janeiro 2024

Governadora Fátima recebe comitiva chinesa para discutir parcerias na área da agricultura

Encontro discutiu abertura de intercâmbio acadêmico com a Universidade Agrícola da China e investimentos na área de implementos agrícolas

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta terça-feira (30) uma visita de cortesia da comitiva chinesa para discutir possíveis parcerias na modernização da agricultura potiguar. A reunião tratou sobre a abertura de intercâmbio acadêmico com o país asiático e investimentos na indústria de maquinas agrícolas.

Os asiáticos também participam esta semana do evento da Parceria Brasil-China, que acontece até 02 no Rio Grande do Norte, com seminários, cursos e entrega de maquinário para uso de agricultores do município de Apodi.

A comitiva chinesa está no Rio Grande do Norte desde o dia 25. A cooperação Brasil-China, evento fruto de uma parceria do Consórcio Nordeste com a Universidade Agrícola da China, foca em atividades para a mecanização da agricultura — área em que o país asiático possui expertise. O último dia de atividades, em Apodi, terá a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

“A cooperação Brasil-China Nordeste com a Universidade Agrícola da China é um passo significativo para avançarmos em um tema crucial para o Brasil e, especialmente, para o Nordeste Brasileiro: a agricultura familiar. Toda essa agenda está voltada para a mecanização agrícola. A importância desta parceria com o Rio Grande do Norte e o Consórcio Nordeste é inegável”, comemorou a governadora.

Durante o encontro, representantes da Universidade Agrícola da China (CAU) e do Instituto Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB) discutiram a abertura de intercâmbio acadêmico com instituições de ensino do Rio Grande do Norte e do Nordeste.
A professora Yang Minli, da Universidade Agrícola da China, ressaltou a importância da parceria com as instituições de ensino do Nordeste. “Desejamos explorar novas formas de parceria, especialmente no campo tecnológico, permitindo o intercâmbio de ideias e estudantes”, disse.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, destacou que o evento desta semana um “ato histórico” para o fortalecimento da atividade agrícola em pequenas propriedades rurais do Rio Grande do Norte. A Parceria Brasil-China busca aumentar a produção local de milho e arroz em pelo menos 20%. “As máquinas já chegaram para celebrarmos o estreitamento dessa cooperação entre Brasil e China, liderada pelo governo do Estado e pelo Consórcio Nordeste”, disse.

As empresas Zhejiang Sifang Group e Debont Corp fizeram a cessão de máquinas de teste para a fazenda de demonstração, tais como semeadoras de milho, tratores de duas rodas e respectivos implementos de apoio, tratores de esteira e colheitadeiras de arroz.

Durante a reunião, representantes das empresas receberam informações sobre os projetos de incentivos fiscais do Rio Grande do Norte.

A agenda desta terça-feira (30) teve a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, do secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, além de representantes do Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)e de empresários chineses.

Fotos: Carmem Felix

Governadora Fátima recebe comitiva chinesa para discutir parcerias na área da agricultura Read More »

Campanha de doação de sangue para o carnaval começa nesta quinta (1°)

Com o tema “Hemofolia 2024, no batuque do coração faça sua doação”, o Hemonorte lança na próxima quinta-feira (1°) a campanha de doação de sangue para o período carnavalesco no Rio Grande do Norte.

Com estoque de sangue em baixa, o Hemocentro está convocando doadores e a população em geral para abraçar esta causa. No momento a unidade conta com pouco mais de 300 bolsas.

De acordo com o diretor geral do Hemonrte, Rodrigo Villar, “a campanha visa conscientizar as pessoas a doarem sangue antes do carnaval e reforçar o estoque para os dias de folia. A meta é aumentar o estoque em 50% para atender a qualquer eventualidade durante o período”.

Podem doar as pessoas que tem entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

O Hemonorte funciona na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados). Quem estiver no interior do estado pode procurar a unidade de coleta mais próxima. O Hemocentro tem unidades em: Mossoró (R. Projetada, s/n. Bairro Aeroporto – ao lado do Hospital Tarcísio Maia), Caicó (R. Renato Dantas, 455. Centro), Currais Novos (R. Carnaúbas dos Dantas, 150. bairro JK) e Pau dos Ferros (BR 405 – km 03, nº. 19 – bairro Arizona – ao lado do hospital regional).

