Lançamento de livro e palestra sobre Juvenal Antunes amanhã (23) no Instituto Histórico

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte sediará amanhã, 23 de novembro, o lançamento do livro “Juvenal Antunes de Oliveira: o resgate”, do escritor Armando Holanda. Na ocasião, o autor do livro ministrará uma palestra sobre o poeta cearamirinense Juvenal Antunes.

Juvenal Antunes de Oliveira (1883-1941) foi um poeta potiguar nascido em Ceará-Mirim. Um dos nomes mais importantes da literatura do estado, é autor dos livros “Cismas” (1909), “Acreanas” (1922) e “Poesia circular” (1996). A obra “Acreanas” foi lançada em Rio Branco, capital do estado do Acre, onde viveu parte de sua vida, assumiu cargos públicos e participou da fundação da Academia Acreana de Letras.

Obra biográfica, documental e poética sobre Juvenal Antunes é lançada amanhã (23) no IHGRN. (Imagem: Maria Simões)

Segundo Nouraide Queiroz, presidente da Comissão de Eventos do IHGRN, “esse resgate propicia-nos a (re)ativação de sentidos da celebração da vida do norte-rio-grandense, apresentada documentalmente desde o seu nascimento, mostrando-nos sua certidão de batismo, suas conquistas escolares e acadêmicas, suas bodas, enfim, sua trajetória que culmina no registro do seu óbito e na incógnita sobre a localização do seu jazigo.”

O evento tem início às 17h no Salão Nobre do IHGRN com capacidade de 50 pessoas.

Sobre o autor

Armando Roberto Holanda Leite é um escritor, advogado e pesquisador. Atuou como Procurador da República, Procurador Regional Eleitoral, Consultor-Geral do Estado do Rio Grande do Norte e presidente do Conselho Seccional da OAB no Rio Grande do Norte. Sócio do IHGRN desde 2014, também é membro da Academia Norte-Riograndense de Letras e da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte.

Serviço

Palestra e lançamento do livro “Juvenal Antunes de Oliveira: o resgate”

Local: Salão Nobre do IHGRN – Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN

Data: 23 de novembro de 2022

Horário: 17h

Entrada gratuita

O Instituto – 120 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *