciada. Com o mês quase acabando, dois novos prazos foram informados indicando que em fevereiro e em março serão iniciadas as obras.

Enquanto isso, o trabalho dos profissionais da assistência social foram comprometidos pois estão sendo desenvolvidos em um depósito pequeno, sem ventilação e mofado. Um espaço inadequado que não possibilita que os trabalhadores desenvolvam os programas de assistência com excelência.

Além mais, um local que não conta com banheiros, restando aos trabalhadores utilizarem os banheiros do antigo prédio. Um anexo quente, sem segurança, sem higiene, reduzido, com infiltrações e mofo, sem banheiro, sem divisão de salas o que acaba por comprometer o trabalho da Assistência Social para a comunidade.

Um local sem internet, faltando equipamentos, sem estrutura compatível, vários serviços sem funcionar, sem carro e sem motorista para atendimentos locais. Até os usuários do sistema tem que ficarem do lado de fora do anexo, no sol, pois não há espaço para aguardar seu atendimento dentro do depósito.

A direção do SINTSERP vem buscando o diálogo com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Assistência Social de Parnamirim (SEMAS) e Ministério Público a fim de resolver o quanto antes os problemas que afligem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Litoral, seus profissionais e a comunidade que é atendida por este serviço tão fundamental.

Foto: Arthur Varela

SINTSERP constata inúmeras irregularidades no CRAS Litoral Read More »

Lula sanciona lei que torna agentes comunitários profissionais da saúde

Nova regra reconhece as duas profissões como trabalhadores da área de saúde, o que permite que os agentes possam acumular cargos caso haja compatibilidade de horário.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (20) uma lei que permite que agentes de saúde e de endemias possam acumular cargos, desde que haja compatibilidade de horários.

Cerca de 400 mil agentes comunitários de saúde e de combate a endemias poderão ser beneficiados em todo o Brasil.

A nova regra reconhece as duas profissões como trabalhadores da área de saúde com profissão regulamentada, o que permite que os agentes possam acumular os cargos pois estes profissionais já têm essa permissão.

Atualmente, de acordo com a Constituição, só duas categorias podem acumular dois cargos públicos: professores e profissionais de saúde — desde que as profissões sejam regulamentadas e que seja comprovada a compatibilidade de horário.

De acordo com o Planalto, os agentes hoje em atividade no país têm salários pagos, integralmente, com recursos transferidos pelo governo federal.

Em 2022, foram empenhados R$ 7,8 bilhões para esta finalidade. Para 2023, diz o governo, está prevista a destinação de R$ 9,9 bilhões, o que representa um aumento de 27%.

Pressão

Em discurso durante a cerimônia de sanção, no Palácio do Planalto, o presidente Lula elogiou o trabalho dos agentes de saúde e endemias e a luta sindical para que as classes fossem incluídas na lista das que podem acumular cargos.

“Os movimentos sociais nunca podem ficar quietos e calados, deixando de cobrar da gente. Quando deixam de cobrar, a gente pensa que estamos certos, que estamos agradando. E nem sempre é isso”, afirmou o presidente.

Lula ainda parabenizou os parlamentares que aprovaram o projeto no Congresso Nacional e afirmou que quem não reconhece a necessidade de valorizar as duas profissões não conhece a realidade de saúde vivida nas regiões mais pobres e afastadas dos centros urbanos.

O projeto é de autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA) e inclui as duas categorias de agentes nessa rol. A lei foi aprovada pelo Senado em dezembro, onde o relator foi o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado.

Fonte: G1

Foto: Ricardo Stuckert

Lula sanciona lei que torna agentes comunitários profissionais da saúde Read More »

Substituiu a parabólica tradicional pelo modelo digital?

Confira 10 dicas sobre o uso do novo equipamento

Famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal e que tenham um modelo tradicional em funcionamento têm direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital.