Campanha de doação de sangue para o carnaval começa nesta quinta (1°) Read More »

Carnaval de Natal já tem Rei e Rainha

Natal já tem Rei e Rainha para o Carnaval 2024. O tradicional concurso para escolher o Reinado de Momo, promovido pela Prefeitura do Natal, lotou o pátio da Capitania das Artes na noite de ontem (24). 

Ao som de Perfume de Gardênia, seis candidatas a Rainha e três ao posto de Rei disputaram os votos e pontuação dos jurados. 

Érica Priscila Costa Alves, com pontuação 19,4, representando a Acadêmicos do Morro, foi a vencedora de 2024. Para o posto de Rei tem o reeleito Allan Rafael Gonzaga (Malandros do Samba), que obteve 19,5 dos jurados e será novamente Rei Momo do Carnaval em Natal.

Além do título, Érica e Allan receberão um cachê de R$ 10 mil cada pelo trabalho desenvolvido durante os dias de folia. A entrega da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval será feita pelo prefeito Álvaro Dias no dia 8 de fevereiro, uma quinta-feira, durante a abertura do Carnaval no Polo Petrópolis.

Foram avaliados pela comissão julgadora os quesitos desenvoltura, empatia com o público, animação e presença de palco.

Carnaval de Natal já tem Rei e Rainha Read More »

Reservas hídricas do RN acumulam 50,74% da sua capacidade total

O Rio Grande do Norte iniciou o ano de 2024 com o melhor volume de água desde 2012

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os mananciais responsáveis pela segurança hídrica das cidades potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (25), indica que o total acumulado nas reservas hídricas superficiais é de 2,215 bilhões de metros cúbicos, percentualmente, 50,74% da capacidade total potiguar, que é de 4,367 bilhões de m³. No mesmo período de 2023, o volume acumulado era de 1,910 bilhão de m³, correspondentes a 44,17% da capacidade total do estado. O RN iniciou o ano de 2024 com o melhor volume de água desde 2012.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1,261 bilhão de m³, equivalentes a 53,17% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. No dia 25 de janeiro de 2023 o manancial estava com 1,224 bilhão de m³, percentualmente, 51,60% da sua capacidade total.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do estado, acumula 349,47 milhões de m³, correspondentes a 58,27% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de m³. No mesmo período de 2023, o reservatório estava com 225,34 milhões de m³, equivalentes a 37,57% da sua capacidade total.

Localizada em Upanema, a barragem Umari acumula 223,80 milhões de m³, percentualmente, 76,43% da sua capacidade total, que é de 292,81 milhões de m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 168,16 milhões de m³, correspondentes a 57,43% da sua capacidade total.

A barragem de Pau dos Ferros acumula 38,35 milhões de m³, equivalentes a 69,92% da sua capacidade total, que é de 54,85 milhões de m³. No final de janeiro de 2023, o manancial estava com 36,75 milhões de m³, correspondentes a 67% da sua capacidade total.

A barragem de Poço Branco acumula 35,61 milhões de m³, percentualmente, 26,18% da sua capacidade total, que é de 136 milhões de m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 31,83 milhões de m³, equivalentes a 23,40% da sua capacidade total.

A barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, acumula 710 mil metros cúbicos, correspondentes a 1,60% da sua capacidade total, que é de 44,42 milhões de m³. No mesmo período de janeiro do ano passado, o manancial estava com 2,11 milhões de m³, percentualmente, 4,75% da sua capacidade total.

O açude Boqueirão de Parelhas acumula 5,35 milhões de m³, correspondentes a 6,31% da sua capacidade total, que é de 84,79 milhões de m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 5,28 milhões de m³, equivalentes a 6,23% da sua capacidade total.

O açude Trairi, localizado em Tangará, acumula 7,76 milhões de m³, equivalentes a 22,03% da sua capacidade total, que é de 35,23 milhões de m³. No mesmo período de 2023, o manancial estava seco.

O Açude Dourado, localizado em Currais Novos, acumula 190 mil m³, percentualmente, 1,84% da sua capacidade total, que é de 10,32 milhões de m³. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 300 mil m³, 3% da sua capacidade total.

