Solenidade, no Centro de Convenções de Natal, contou com a presença da governadora Fátima Bezerra
Oficialmente instituída em 27 de junho de 1834, ainda durante o período imperial no Brasil, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte comemora 190 anos de serviços prestados na garantia da segurança da população Norte Rio-grandense. A solenidade comemorativa contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, e aconteceu nesta quinta-feira (27), no Centro de Convenções, em Natal, iniciando com as 190 vozes do coral de alunos soldados cantando o hino da corporação.
Durante o evento também foram entregues medalhas de mérito e houve o lançamento do Selo Oficial da Polícia Militar em parceria com o Correios. O selo, conmemorativo aos 190 anos, estampará as correspondências levadas pelo Brasil e pelo mundo a partir dessa quinta (27). Trazendo a imagem da logomarca composta pelo brasão da instituição, a bandeira do Rio Grande do Norte e o número 190 – que além da data alusiva nos remete ao número para chamadas de emergência, os 1.212 selos produzidos serão utilizados nas comunicações oficiais da PM-RN, divulgando este importante dia.
Para celebrar a dedicação, a atuação destacada e os serviços prestados dos membros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e de personalidades que contribuíram significativamente para a segurança pública do estado, foram entregues 148 Medalhas do Mérito Bento Manoel e 181 Medalhas do Mérito Luiz Gonzaga, sendo esta última a maior honraria da PM-RN, destinada a reconhecer aqueles que demonstraram notável comprometimento e ações de relevância em prol da segurança e bem-estar da comunidade.
“Ser policial militar é ter vocação e amar aquilo a que estamos destinados a fazer”, fala o Cel. Alarico Azevedo, afirmando ser uma honra estar como comandante da PM-RN nesta data comemorativa.
A governadora destacou os recentes dados do IPEA, através do Atlas da Violência, quando foi divulgado que o Rio Grande do Norte hoje está como o segundo estado que mais reduziu o índice de crimes violentos no Brasil. “Em 2017, a taxa de homicídios versus habitantes chegou a 65%. Mesmo tendo baixado, ainda é uma taxa que queremos reduzir ainda mais. Porém, que o avanço que conseguimos não é por acaso – é trabalho, gestão e investimento”, declara.
Fátima Bezerra salientou os concursos na área de segurança realizados durante sua gestão, além dos investimentos em melhores condições de trabalho, em equipamentos e em infraestrutura. “Nesse período, somente na Polícia Militar foram realizados cinco concursos”, afirma, destacando o concurso no qual nomeou os oficiais da área da saúde. “Em cinco anos, nomeamos mais de três mil policiais militares. No campo dos direitos, conseguimos fazer uma recomposição salarial que garantiu um reajuste em média de 33%. A promoção, que é um direito que não era respeitado, está sendo realizada, com a promoção de mais de 14 mil PMs”, declara.
Aproveitando a oportunidade de confraternização, a governadora fez importantes anúncios: “encaminhamos duas mensagens à Assembleia Legislativa tratando do processo de seleção de ingresso nos quadros auxiliares de oficiais e sobre a disposição de promoção dos oficiais da Polícia Militar. E também sobre a reestruturação da carreira dos militares estaduais, reduzindo o tempo de promoção de soldado para cabo de sete para quatro anos, que é uma reivindicação das associações militares”, comemora. “Quero também anunciar que nos próximos dias estarei enviando à Assembleia Legislativa os projetos de lei que tratam da recomposição salarial dos servidores da segurança pública”, finaliza.
Presente nos 167 municípios do estado, com quase dois séculos de existência, a “Gloriosa”, como é adjetivada, foi devidamente homenageada pelo compromisso diário no cumprimento do dever, mesmo com risco à própria vida, e enaltecida pelo papel fundamental no processo democrático.
Entre os homenageados com a Medalha do Mérito Luiz Gonzaga estavam o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier e Rebecka de França, coordenadora da Coordenadoria de Diversidade Sexual.
Participaram da solenidade: Dr. Marcus Vinicius, subdefensor Público Geral do Estado; subtenente Eliabe; vice-presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e dos Bombeiros; dr. Herlanio Cruz, delegado geral adjunto da Polícia Civil; Inspetor Péricles Venâncio, superintendente da Polícia Rodoviária Federal; coronel Erland Mota, assessor institucional da 7ª Brigada; coronel Ivanildo César; Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco; coronel Cristiano, coronel do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno; coronel Monteiro, comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar; coronel Alarico, comandante-Geral da Polícia Militar; Coronel Araújo, secretário de Estado de Segurança e delegado Osmir Monte, secretário Adjunto da Sesed.
Também estiveramn presentes: o secretário Carlos Eduardo Xavier, Secretário de Fazenda do RN e também homenageado; Olga Aguiar, Secretária Estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Marcos Brandão, Diretor geral do ITEP e Pedro Lopes, Secretário de Estado da Administração.
Fotos: Raiane Miranda e Sandro Menezes