A parabólica tradicional vai deixar de funcionar. Para que a população que utiliza esse equipamento continue recebendo o sinal de TV aberta normalmente, e de graça, como sempre foi, será preciso fazer a substituição da parabólica convencional pelo novo modelo digital.

Milhares de famílias em todo o Brasil já fizeram essa troca. Quem ainda não substituiu o equipamento precisa colocar essa tarefa na lista de prioridades. Isso porque, antes mesmo de o sinal parar de funcionar, a recepção do sinal de TV poderá sofrer interferência com a chegada do 5G, pois as duas tecnologias operam na mesma frequência (Banda C). A nova parabólica digital está em outra faixa, a Banda Ku, bem distante da frequência anterior.

Com o novo equipamento instalado, é natural que surjam dúvidas sobre as novas funções. A boa notícia é que o resultado é uma nova experiência em assistir à TV. Criamos uma lista com as 10 principais perguntas e respostas sobre a nova antena.

1 – Por que a nova parabólica digital é melhor do que a tradicional?
Trata-se de uma tecnologia mais moderna, que oferece novos canais, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som.

É importante lembrar que, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar. Então, quanto antes fizer a troca, mais cedo poderá aproveitar os benefícios da nova parabólica digital.

2- Quem precisa comprar uma antena nova?

Só precisará adquirir uma parabólica digital quem faz uso da parabólica tradicional, aquela antena grande, telada, cheia de furinhos. As famílias que assistem à TV por qualquer outro meio, como TV paga, antena digital/UHF (espinha de peixe) ou streaming (internet) não precisa trocar seus equipamentos.

3- Os canais da parabólica digital costumam sumir, como acontece com a parabólica tradicional?

A nova tecnologia traz muitos benefícios, como um número fixo para cada canal e a identificação automática de novos canais. Só esses dois benefícios já garantem que ninguém se perca no controle remoto na hora de sintonizar sua programação preferida. Agora, se identificar alguma falha na sintonia, os técnicos recomendam verificar se o receptor está conectado à entrada HDMI selecionada no controle remoto.

A maioria das TVs possui mais de uma entrada HDMI, que é um conector que transmite dados de um dispositivo ao outro. Se você não consegue acessar a programação da parabólica digital, é possível que, por engano, tenha trocado a seleção. A maneira mais simples de resolver o problema é mudar do “HDMI 1” para o “HDMI 2”, ou vice-versa. Assim, você encontrará a qual delas o seu receptor está conectado.

4 – Os problemas comuns na parabólica tradicional ainda existem na nova parabólica digital?

Uma preocupação comum dos usuários de parabólicas é desconfigurar o receptor. A vantagem da nova parabólica digital é que os aparelhos são mais modernos e o menu de configurações mais técnicas é protegido com senha ou outra estratégia para que os usuários não desconfigurem o receptor sem perceber.

Outra vantagem é que a lista de canais passa a ser fixa e não é mais necessário que o instalador escolha a ordem de exibição dos canais. Cada emissora passa a ter um número fixo. Também acaba o problema dos canais repetidos, já que a atualização é feita digitalmente.

5 – O sinal de TV vai continuar falhando depois de uma ventania, como acontece com as parabólicas tradicionais?

Se depois de um período de ventos severos a sua TV ficar sem sinal, é possível que exista algum problema na fixação da parabólica. O ideal é que procure o instalador para verificar se ainda está apontando na direção certa. O problema pode ser prevenido na hora de escolher o produto, dando preferência às antenas com melhor fixação, principalmente se as ventanias são comuns na sua cidade. Também é importante que, no momento da instalação, o profissional meça a intensidade e garanta um alto nível de qualidade do sinal. A boa notícia é que a nova parabólica digital é menor, portanto, sua fixação se tonar mais simples.

6 – Existem diferenças entre modelos da nova parabólica digital? Como identificar as de melhor qualidade?