Para saber sobre os volumes acumulados de outros mananciais monitorados pelo Igarn, acesse:
https://www.ana.gov.br/sar/nordeste-e-semiarido/rio-grande-do-norte.

Foto:: Giovanni Sérgio/Governo Cidadão

Reservas hídricas do RN acumulam 50,74% da sua capacidade total Read More »

Carnaúba dos Dantas garante apoio no transporte dos estudantes para o IFPB Picuí

O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, começou sua agenda desta quarta-feira (24) recebendo o diretor geral do IFPB Picuí, Hermano Cavalcanti. Na pauta da conversa a confirmação da Prefeitura Municipal em seguir apoiando os estudantes que diariamente precisam seguir para o Instituto Federal. Quem também acompanhou o encontro foi a presidente da Câmara Municipal, Marli de Medeiros.

“Tenho plena convicção que todo esforço que fazemos para incentivar a campo educacional, é válido! Vamos seguir estimulando e torcendo para que mais e mais carnaubenses entrem nas universidades, nos institutos federais, para destacar o nome da nossa cidade através da educação. Contem conosco”, disse o prefeito Gilson.

A gestão tem apoiado os estudantes universitários que precisam deste incentivo. O subsídio para o auxílio transporte abrirá no mês de fevereiro e os estudantes e universitários que estão dentro do perfil e precisam deste apoio, devem procurar a Secretaria Municipal de Educação para mais informações.

Carnaúba dos Dantas garante apoio no transporte dos estudantes para o IFPB Picuí Read More »

Senadora Zenaide visita FIART e elogia 29ª edição que segue até domingo em Natal

A senadora Zenaide Maia esteve visitando, nesta quarta-feira (24), a 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART.

A parlamentar fez questão de visitar todos os estandes, conversar com os artesãos e conferir a diversidade de tipologias produzidas em argila, palha, madeira, cipó, fibras, entre outros, além de adquirir peças do artesanato e da gastronomia local.
Para a senadora, a FIART é muito importante para o artesão e fomentar a economia local. “Uma importância fundamental, porque o artesanato faz parte da cultura da gente.

A feira conta com a participação da maioria dos municípios do Rio Grande do Norte, além de estados brasileiros e outros países. Esse evento, além de mostrar a riqueza do artesanato, movimenta a economia”, declarou Zenaide.

A Fiart está em sua 29ª edição, e segue até o dia 28 de janeiro, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal. São diversos estandes, com artesanato, culinária, cerveja artesanal, cachaçaria, shows e apresentações culturais. Este ano, a inovação está nos 12 salões de exposição, com participação de países como: Senegal, Equador, Peru, Quênia, Colômbia e Turquia”.

Senadora Zenaide visita FIART e elogia 29ª edição que segue até domingo em Natal Read More »

Nesta terça personagem da atriz Quitéria Kelly terá primeira participação em Renascer da Rede Globo

Quitéria Kelly faz a personagem Nena, esposa do coronel Belarmino (Antonio Calloni)
O remake da novela ‘Renascer’ estreou nessa segunda-feira (22), na TV Globo.

A obra de Benedito Ruy Barbosa, que fez sucesso em 1993, volta renovada através do olhar de Bruno Luperi – seu neto -, que assina a releitura com direção artística de Gustavo Fernández. A atriz potiguar Quitéria Kelly fará a personagem Nena, esposa do coronel Belarmino (Antonio Calloni), e terá sua estreia na novela a partir do segundo capítulo, nesta terça-feira (23).
‘Renascer’ conta a saga de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), um homem obstinado e destemido, que carrega consigo a coragem e a vontade de se tornar alguém na vida. A personagem da atriz Quitéria Kelly, formada em Artes Cênicas pela UFRN e fundadora do Grupo Carmin, será Nena, uma mulher forte, mãe, nordestina, com atitudes para educar seus filhos e com seu jeito de ser. “Na primeira versão da novela Renascer, a personagem era de uma mulher mais recatada, mas que na releitura, na adaptação que o autor Bruno Luperi fez agora para a Nena, ela se coloca mais, se posiciona mais”, adianta Quitéria.

A escalada de Quitéria Kelly nas atuações na Rede Globo teve início na primeira supersérie da emissora: Onde Nascem os Fortes, dirigida por José Villamarim e Walter Carvalho, em 2018. No mesmo ano, atuou na Malhação – Toda Forma de Amar, dirigida por Adriano Melo e Carlos Araújo e com autoria de Emanuel Jacobina.

Em 2020, participou da novela Amor de Mãe, com direção de José Villamarim e em 2021 fez participação na novela ‘Um lugar ao sol’, de Lícia Manzo. Em 2022, Quitéria foi convidada para fazer a preparação de elenco para a Rede Globo no projeto Potencializa, onde conduziu a preparação de 12 atores para a emissora, além de atuar em Mar do Sertão. Em 2023, foi convidada para atuar em “Renascer”, quando começou as gravações e inicia 2024 em mais uma atuação na telinha da Globo.

Nesta terça personagem da atriz Quitéria Kelly terá primeira participação em Renascer da Rede Globo Read More »

Bruno Câmara é empossado Corregedor Geral da DPERN para o biênio 2024/2026

Solenidade aconteceu no hotel Holiday Inn e contou com a presença de autoridades

Tomou posse, nesta quarta-feira (17), no cargo de Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, o Defensor Público Bruno Câmara. Ele assume o lugar anteriormente ocupado pelo também Defensor Público Bruno Henrique Branco.

Em seu discurso de despedida, Bruno Branco parabenizou o novo Corregedor e reforçou a importância do trabalho exercido pela Defensoria. “Hoje, muito mais do que uma despedida, deve ser um momento de comemoração, pois temos aqui a renovação de um espírito que une a todos de que a Defensoria Pública necessita ser cada vez melhor para as pessoas que tanto precisam do nosso trabalho e dos nossos serviços”, disse.

Bruno Câmara, recém-empossado, garantiu fortalecer o atendimento de qualidade realizado pela DPERN. “O papel da Corregedoria é buscar os assistidos, ouvir seus anseios, procurar alternativas para as situações que eles estão vivenciando e auxiliar os colegas no enfrentamento dessas demandas. Agora, investido no cargo de corregedor, tentarei aprimorar os serviços prestados à população, sem descurar do cuidado e do zelo”.

Em último momento, o Defensor Público Geral Clístenes Gadelha elogiou o trabalho desenvolvido pelo Defensor Público Bruno Henrique, desejando sucesso ao novo ocupante do cargo. “Sei que todo e qualquer desafio gera dúvidas e medo, mas tenho a certeza que Vossa Excelência desempenhará com maestria esse papel, como bem executa os outros papéis de sua vida. Tenho certeza que a Corregedoria vai estar em boas mãos e que os nossos assistidos(as), defensores(as), servidores(as) e colaboradores(as) vão poder se orgulhar de quem está a ocupar o cargo”, ressaltou.

Também estiveram presentes o Subdefensor Público Geral, Marcus Alves, o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do RN (ADPERN), Rochester Araújo, os membros do Conselho Superior Cláudia Queiroz, Igor Araújo, Pedro Amorim e Rodrigo Lira, os defensores públicos Paula Braz, Renata Maia, Fabíola Maia, Anna Karina Oliveira, Joana D’arc Carvalho, Erika Souza, Odyle Gomes, José Wilde Júnior e Leandro Dias, além de familiares do novo Corregedor e servidores da DPERN.

Bruno Câmara é empossado Corregedor Geral da DPERN para o biênio 2024/2026 Read More »

Presidente sanciona lei que prevê bolsa de permanência para alunos do ensino médio

A medida pretende democratizar o acesso dos jovens ao ensino médio e reduzir taxas de evasão escolar

Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, 16 de janeiro, o Projeto de Lei nº 54, de 2021. A medida estabelece um incentivo financeiro para estudantes do ensino médio público, na forma de uma espécie de poupança. 

O objetivo é enfrentar um dos maiores desafios atuais da educação: a permanência de jovens de baixa renda no ensino médio. A redução da evasão escolar e o incentivo à conclusão dessa etapa são considerados fatores centrais para garantir o acesso dos jovens a melhores condições de formação profissional e emprego.

A intenção do governo é trabalhar a adesão de todos os estados em janeiro, identificar o número de alunos matriculados elegíveis, garantir a emissão de CPF de quem porventura não tenha e iniciar os pagamentos via Caixa Econômica Federal ainda em 2024. 