Apesar de as antenas parabólicas digitais serem muito parecidas visualmente, há diferenças importantes. Algumas não são produzidas em material com tratamento contra ferrugem. Ao adquirir sua nova parabólica digital, pergunte ao vendedor e ao técnico se ela é feita de aço galvanizado. Esse material impede que a ação do tempo gere ferrugem, mudando as características de sua superfície e prejudicando a recepção do sinal. A melhor forma de prevenir é optar por antenas de aço galvanizado.

7- Por que alguns canais ainda não pegam na nova parabólica digital?

São poucos e raros os canais que não migraram para a nova parabólica digital (banda Ku). Já são mais de 100 canais disponíveis, e muitos deles são regionais. Se algum canal que você gosta muito ainda não estiver disponível, o melhor a fazer é entrar em contato com a emissora e perguntas quando a migração deve acontecer. Agora, enquanto isso não acontece, todos os outros canais seguem transmitindo a programação melhoria de imagem e som

8 – Como saber se entraram novos canais?

Diferentemente da antena parabólica tradicional, na parabólica digital não é preciso atualizar manualmente a lista de canais. A atualização é feita automaticamente. Então, basta conferir a lista de canais de vez em quando para encontrar as novidades. Outra vantagem é que com a nova parabólica digital é possível visualizar a programação da emissora e saber a que horas começa e termina o seu programa favorito.

9- As pessoas que têm a parabólica tradicional devem esperar detectar interferências do 5G para substituir seus equipamentos?

De jeito nenhum. Todos já podem fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Quando o 5G for ativado na sua região e a parabólica tradicional sofrer interferência ou interrupção da recepção de sinal, você ficará sem TV até que a substituição seja feita.

10 – Quem tem direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital?

Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que já tenham a parabólica tradicional instalada e funcionando têm direito à substituição gratuita do equipamento. Para saber se você tem direito, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

A substituição dos equipamentos é realizada pela Siga Antenado, a Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Substituiu a parabólica tradicional pelo modelo digital? Read More »

Senadora Zenaide cumpre agenda no Seridó

A senadora Zenaide Maia dedicou a quinta-feira (19) para cumprir agenda na região do Seridó. A parlamentar iniciou os compromissos pela cidade de Currais Novos, onde foi recepcionada pelo prefeito, Odon Júnior, e sua vice-prefeita, Ana Albuquerque.
Acompanhada do prefeito, da vice-prefeita e dos vereadores Cleyber Targino, Mattson Ranier, Edmilson Sousa, Iranilson Medeiros, e Jorian Santos, Zenaide visitou a empresa de Cimento Elo. Logo após foi até o Centro de Referência em Tecnologia Mineral (CT), no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, onde conferiu as obras de construção do Centro de Gemologia, obra na qual recebeu emenda da parlamentar do valor de mais de R$ 500 mil reais.
A senadora agradeceu a receptividade do prefeito Odon e enfatizou o compromisso de continuarem trabalhando juntos pelo município.
“Temos muitas ações juntos, pavimentação, melhorias para a saúde, investimentos na educação. Fico muito feliz pelo trabalho em prol da população de Currais Novos, por isso deixo firmado aqui meu compromisso em destinar mais R$ 3 milhões em emendas”, disse a senadora.
Encerrando a agenda do dia, a senadora seguiu Parelhas, onde foi recebida pelo deputado estadual, Francisco do PT. Na cidade, a senadora participou da última novena em comemoração aos festejos do padroeiro São Sebastião.

Senadora Zenaide cumpre agenda no Seridó Read More »

Gilson Dantas participa de reunião com direitoria da Liga e fortalece parceria com o CIS

Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Gilson Dantas, recebeu a diretoria da Liga Contra o Câncer e o senador Styvenson Valentim em Currais Novos. O encontro aconteceu na última quinta-feira (18), na sede da Associação de Municípios do Seridó Oriental e atrairia (AMSO-TR), em Currais Novos.