“A gente tem uma série de atores envolvidos: a Caixa, as redes estaduais. Então, a gente já está trabalhando para que até o fim de março a gente já possa fazer o primeiro pagamento”, afirmou o ministro Camilo Santana (Educação), presente ao evento de sanção no Palácio do Planalto.

COMO FUNCIONA – O aluno vai receber um repasse mensal do dinheiro para ajuda no dia a dia e manutenção dele no ambiente escolar. Caso seja aprovado no fim do ano, recebe um recurso que será depositado e só poderá ser sacado ao fim dos três anos. A média mínima de frequência exigida é de 80% das aulas. 

“Na realidade, toda uma poupança, uma parte vai ser recebida mensalmente pelo aluno, mas vai ter uma parte que vai ficar rendendo, só vai poder sacar no fim do terceiro ano. Além disso, haverá um valor a mais para quem fizer a prova do Enem”, explicou Santana. “Os recursos são para ajudar a manutenção, ou seja, o objetivo é garantir que o jovem não abandone. Muitas vezes ele abandona porque precisa trabalhar. Então ele vai ter um dinheirinho ali para determinadas ações que possa fazer durante o mês. E vai receber o valor que ficará depositado, rendendo na conta dele, para quando ele terminar o ensino médio, poder montar um negócio ou ir para a universidade”, completou. O valor efetivo do repasse será anunciado no lançamento oficial do programa. 

FUNDO – A gestão conta com um fundo específico gerenciado pela Caixa. “Hoje temos depositados no fundo R$ 6,1 bilhões para garantir o início já em 2024. É algo que vai atender milhões de estudantes do ensino médio, que é o período que mais tem evasão e abandono na educação básica. Essa política casa com a estratégia que o Governo tem tratado, que é olhar para a educação básica. Dentro da estratégia da alfabetização das crianças na idade certa, da Escola em Tempo Integral, da conectividade”, afirmou Santana.

EXPERIÊNCIAS – Segundo o ministro, para criar o projeto, o Governo Federal se dedicou a conhecer experiências que já existem no Brasil em alguns estados, como Alagoas, Piauí e Bahia. “O Governo Federal está criando uma política mais robusta, mais ousada, que vai permitir apoiar esses jovens, que é um conjunto de ações”, afirmou. Entre elas, ele cita estruturas melhores, com o PAC Educação, maior número de matrículas no ensino integral, para que o jovem possa extrapolar as disciplinas curriculares e praticar esporte, fazer teatro, música e informática, além da garantia da permanência. 

Pelo texto, são beneficiados estudantes de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas, em todas as modalidades, e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) cuja renda per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218. Para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudantes elegíveis estão na faixa entre 19 e 24 anos. “A educação pública avança quando o governo acredita em educação e a incentiva”, afirmou o presidente Lula por meio de seu perfil na rede social X.

O evento de sanção também contou com as presenças do vice-presidente, Geraldo Alckmin, dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além de deputados e senadores.

Foto: Ricardo Stuckert

Presidente sanciona lei que prevê bolsa de permanência para alunos do ensino médio Read More »

Sem alteração de trajeto, acesso ao viaduto da Urbana será modificado a partir da próxima segunda-feira 15

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 15, haverá uma modificação no acesso ao viaduto da Urbana no sentido Zona Norte/Nevaldo Rocha.

Motoristas provenientes da Avenida Felizardo Moura e da Rua Jandira deverão subir o viaduto da Urbana pela contramão, acessando a Avenida Nevaldo Rocha até a altura da passarela das Quintas, onde retornará a faixa de sentido normal.

Essa medida é necessária para realizar o recapeamento asfáltico no outro lado do viaduto. A Secretaria Municipal de Mobilidade destaca que o acesso à Zona Norte permanece pela Rua dos Pegas, Rua São Geraldo, e retorna à Rua Doutor Mário Negócio, acessando a Avenida Felizardo Moura.

Essa é mais uma etapa das obras de reestruturação da avenida Felizardo Moura, após a conclusão dessa etapa deverá ser liberado o fluxo normal dos veículos pelo viaduto da Urbana. Agentes de Mobilidade da STTU estarão presentes no local para fornecer suporte na operação de trânsito.

Sem alteração de trajeto, acesso ao viaduto da Urbana será modificado a partir da próxima segunda-feira 15 Read More »