Na ocasião, o diretor da Liga, Dr. Luciano Luiz da Silva Júnior apresentou o projeto para a conclusão do Centro de Diagnóstico e Ensino da Liga Contra o Câncer em Currais Novos e confirmou o início das obras, beneficiando 435 mil seridoenses.

Antes da conversa com todos os prefeitos do Seridó, Gilson Dantas reafirmou seu desejo de estreitar ainda mais a parceria do Consórcio com a Liga. Participaram da reunião Arthur Vilarim diretor médico; Karol Almeida, gerente comercial; Alysson Fernandes, administrador do HOS; além Juliana Garcia que é secretaria executiva do CIS e Gilson Dantas.

“Ocasião importante. Representando o Consórcio Intermunicipal de Saúde, assim podemos entender melhor como o Centro de Diagnóstico vai beneficiar nossa população. Recurso que vai fazer a diferença pra muita gente”, afirmou Gilson, prefeito de Carnaúba dos Dantas.

Gilson Dantas participa de reunião com direitoria da Liga e fortalece parceria com o CIS Read More »

Governadores definem prioridade para investimentos no Nordeste

Propostas que a governadora Fátima Bezerra levará pra reunião com o presidente Lula incluem recuperação de estradas, recursos hídricos, fortalecimento do turismo, melhoria na Educação e na Saúde

Reunidos em João Pessoa, capital da Paraíba, nesta sexta-feira (20), os nove governadores do Nordeste definiram as principais prioridades dos estados da região que serão apresentadas ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. A decisão foi tomada em reunião do Consórcio Nordeste que consignou como as principais reivindicações na “Carta de João Pessoa”, a conclusão da transposição de águas do São Francisco, obras de infraestrutura rodoviária e ferroviária e medidas para garantir segurança alimentar da população.

Outros pontos acordados são a integração dos sistemas de segurança pública e atenção ao bioma Caatinga, que hoje é considerado pela ciência como de alto potencial farmoquímico.

A governadora Fátima Bezerra disse que as prioridades do RN estão relacionadas a investimentos em segurança hídrica; melhorias em toda a malha rodoviária, com duplicação para BR-304 (Natal-Mossoró, divisa com o Ceará), turismo e construção de um novo hospital de urgência. Fátima enfatizou que “os governadores estão unidos, sob a liderança do presidente Lula, pela reconstrução do País, aprovação da reforma tributária e reestruturação da economia com avanços no pacto federativo”.

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba João Azevêdo disse que as prioridades regionais – e de cada Estado – serão para a reunião do próximo dia 27 com o presidente Lula da Silva. “Isto fortalece as relações republicanas e constrói, de forma conjunta, ações positivas para o desenvolvimento regional”.

O Rio Grande do Norte está finalizando as propostas específicas a ser entregues ao Governo Federal, que incluem investimentos em energias renováveis em terra e no mar, construção do porto-indústria verde para dar suporte à produção do hidrogênio verde, recuperação de estradas, fortalecimento e interiorização do turismo, melhoria na educação e ampliação dos serviços de saúde.

Na Carta de João Pessoa, os governadores reafirmam o compromisso de seguir com a parte do Brasil que cresce unida. “Exatamente por isso, apresentaremos ao Governo Federal um conjunto de projetos de transformação de nossa infraestrutura e das condições de vida de nossa população. Projetos de cada um dos estados nordestinos e, também, projetos integradores e estruturadores de toda a região.” Assim, reforçam os governadores, “como já temos o Pacto Social do Nordeste, vamos fazer um Pacto pela Segurança Pública, integrando as polícias estaduais, suas soluções tecnológicas e gabinetes de inteligência, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os governadores dizem também que o Consórcio Nordeste vai liderar um processo de releitura e reposicionamento da região no Brasil e no mundo. “O Brasil precisa conhecer o Nordeste, assim como o próprio Nordeste deve se reconhecer. Nosso compromisso é trabalhar sinergicamente para que nossa história e nossas experiências sejam valorizadas, nossos problemas sejam visíveis e enfrentados em bloco e de maneira objetiva e, sobretudo, para que nossas melhores experiências possam estar conectadas com as grandes causas de nosso tempo.”

A governadora Fátima Bezerra esteve acompanhada dos secretários de Estado, Virgínia Ferreira (Projetos Especiais), Carlos Eduardo Xavier, (Tributação) e Daniel Cabral (Comunicação Social).

Além de Fátima Bezerra, os estados nordestinos são governados por João Azevêdo (Paraíba), Raquel Lyra (Pernambuco); Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí); e Fábio Mitidieri (Sergipe).

Fotos: Elisa Elsie

Governadores definem prioridade para investimentos no Nordeste Read More »

28ª Fiart começa hoje e tem participação de 140 artesãos selecionados pelo Governo do RN

A Feira Internacional do Artesanato 2023 será realizada até 29 de janeiro no Centro de Convenções de Natal

A 28ª Feira Internacional do Artesanato – Fiart começa hoje a partir das 16h, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, com participação de 140 artesãos individuais, entidades e empreendimentos de economia solidária do artesanato potiguar selecionados pelo Governo do Estado por meio do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte) da SETHAS.

Os selecionados pelo Governo do Estado levam para a Fiart 2023, a riqueza do artesanato potiguar expressa em peças feitas de madeira, ferro, tecidos e fios como bordados e rendas, rendas de bilro e renascença, e tem também costura criativa, pedras ornamentais, macramê, junco, além de barro e areia.

O Rio Grande do Norte é o 7º estado brasileiro com maior número de artesãos. São 10.647 cadastrados no Programa Nacional do Artesanato Brasileiro (PAB).

Os artesãos selecionados por meio de edital do Governo do Estado vão ocupar 57 estandes do Proarte em uma área de 448 metros quadrados, com salões dos mestres e de exposição da Vitrine Fiart e coreto.

Com apoio do Governo do Estado e SETHAS/Proarte, entre 2019 e 2022, os artesãos selecionados por editais comercializaram R$ 1.484.058,01 em feiras nacionais e locais. Em 2021 a Feira foi 100% digital por causa da pandemia.

Com a interiorização das ações do artesanato no RN, promovida pelo Governo do Estado, foi inaugurada a Casa do Artesão do Seridó Raimunda Cícera da Conceição (CARTS), em 25 de março de 2022.

A Casa fica no centro histórico de Caicó e abriga artesãos dos 25 municípios da região Seridó potiguar, um investimento de R$ 793 mil (setecentos e noventa e três mil reais) pelo Projeto Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.

FIART

A Espacial Eventos, coordenadora da Feira, aguarda um público diário de 3 mil pessoas, totalizando 30 mil nos dez dias do evento, que terá atrações diversas como o Festival Fiart Cultural composto por quatro ações:

Ação 1: Mostra de Arte e Cultura: com Mostra de Cordel, Mostra de Bandas, Mostra de João Redondo (Mamulengo), Batalha de Breaking e apresentações de dança e música durante todos os dias da FIART;

Ação 2 – Festival Parafolclórico (Competitivo) que está em sua 21ª edição e Mostra de Grupos Folclóricos em parceria com as Prefeituras;

Ação 3 – Salão “O melhor do artesanato potiguar”;
e Ação 4 – Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.

Governo do Estado na FIART:
Seleção por edital de 140 artesãos:

105 artesãos individuais;
10 associações;
04 empreendimentos da economia solidária;
15 culinaristas;
04 produtores de essências;

Serão 57 estandes do Proarte que vão ocupar uma área de 448 metros quadrados;

SERVIÇO:

28ª edição de 20 a 29 de janeiro de 2023;
Hora: 16h às 22h;
Local: Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira;
Entrada:
R$ 10,00 (dez reais) inteira;
R$ 5,00 (cinco reais) meia.

28ª Fiart começa hoje e tem participação de 140 artesãos selecionados pelo Governo do RN Read More »

Mais de 300 moradores do Vale Dourado e Santarém recebem título de regularização fundiária

O prefeito Álvaro Dias participou nesta quinta-feira (19) da entrega de 328 Títulos de Regularização Fundiária e Registro do Imóvel aos moradores do loteamento Vale Dourado e Santarém. A solenidade foi realizada na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte, e contou com a presença dos secretários, vereadores, autoridades e familiares dos contemplados.

Álvaro Dias afirmou que ações como essa trazem tranquilidade aos moradores. “Quando a gente entrega um título de regularização fundiária, a gente entrega, a cada uma dessas pessoas, um documento que garante a propriedade da casa pelo resto da vida. Seja de pai para filho, para os netos, e gerações que virão, e que vão estar com seu imóvel garantido. Muitas vezes esse título de regularização representa o sonho de anos e anos e que de agora em diante terão a certeza de que são realmente os proprietários do imóvel”, destacou.

O beneficiário Francisco Cavalcanti de Moura, de 90 anos, recebeu das mãos do prefeito Álvaro Dias o documento que garante definitivamente a propriedade do imóvel. “Vou completar 91 anos mês que vem, e presente melhor não poderia ganhar”, contou.

A regularização fundiária urbana se refere a uma série de ações de natureza jurídica, urbanística, ambiental e social com objetivo de regulamentar as moradias a custo zero para a população, e permitir que a região passe a receber investimentos de infraestrutura. 

A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Seharpe), Shirley Cavalcanti, adiantou que esse trabalho vem sendo realizado por toda a cidade, fazendo com que a população tenha a segurança e garantia do seu imóvel, e ainda obter acesso a todos os serviços essenciais que merecem.

O prefeito aproveitou para anunciar que a zona Norte vai ganhar o Complexo Educacional Padre Tiago Theisen, que será a maior e melhor escola de tempo integral da região Nordeste do Brasil. A unidade já está sendo construída e oferecerá salas amplas, bem equipadas, quadras de esportes, piscina e biblioteca. Já os alunos, receberão café da manhã, almoço e jantar. “Essa será a maior obra para a educação já realizada em Natal”, destacou.

Mais de 300 moradores do Vale Dourado e Santarém recebem título de regularização fundiária Read More »

Cosems-RN realiza Oficina de Planejamento Estratégico para 2023

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou, nesta quinta-feira (19), no hotel Holiday Inn, em Natal, a Oficina de Planejamento Estratégico para o ano de 2023. Presentes no encontro: integrantes do Conselho Diretor e técnicos da Instituição.

O encontro teve o objetivo de debater os papéis dos vice-presidentes regionais e dos principais problemas e soluções das regiões de saúde, bem como de apresentar relatório quadrimestral das atividades desenvolvidas pelo projeto Rede Colaborativa do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a secretária municipal de saúde de Serra Negra do Norte e vice-presidente regional do Cosems, na região Seridó, Evaneide Nóbrega, “a reunião de planejamento foi importante porque todos [que integram o Conselho Diretor do Cosems] terão um norte do que realmente será realizado no ano de 2023”.

Para a assessora técnica do Colegiado, Solane Costa, o momento foi importante pois o Conselho de Secretarias pôde ouvir de seus vices regionais os anseios, angústias e proposições de melhorias para os problemas elencados.

Segundo a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, esta Oficina foi realizada pois é de fundamental importância que o Rio Grande do Norte tenha um Sistema Único de Saúde forte e organizado em âmbito estadual. “Apresentaremos os problemas elencados e suas possíveis melhorias aos atores que integram nosso SUS, principalmente ao Governo do Estado, para que, juntos, consigamos minimizar os problemas enfrentados pelo SUS em nosso Estado”.

Cosems-RN realiza Oficina de Planejamento Estratégico para 2023 Read More »